Curiosidades

K-Pop – o que é e 10 músicas de músicas de maior sucesso

O K-Pop é um estilo musical que vem da Coreia do Sul, chegando ao Brasil. Confira os melhores sons do gênero para você ouvir e conhecer

O K-Pop é um fenômeno musical que atinge o mundo inteiro hoje em dia, e provavelmente você já ouviu falar. Inicialmente o nome é uma abreviação de korean pop, que significa música popular coreana. Além disso, esse é um gênero musical da Coreia do Sul, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais.

Ela abrange estilos e gêneros incorporados do ocidente como pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk, country. Além disso, suas raízes são tradicionais da própria música coreana.

Primeiramente o gênero surgiu com Seo Taiji and Boys. Esse foi um dos primeiros grupos de K-pop, formado em 1992. O grupo remodelou a cena musical da Coreia do Sul. Consequentemente, a integração de elementos musicais estrangeiros, usado inicialmente por essa banda, tornou-se uma prática comum aos artistas de K-pop da atualidade.

Inicialmente o K-pop ganhou popularidade no Leste da Ásia, no final da década de 1990. Ele entrou no mercado de música japonês na virada do século XXI. No final dos anos 2000, cresceu de um gênero musical comum entre adolescentes e jovens adultos pertencentes ao Oriente e Sudeste da Ásia.

Continua após a publicidade

Atualmente, com a internet, existe uma disseminação global do K-pop e do entretenimento coreano. Acima de tudo, esse movimento é conhecido como a Onda Coreana. Consequentemente, você já deve ter escutado uma música ou outra. Será que você conhece as principais? O Segredos do Mundo te mostra.

Confira 10 músicas de K-Pop que você precisa escutar agora mesmo

Girls’ Generation – Gee

Continua após a publicidade

Primeiramente o Girls’ Generation é considerado um dos grupos femininos mais bem sucedidos da Coreia do Sul. Além disso ele possui diversas músicas de grande sucesso. Foi com que “Gee” que as meninas conquistaram o estrelato. Lançada em 2009, a canção foi a mais vendida daquele ano no país, também sendo a música mais popular dos anos 2000 na Coreia do Sul.

SHINee – Lucifer

Continua após a publicidade

“Lucifer” é uma das músicas mais famosas do SHINee. Além de conquistar o topo das paradas sul-coreanas, ela também acumulou mais de 374 mil downloads em sua primeira semana. Além disso em 2018, a música também foi tocada em um dos episódios da série norte-americana Lucifer, do canal FOX.

2NE1 – I Am The Best

Primeiramente, a música foi lançada em 2011, tornando-se um dos maiores sucessos do grupo feminino 2NE1. Misturando Hip Hop com eletrônica, a canção venceu o prêmio de música do ano do Mnet Asian Music Awards (MAMA). Além disso, no YouTube, o clipe da canção já chega a mais de 233 milhões de visualizações.

Big Bang – Fantastic Baby

Continua após a publicidade

Maior sucesso do grupo masculino Big Bang, “Fantastic Baby” foi lançada em 2012. Ela tomou conta das paradas musicais sul-coreanas. Além disso ela foi bem recebida pela crítica e definida pela colunista Tamar Herman, da Billboard, como como a primeira do gênero a conseguir “atravessar as fronteiras internacionais”. A música também chegou a ser tocada no episódio de número 74 do seriado musical estadunidense “Glee”.

Blackpink – DU-DU DDU-DU

Lançada em junho de 2018, essa música ficou em primeiro lugar nas paradas musicais sul-coreanas minutos após sua estreia. Além disso, a música estreou na Billboard Hot 100 em 55º lugar como single mais bem sucedido de um grupo feminino de K-Pop. Para completar, no YouTube o videoclipe oficial já  alcançou mais de 828 milhões de visualizações.

BTS – DNA

Continua após a publicidade

Esse sucesso mundial foi lançado em 2017. A canção foi a primeira música de K-Pop a aparecer na lista “Global Top 50”, do Spotify. Além disso ela também foi a única de um grupo do gênero a entrar na lista das “100 Melhores Músicas de Boyband de Todos os Tempos”.

TWICE – TT

Primeiramente, “TT” foi uma das músicas mais tocadas de K-Pop em 2016, seu ano de lançamento. Além disso, ela ficou em primeiro lugar nas paradas sul-coreanas por quatro semanas consecutivas. Na Billboard, a música chegou a ficar em 2º lugar do “World Digital Songs”.

Super Junior – Sorry Sorry

Continua após a publicidade

“Sorry Sorry”, foi lançada em março de 2009, ficou no topo das paradas musicais do país. Seu álbum de estúdio foi o primeiro de um grupo de K-Pop a estrear no top 10 da parada musical japonesa Oricon. Além disso, o disco foi o mais vendido do gênero em países da Ásia como Taiwan, Tailândia, China e Filipinas.

SUNMI – Gashina

Primeiro single de Sunmi após o fim de seu antigo grupo “Wonder Girls”, “Gashina”, foi lançado em agosto de 2017. Ele foi responsável por consolidar de vez a carreira da cantora como artista solo. Além disso, a música fez tanto sucesso que ficou no topo das paradas digitais coreanas e acumulou mais de um milhão em vendas digitais.

Wonder Girls – Nobody

Continua após a publicidade

A música, lançada em 2008, foi um grande sucesso na Coreia do Sul, China e Estados Unidos. O Wonder Girls foi o primeiro grupo de K-Pop a entrar na Billboard Hot 100. Nos Estados Unidos, elas acumularam mais de 120 mil cópias vendidas, entre vendas físicas e digitais. Além disso, no seu país de origem, a música atingiu mais de 4,6 milhões de downloads e ficou no primeiro lugar de todas as paradas.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Adeus à Kim Jong-hyun: 30 fatos sobre a vida do astro k-pop

Fonte: O Povo Wikipédia

Imagem: Volts

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você