O verão é uma das estações mais amadas do ano, pois proporciona momentos maravilhosos. Além disso, também é o período que mais ocorre aglomeração de pessoas, principalmente em praias, rios e piscinas. Consequentemente, essa aglomeração promove o aumento do que conhecemos como doenças de verão.
Isso acontece por que esses ambientes promovem o contato direto de várias pessoas, constituindo um espaço de proliferação das doenças. Além disso, esses ambientes estão cheios de barracas de comida, que podem aumentar a probabilidade de ocorrer uma contaminação alimentar.
Ou seja, é preciso tomar muito cuidado para não ficar doente no verão, alias, tudo o que você quer nesse período é aproveitar e relaxar.
Quais são as doenças de verão mais comuns?
O verão nunca vem só com alegrias, pois já está claro que existem algumas doenças que adoram esse período do ano. Mas quais são as doenças de verão mais comuns? Nós te contamos, veja:
Conjuntivite
Basicamente, a conjuntivite é uma inflamação ou infecção da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior. Além disso, para saber mais sobre a doença é só clicar no link a seguir: Conjuntivite.
Dengue, Chikungunya e Zica
A Dengue, Zika vírus e chikungunya são transmitidas pelo mesmo mosquito. Apesar disso, elas causam sintomas e complicações diferentes. Quer entender as diferenças e peculiaridades de cada uma? Clique no link a seguir: Dengue, Chikungunya e Zika.
Dermatoses
Primeiramente existem vários tipos diferentes de dermatoses. Trata-se de um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral são formação de bolhas, coceira, inflamações e escamação da pele. Quer saber mais sobre ela? Só entrar no link a seguir: Dermatoses diversas.
Desidratação
A desidratação nada mais é do que a falta de liquido no corpo, levando a falta de funcionamento normal do mesmo. Além disso, para saber mais é só clicar no link a seguir: Desidratação.
Insolação
A insolação é o mau funcionamento do organismo devido a alta exposição ao calor ou/e ao sol. Para saber mais sobre a doença clique no link a seguir: Insolação.
Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é o resultado de uma reação à comida ou à água contaminadas durante o preparo, manipulação ou armazenamento dos alimentos. Os contaminadores mais comuns são as bactérias. Veja mais sobre a doença no link a seguir: Intoxicação alimentar.
Micoses
As micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Quer saber mais sobre o problema? Clique no link a seguir: Micoses.
Otite (infecção do ouvido)
A otite é uma infecção de ouvido típica, o ouvido médio (atrás do tímpano) se torna inflamado e enche-se de líquido. Isso é denominado otite média.
Agora que você já sabe quais são as doenças mais comuns no verão, confira ainda o que fazer para se prevenir contra elas.
Confira 9 coisas que você pode fazer para se prevenir contra as doenças do verão
1 – Lavar as mãos
Primeiramente, crie o hábito de lavar as mãos com frequência. Nada de lava-la só com água, pois use sabão e esfregue-a bem. Além disso, sempre que puder use álcool em gel para higienizar as mãos. Isso por que as mãos são a porta de entrada para vírus e bactérias, e a higienização vai eliminar esses vilões da saúde.
2 – Alimentos na geladeira
Alimentos à base de leite e seus derivados, maioneses e qualquer alimento que requeira armazenamento em ambiente refrigerado não deve ser mantido muito tempo fora da refrigeração. Deixa-lo fora da refrigeração será uma porta de entrada para tudo aquilo que pode fazer mal para a sua saúde.
3 – Hidratação
Manter-se hidratado irá protege-lo tanto da desidratação quanto de outros problemas, uma vez que vai deixar seu organismo forte. Ou seja, não deixe de beber água em hipótese alguma.
4 – Lave-se
Sempre que entrar na piscina, mar ou rio, nunca se esquece que logo depois que sair precisa lavar-se. Assim que chegar em casa tome um banho bem tomado e tire todas as impurezas do corpo que consegui naquele lugar.
5 – Protetor solar
Essa dica é bastante óbvia e não deveria nem ser preciso lembrarmos dela. Ainda assim, não podemos deixar de dizer que é necessário usar protetor solar. A aplicação do protetor solar deve ocorrer cerca de 30 minutos antes de se entrar na água, devendo ser reaplicado a cada duas horas e após os mergulhos.
6 – Horários quentes
Primeiramente a radiação solar é mais perigosa entre 10 e 15 horas. Consequentemente, evite ir à praia nesses horários. Opte pela manhã, entre 7 e 9 horas, ou pelo final da tarde, entre 16 e 18 horas.
7 – Desinfecção de frutas e verduras
Talvez você não faça isso, então adote o hábito de deixar frutas e verduras de molho, durante 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio (2%) em água. Use 5 (cinco) gotas para cada litro de água. Assim você higieniza seus alimentos e evita doenças como a intoxicação alimentar.
8 – Evite alimentos de ambulantes
Quando você come alimentos de ambulantes, certamente você não sabe como eles foram feitos, como são expostos no ambiente e como são armazenados. Consequentemente, existe uma grande chance de você pegar uma infecção alimentar. Por isso evite comer alimentos de ambulantes.
9 – Elimine qualquer recipiente que possa conter água
Finalmente, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika não procura água para colocar seus ovos, mas qualquer local que possa conter água. Por isso, evite a qualquer custo água parada.
Você gostou dessa matéria? Então também vai gostar dessa: Horário de verão pode realmente causar infarto?
Fonte: Drogaria Liviero
Imagens: Sorocaba Nices SMT Quartz Quality Sou Fitness Fatos Desconhecidos Notícias ao Minuto Zoom Viagem e Turismo UOL Montar um Negócio Condomínio SC Que Saúde Info Escola Guia da Farmácia Vuelo Opas Destak Dica Vida Alunos Online
2 comentários em “Doenças do verão – Quais as mais comuns e como preveni-las?”