Curiosidades

Dias da semana – Origem dos nomes, história e curiosidades

Os dias da semana possuem nome baseados em deuses mitológicos e astros. Mas, foi a Igreja Católica que influenciou o modo como falamos hoje.

Você já parou para se perguntar por que os dias da semana tem os nomes que tem? E por que sábado e domingo não tem o final “feira”? De modo geral, os nomes que usamos foram criados em homenagem aos planetas e aos deuses da mitologia greco-romana.

Primeiramente, os dias da semana foram nomeados para homenagear os astros do sistema solar. Por isso no espanhol, até hoje o jeito de falar os dias da semana se assemelha aos nomes dos plantas. Por exemplo, terça-feira, em espanhol se diz martes, em referência a Marte.

Ademais, é possível perceber a influência dos astros também no inglês. Isso porque, levando em conta a ordem das descobertas astronômicas e o sol como centro do universo, chega-se à seguinte ordem: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.

Dessa maneira, contando a partir de saturno, o primeiro dia da semana seria uma homenagem ao Sol, Sunday. Além disso, o último dia da semana seria “o dia da lua”, Monday. Mesmo com essa teoria, os demais dias na língua inglesa não seguem esse padrão.

Continua após a publicidade

Contudo, nos países de língua portuguesa, como havia forte influência da Igreja Católica, a influência dos astros e da mitologia não foi bem aceita. São Martinho de Braga dizia que os dias que Deus criou não poderiam ter nomes pagãos. Por isso, a Igreja trocou os termos por números.

Por que os dias da semana tem “feira”?

Fonte: Aula Espanhola

Primeiramente, a mudança dos nomes astrológicos para os numéricos aconteceu ainda em 536. Por isso, a Igreja Católica instituiu que durante a semana santa, os dias seriam referidos como “feria”, um termo usado para dias de descanso.

Contudo, o termo acabou se popularizando e passou a ser usado para todos os dias, não somente durante a semana santa. Desse modo, “feria” acabou derivando para feira, e foi acrescentado ao final dos dias em contagem numérica.

Além disso, o fato da semana ter sete dias também tem relação com a Igreja Católica. Os romanos, por exemplo, seguiam um calendário que possuía uma semana com oito dias.

Continua após a publicidade

E o sábado e o domingo?

Fonte: FreePik

Já o sábado e o domingo tem nomes originados na Idade Média e na cultura judaica. Primeiramente, o termo domingo surgiu do latim “dies Dominica”, que significa o dia do Senhor. Isso porque, neste dia Deus teria descansado depois de criar o mundo e, assim. também seria um dia de descanso.

Contudo, o sábado se origina da cultura judaica, uma vez que vem do termo “shabbatt”, que significa o último dia da semana.

Quer mais curiosidades? Então leia também essa matéria: Número de ouro – O que é, representação e contribuição

Fonte: Uol, Nova Escola, Universidade das crianças, Estudo Prático

Continua após a publicidade

Imagens: Reconta Aí, Aula Espanhola, FreePik

Próxima página »

Escolhidas para você