Curiosidades

Desenhos de Terror – 12 séries animadas de causar arrepios na espinha

Sejam obras com leves pitadas de susto para crianças ou voltadas para adultos, os desenhos de terror são capazes de arrepiar várias gerações.

Por P.H Mota

-

Desenhos animados e terror podem parecer estar em lados completamente opostos do entretenimento. Mas a verdade é que a junção dos dois, em desenhos de terror é algo bem interessante e, também, antigo. Inclusive, animações com monstros são produzidas para agradar as crianças existem há décadas. Mas, desenhos para adultos também adoram focar no gênero.

Por causa do fascínio que o gênero gera em adultos em crianças, ele nunca foi deixado de lado. Em alguns casos, pode ser atenuado para não assustar crianças, é verdade. Entretanto, não são raros os casos em que o terror é exagerado, e as crianças devem passar longa dessas animações.

Assim, seja com histórias divertidas com toques de horror ou obras completamente assustadores, aqui estão alguns desenhos de terror imperdíveis.

12 desenhos de terror para todos os públicos

As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy

Lançado em 2001 pelo Cartoon Network, As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy equilibrava doses de humor e terror. Isso porque, além de Billy e Mandy, o desenho contava com o Ceifador Puro Osso. Ainda que o nome tenha sido suavizado, o personagem nada mais é do que a Morte. Além disso, como ele atua como escravo dos garotos. Frequentemente, Puro Osso precisava utilizar áreas como o Inferno ou enfrentar monstros clássicos, assim como Lobisomem e Drácula.

Castlevania

Certamente Castlevania é um dos desenhos de terror mais populares do momento. Além de ser um clássico dos games, o desenho tem conquistado públicos de várias idades na Netflix. Com estreia em 2017, ele é inspirado na série de jogos da Konami. Na história, Drácula busca vingança após a morte de sua esposa, acusada de bruxaria. Portanto, conta com um exército de demônios que buscam dominar a nação. Por outro lado, o caçador de monstros Trevor Belmont busca aliados para combater as ameaças.

Os Caça-Fantasmas

O desenho d’Os Caça-Fantasmas foi produzido pela ABC, inspirado pelo sucesso do filme. A história, inclusive, se passa logo após os eventos contados no longa. Assim como nas telas, os personagens tinham missões sobrenaturais e precisavam lidar com ameaças paranormais, como fantasmas. A partir da quarta temporada, entretanto, ele ganhou uma nova cara e deu mais destaque para Geleia. O famoso fantasma verde do primeiro passou a fazer parte do grupo, então, e se uniu aos Caça-Fantasmas.

Contos da Cripta

Contos da Cripta marcou a história do terror como um seriado de TV. Por causa disso, acabou ganhando uma adaptação animada. Durante três temporadas, o desenho seguia o mesmo padrão da série original. Ou seja, apresentava curtas histórias de terror que ensinavam alguma lição para os espectadores. Além disso, a versão animada ajudou a enriquecer o universo da série, inserindo rivais para o apresentador dos contos, na forma de novos personagens assustadores.

Parasyte

Um dos desenhos de terror mais popular entre animes, Parasyte mostra séries alienígenas que começam a tomar o controle de humanos. Assim, o resultado são seres com desejo de homicídio típicos de um filme B de horror. O que torna a animação incrível é o rico desenvolvimento dos personagens, especialmente o protagonista Shinichi.

Aos poucos, o jovem se distancia de sua forma humana em uma trama que tem humor, drama e, claro, muito terror. Originalmente, a história foi baseada em um mangá publicado de 1990, com o mesmo nome.

Múmias Vivas!

Imagine um grupo de super-heróis. Agora imagine que cada um deles está morto há mais de 3 mil anos. A premissa de Múmias Vivas! é exatamente o que o nome sugere. O grupo de monstros discutia como era ter características assustadoras, além de lembrar de suas formas antes da morte. Ao mesmo tempo, eles precisam enfrentar desafios variados e contam, inclusive com um mascote peculiar: um gato morto.

Beetlejuice

Bettlejuice é mais um dos desenhos de terror que surgiu uma história original para os cinemas. A animação segue o personagem título e sua amiga Lydia, enquanto eles exploram mundos fantásticos. Assim como no filme, Beetlejuice (ou Besouro Suco) está sempre tentando pregar peças e causar horror nas pessoas ao redor. Sendo assim, aposta em truques e criaturas sobrenaturais, além de ter ações como sentar sobre bebês.

Spawn

Uma das séries de horror mais populares de todos os tempos certamente é Spawn. Famoso por ser um dos primeiros heróis com ascendência africana em filmes, TV e quadrinhos, Spawn conta a história de um ex-militar e assassino que é traído e acaba morto. Assim, jura vingança, ao mesmo tempo que faz um pacto demoníaco para tentar se reunir com sua esposa. Sendo assim, a premissa da série já indica o teor do horror que permeia a trama.

Tokyo Ghoul

Mais uma das obras marcantes entre animes que apostam no terror. Tokyo Ghoul se passa numa sociedade ameaçada pelos ghouls, criaturas que se parecem com humanos, mas se alimentam deles. A história começa quando o protagonista Ken Kaneki passa por uma experiência violenta que o transforma no primeiro meio-humano, meio-ghoul. Assim, conectado aos dois mundos, ele passa por várias situações de violência, ao mesmo tempo que aprende sobre a sociedade misteriosa e entende como é ser um monstro.

Coragem, o Cão Covarde

https://www.youtube.com/watch?v=B0ECT_Ht_4A

A maior produção de terror do Cartoon Network provavelmente é Coragem, o Cão Covarde. Produzido em 1996, o desenho durou quatro temporadas e seguia o cão em cenários de terror e ficção-científica. Além do cachorro, o espectador acompanha seus donos, o casal de velhinhos Muriel e Eustáquio. Dessa maneira, Coragem é responsável por proteger os dois de ameaças monstruosas  e sobrenaturais.

Devilman: Crybaby

Devilman começa assustando o espectador não só pelo terror na história. Isso porque o mundo repleto de demônios tem ambientes tensos e chocantes. Além disso, a história não fica atrás. Focada no conflito entre humanos e demônios, a trama conta com um protagonista que acaba se transformando no Devilman, um homem com poderes demoníacos.

Scooby-Doo! Mistério, S/A.

Scooby-Doo teve sua primeira animação em original em 1969. Desde então, passou por várias versões, sendo a melhor delas Scooby-Doo! Mistério, S/A., de 2010. A história volta para o início da atividade de Scooby e seus amigos, enquanto eles ainda são jovens investigadores em começo de carreira na sua cidade natal.

Além de fazer referências a momentos da franquia, não fica atrás no terror. Já que se inspira em clássicos, a série faz diversas homenagens a filmes de terror como A Hora do Pesadelo, Jogos Mortais, à série Twin Peaks e ao universo de H.P. Lovecraft.

Fontes: Screen Rant, Ranker

Imagem de destaque: Nerdist

Próxima página »

Escolhidas para você