Curiosidades

Dia da Gratidão – Origem, porque é comemorado e sua importância

Dia 6 de Janeiro é comemorado o Dia da Gratidão, onde as pessoas podem parar um pouco e refletir sobre o que tem a agradecer em suas vidas.

O Dia da Gratidão é comemorado anualmente, no Brasil, no dia 6 de Janeiro. Entretanto, também existe o dia Mundial da Gratidão, que é comemorado no dia 21 de Setembro.

Essa data representa uma ótima oportunidade de reconhecer e agradecer tudo a sua volta. Logo, agradecer faz bem ao próximo e a si mesmo, te torna uma pessoa mais contente com a vida e mais motivada.

Ademais, é muito importante ser grato pelos seus amigos, pela sua família e suas conquistas. Então, aproveite a data para agradecer, mande mensagens ou encontre com aqueles que são importantes para você.

Qual é o Dia da Gratidão?

Imagem: Diário Itaporã

O Dia da Gratidão é comemorado no Brasil no dia 6 de Janeiro. Entretanto, existe a comemoração mundial, que ocorre no dia 21 de Setembro. Porém, ambas possuem o mesmo intuito, que é praticar a gratidão pelas suas conquistas, amigos e familiares.

Continua após a publicidade

Origem do Dia da Gratidão

Imagem: Márcia Luz

A data do Dia da Gratidão teve origem no dia 21 de Setembro de 1965. Como resultado de um encontro internacional no Havaí. Em suma, esse evento reuniu pessoas que estavam motivadas a reservar um dia do ano para agradecer.

No Canadá e nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é quando eles demonstram a gratidão, com grandes comemorações. Entretanto, é comemorada na última quinta-feira de Novembro. Apenas no Brasil que é comemorado no dia 6 de Janeiro, que coincide com o Dia de Reis. Onde os católicos, principalmente, veneram aos Reis Magos.

Relações do dia 21 de setembro

Imagem: Rádio Caçula

O Dia da Gratidão acontece no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial da Paz e o Dia da Árvore. Logo, se pode interpretar que ambas possuem relações entre si. Pois, a paz e a gratidão dependem uma da outra, quando se sente grato, uma paz toma conta da sua alma.

Ademais, as árvores representam generosidade e abundância, onde aproveitamos de seus frutos, sua sombra, sua madeira. Além disso, a árvore ainda é abrigo para os animais. Então, assim como as árvores, a gratidão também é generosa e abundante, espalhando sempre a paz.

Continua após a publicidade

Qual é o objetivo do Dia da Gratidão?

Imagem: Márcia Travessoni

Nessa data em especial, é essencial expressar gratidão por tudo o que você é, e que conquistou. Ademais, é interessante até agradecer pelos obstáculos que surgiram, pois tudo serve de lição para o futuro, e que nos fazem fortalecer. Logo, o objetivo do Dia da Gratidão é ser grato, praticar a gratidão. Por outro lado, agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta uma atitude positiva com relação à vida.

Os benefícios da gratidão segundo estudos

Imagem: Nova Maturidade

A neurociência afirma que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão. Em suma, quando uma pessoa prática atos de gratidão, ela ativa o sistema de recompensa do cérebro, o que gera uma sensação de bem-estar. Ademais, quando isso acontece, o organismo libera o hormônio dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, que causa a felicidade.

Como substituir pensamentos ruins por positivos

Imagem: Psicólogo e Terapia

Pensamentos que te levam a crer que você não é capaz, que não consegue, ou que não merece, são bastante prejudiciais para as pessoas. Portanto, é essencial que todos aprendam a questionar a respeito desse tipo de pensamento.

Logo, é importante evitar pensar negativo, e sempre rebater os pensamentos ruins com bons pensamentos. Por exemplo, com aqueles que te levam a crer que você consegue, que é capaz e que merece muito. Além disso, pense em todas as suas grandes e pequenas conquistas até o momento, e seja grato por elas.

Continua após a publicidade

Mensagens para o Dia da Gratidão

Imagem: Personare
  • Gratidão por nada ser em vão. Um passo de cada vez e a vida se torna evolução.
  • Agradecer é a arte de atrair coisas boas.
  • A vida não é só sobre querer mais, é também olhar para o que tem e agradecer.
  • Agradecer é reconhecer que a vida é um presente. E para hoje temos: Ser grato sempre pelo que já temos, enquanto vamos atrás dos nossos sonhos.

Em suma, o Dia da Gratidão tem como objetivo dar uma oportunidade para que as pessoas possam tirar um dia simplesmente para agradecer por tudo em sua vida.

Então, o que você tem para agradecer no Dia da Gratidão? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Por que o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro?

Fontes: SBIE, Calendarr, Folha Vitória, ITU

Imagens: Floricultura Oficina da Terra, Diário Itaporã, Márcia Luz, Rádio Caçula, Márcia Travessoni, Nova Maturidade, Psicólogo e Terapia, Personare

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você