Primeiramente, a Dermatose é um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes. Além disso os sintomas são formação de bolhas, coceira, inflamações e escamação da pele.
Para diagnosticar e tratar as dermatoses é necessário o dermatologista. Além disso normalmente não é necessário realizar exames específicos e o tratamento geralmente inclui o uso de medicamentos orais ou em forma de pomada.
Por fim, para diminuir a ocorrência das crises deve-se identificar e evitar os agentes que causam irritação. Também é importante hidratar a pele com frequência, evitar transpiração excessiva, tomar banho com água morna, reduzir situações de estresse, usar luvas de algodão para trabalhos domésticos e evitar vestir roupas de tecidos sintéticos.
5 tipos mais comuns de Dermatose
Dermatose papulosa nigra
Esse tipo tem como principal característica o aparecimento de pequenas pintinhas de cor marrom escuro ou pretas. Elas ocorrem principalmente no rosto e no pescoço sem causar dor ou outro sintoma. Apesar de ser mais frequente em pessoas negras, pode surgir em qualquer pessoa.
Elas podem ser tratadas com tratamentos estéticos como a cauterização química, criocirurgia com nitrogênio líquido ou eletrocoagulação.
Dermatose ocupacional
Esse tipo é causada direta ou indiretamente por tudo aquilo que seja utilizado na atividade profissional ou exista no ambiente de trabalho. Ela pode ser causadas por calor, frio, radiação, vibração, laser, micro-ondas ou eletricidade, por exemplo.
Além disso, alguns exemplos de dermatoses ocupacionais são queimaduras na pele, alergias, feridas, úlceras, fenômeno de Raynaud e dermatite causada pelo contato com o cimento, por exemplo.
O tratamento depende do tipo de lesões que surgem mas deve ser indicado pelo dermatologista e pode incluir adequação do material necessário para proteção do trabalhador. Em alguns casos até mesmo o afastamento do posto de trabalho.
Dermatose cinzenta
A dermatose cinzenta tem causa desconhecida. Ela é caracterizada pelo surgimento de lesões que aparecem na pele, de cor acinzentada com borda avermelhada e fina, às vezes, discretamente elevada. As lesões surgem de forma súbita, por surtos, sem sintomas prévios e algumas vezes acompanhadas por coceiras. Ainda não existe uma cura eficaz.
Dermatose bolhosa
Nesse tipo formam-se bolhas superficiais na pele que se rompem com facilidade, ficando a região como uma escama fina e formando-se uma crosta. O tratamento é feito com remédios como a prednisona mas também pode ser necessário tomar imunossupressores, como a azatioprina e a ciclofosfamida.
Dermatose palmoplantar juvenil
Esse tipo normalmente aparece nas plantas dos pés, especialmente nos calcanhares e nos dedões dos dedos dos pés. É caracterizado por vermelhidão, excesso de produção de queratina e pele rachada com um aspecto brilhante.
Os sintomas pioram no inverno, podendo as rachaduras profundas causar dores e sangrar de vez em quando. A principal causa é o uso de sapatos e meias úmidas ou excesso de contato com água.
O tratamento pode ocorrer com pomada com corticoide como Cetocord e Betnovate, além de uma loção hidratante para manter a pele devidamente hidratada.
Dermatite X Dermatose
A dermatite e a dermatose são alterações na pele. A principal diferença entre elas é que a dermatite ocorre quando há sinais de inflamação na pele, enquanto que na dermatose não estão presentes os sinais inflamatórios.
Alguns exemplos de dermatose são Psoríase, Eczema, Acne e Urticária. Alguns exemplos de dermatite são as dermatites de contato que alterações que surgem da pele devido ao contato com substâncias que podem causar alergia como níquel, plástico e substâncias químicas presente em alguns produtos de limpeza.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar desse: O que é vitiligo? Entenda a doença e como ela surge
Fonte: Tua Saúde
Imagens: TriCurioso Vida e Ação Automação de Eventos
5 comentários em “Dermatose – o que é, principais tipos, sintomas, características e Dermatite”