Saúde

Dente cariado – Principais sintomas e tratamentos para remoção

O dente cariado pode causar dores na boca, além de oferecer riscos de inflamações nos dentes e na gengiva, se não tratado.

Por P.H Mota

O dente cariado é marcado pela presença de cáries. Elas são um tipo de bactéria que perfuram os dentes, provocando desconforto e dor, além de representarem risco de infecções.

Para eliminar as cáries, é preciso fazer um tipo de restauração, com um dentista. Além de remover as cáries, o profissional também deve tratar os tecidos infectados, como a gengiva, por exemplo.

No entanto, casos em que as cáries cheguem até a polpa do dente, um tratamento de canal pode ser necessário.

Tipos de cáries

Dente cariado - principais sintomas e tratamentos para remoção
Beduka

As cáries podem ser classificadas em três tipos principais:

Coronárias: essas são as cáries localizadas entre os dentes e na região de mastigação, sendo comuns nos dentes posteriores de crianças.

Radiculares: o envelhecimento provoca a diminuição natural da gengiva e, portanto, o surgimento das cáries mais próximas às raízes do dentes de adultos.

Recorrentes: as cáries recorrentes são as que voltam a surgir pelo acúmulo de placas, mesmo em casos em que já houve algum tipo de restauração ou obturação

Sintomas de dente cariado

Dente cariado - principais sintomas e tratamentos para remoção
dhealth

Dor de dente: as cáries podem atingir regiões próximas aos nervos do dente, ou seja, provocam dores com seu aparecimento. Dependendo da concentração, os níveis de dor podem ser leves, moderados ou intensos.

Sensibilidade: assim como provoca dor, a incidência de cáries também deixa os dentes mais sensíveis. Esses sintomas podem ser percebidos em vários momentos, como no consumo de alimentos quentes ou frios, ou mesmo com o toque no dente cariado, por exemplo.

Incômodo na mastigação: o aumento de sensibilidade também pode gerar outros efeitos, como dores durante a mastigação.

Mau hálito: as cáries fazem com que os alimentos fiquem acumulados com facilidade nas lesões e, por isso, ajudam a provocar mau hálito.

Manchas nos dentes: existem vários motivos que podem provocar o aparecimento de manchas nos dentes, sendo a presença de dentes cariados um deles.

Inchaço das gengivas: o não tratamento das cáries faz com que a infecção chegue até a polpa do dente, atingindo a raiz e contaminando as gengivas.

Tratamento

Dente cariado - principais sintomas e tratamentos para remoção
Malan Family Dentistry

Quando o dente cariado não é tratado, a infecção pode atingir outros dentes e até mesmo ser transmitida para outras pessoas. Além disso, a proliferação de bactérias favorece o surgimento de outros problemas de saúde bucal, podendo levar à perda dos dentes.

A remoção de cáries é feita com a utilização de cureta ou motorzinho, dependendo do tipo da infecção. Logo após a remoção, pode ser necessário fazer a aplicação de resina para preencher a região removida. Apesar disso, o material é praticamente imperceptível na textura do dente.

Dependendo do tipo de tratamento, ele pode durar algumas horas e precisar de anestesia local. No entanto, quando ele é feito com o uso de gel Papacárie, pode ser feito com mais simplicidade, sem gerar desconfortos.

Caso o dente cariado esteja com lesões muito profundas, chegando até a polpa, pode ser necessário fazer um tratamento de canal. Nesse caso, o dente perde toda a sua terminação nervosa e, portanto, perde a capacidade de sentir dores ou incômodo vindo da infecção.

Fontes: Tua Saúde, Sorrisologia, Odonto Clinic

Imagens: dhealth, Malan Family Dentistry, healthline, Beduka

Próxima página »

Escolhidas para você