Você já parou para se perguntar por que os dias da semana tem os nomes que tem? E por que sábado e domingo não tem o final “feira”? De modo geral, os nomes que usamos foram criados em homenagem aos planetas e aos deuses da mitologia greco-romana.
Primeiramente, os dias da semana foram nomeados para homenagear os astros do sistema solar. Por isso no espanhol, até hoje o jeito de falar os dias da semana se assemelha aos nomes dos plantas. Por exemplo, terça-feira, em espanhol se diz martes, em referência a Marte.
Ademais, é possível perceber a influência dos astros também no inglês. Isso porque, levando em conta a ordem das descobertas astronômicas e o sol como centro do universo, chega-se à seguinte ordem: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.
Dessa maneira, contando a partir de saturno, o primeiro dia da semana seria uma homenagem ao Sol, Sunday. Além disso, o último dia da semana seria “o dia da lua”, Monday. Mesmo com essa teoria, os demais dias na língua inglesa não seguem esse padrão.
Contudo, nos países de língua portuguesa, como havia forte influência da Igreja Católica, a influência dos astros e da mitologia não foi bem aceita. São Martinho de Braga dizia que os dias que Deus criou não poderiam ter nomes pagãos. Por isso, a Igreja trocou os termos por números.
Por que os dias da semana tem “feira”?
Primeiramente, a mudança dos nomes astrológicos para os numéricos aconteceu ainda em 536. Por isso, a Igreja Católica instituiu que durante a semana santa, os dias seriam referidos como “feria”, um termo usado para dias de descanso.
Contudo, o termo acabou se popularizando e passou a ser usado para todos os dias, não somente durante a semana santa. Desse modo, “feria” acabou derivando para feira, e foi acrescentado ao final dos dias em contagem numérica.
Além disso, o fato da semana ter sete dias também tem relação com a Igreja Católica. Os romanos, por exemplo, seguiam um calendário que possuía uma semana com oito dias.
E o sábado e o domingo?
Já o sábado e o domingo tem nomes originados na Idade Média e na cultura judaica. Primeiramente, o termo domingo surgiu do latim “dies Dominica”, que significa o dia do Senhor. Isso porque, neste dia Deus teria descansado depois de criar o mundo e, assim. também seria um dia de descanso.
Contudo, o sábado se origina da cultura judaica, uma vez que vem do termo “shabbatt”, que significa o último dia da semana.
Quer mais curiosidades? Então leia também essa matéria: Número de ouro – O que é, representação e contribuição
Fonte: Uol, Nova Escola, Universidade das crianças, Estudo Prático
Imagens: Reconta Aí, Aula Espanhola, FreePik