Curiosidades

Número de ouro – O que é, representação e contribuição

Considerado como uma oferta de Deus ao mundo. o famoso número de ouro representa a verdadeira perfeição e está presente em toda a natureza.

Quem já ouviu fala do número de ouro? Pois bem; considerado uma oferta e Deus ao mundo, o número de ouro é basicamente um número irracional que representa a “perfeição” da natureza. Bem como misterioso e está presente em todas as coisas que consideramos belas, na forma de uma razão.

Ele é representado pela letra grega Phi e sua razão é obtida pela proporção:

 = 1.61803399…

A sua história não é exata. Porém ele é estudado desde a antiguidade, de forma que muitas construções gregas já apresentavam este número como base. Por exemplo, no Egito as pirâmides de Gizé foram levantadas de acordo com esta proporção áurea. Desta forma a altura de um face e metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro.

Centenas de anos depois, o retângulo que contem a fachada do Partenon Grego também foi construído sobre a razão do número de ouro. Assim como na escola pitagórica eles representaram este número através do pentagrama, que possuí a proporção áurea em todos os seus segmentos.

Número de ouro - a representação matemática da perfeição
Pártenon Grego – Portal Furnari

A sua representação, o Phi (FI) foi designado devido a letra inicial do nome de Fídias. Ele foi o escultor e arquiteto responsável pela construção do Pártenon Grego, em Atenas. Por este motivo alguns estudiosos até acreditavam que tal número carregava alguma mensagem de Deus.

Continua após a publicidade

Mas o que exatamente é o número de ouro?

Número de ouro - a representação matemática da perfeição
Info Escola

O número de ouro é um número irracional e assim pode ser obtido a partir de qualquer segmento de reta . Ele é considerado uma proporção divina, assim como está presente diferentes elementos da natureza. Inclusive no ser humano, basta dividirmos a altura de uma pessoa pela medida do seu umbigo até o chão.

Assim, se desenharmos um retângulo, cujo lado possuem uma razão entre si igual ao número de ouro ele poderá ser dividido em um quadrado bem como outro retângulo. Consequentemente tal retângulo também terá uma razão perfeita do número de ouro e assim poderá originar outro quadrado e outro retângulo. Este processo se repetirá de forma constante.

Representações e contribuições

Contribuições de Leonardo Fibonacci

Número de ouro - a representação matemática da perfeição
Planeta Biologia

No final da Idade Média existiam 2 escolas matemáticas, a da igreja e universitária e a escola do comércio e dos mercadores. Leonardo Fibonacci pertencia a escola do comércio e contribui para o número de ouro com seu livro Liber Acaci. No livro ele estudou o crescimento de uma população de coelhos.

Assim ele se questionou quantos coelhos existiriam ao final de um ano se ele possuísse apenas um casal no início do ano. Então ao observar o seu experimento ele percebeu que a partir do terceiro mês a quantidade de coelhos do mês seguinte seria a soma dos dois anteriores.

A partir disso Fibonacci ficou muito intrigado e assim começou a estudar esta razão sequencial. Foi então que ele descobriu que está sequência estava presente em vários elementos da natureza. Por exemplo, nas pétalas de rosas, caules e conchas em espiral bem com em um molusco marinho.

Leonardo Da Vinci

Número de ouro - a representação matemática da perfeição
Mediun

Leonardo Da Vinci além de ser um grande pintor ele também era um grande conhecedor da matemática. Por conta disso ele alcançou a perfeição em suas obras utilizando o número de ouro e assim fazendo uma representação perfeita de beleza. A exemplo temos a Mona Lisa, um dos quadros mais famosos do mundo.

Continua após a publicidade

Outro grande exemplo é o homem vitruviano, em forma de estrela de cinco pontas. Tal obra foi baseada nos pentágonos, estrelado e regulares inscritas em uma circunferência. Portanto ela é considerada a representação ideal de beleza, harmonia e perfeição das proporções do corpo humano.

E você, já tinha ouvido falar do número de ouro?

E se gostou do nosso post confira também: O que é a proporção áurea, conhecido como o número de Deus?

Fontes: Educ e Escola Kids

Imagem destacada: Matemática aplicada e multimídia

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você