Curiosidades

Qual é a diferença entre waffle e wafer? Como identificar?

A diferença entre waffle e wafer está presente tanto na receita, quando na composição, ingredientes e técnica de preparo desses doces famosos.

Talvez você não saiba, a diferença entre waffle e wafer vai além da escrita. Nesse sentido, ambos são especialidades de doces populares no mundo inteiro. Porém, é comum uma confusão pela similaridade das palavras, mas há diferença ainda na produção e também na pronúncia em inglês.

Sendo assim, o waffle surge por meio de uma massa originalmente belga, feita com farinha e ovos. Ademais, é semelhante à massa e panquecas, mas passa por uma prensa de ferro que a deixa com a textura quadriculada. No geral, encontra-se principalmente nos cafés da manhã dos Estados Unidos, com cobertura de manteiga, mel, caramelo ou xaropes de fruta.

Por outro lado, o wafer consiste em um tipo de biscoito doce, bem fino e liso. Sobretudo, utiliza-se desse produto para decorar sorvetes. Curiosamente, há uma semelhança com a hóstia, contudo, no Brasil costuma-se comer o produto industrializado, envolto em pacotes coloridos e com sabores artificiais.

Geralmente, ambos tomam formatos diversos, a depender de como o preparo acontece. Entretanto, o wafer é visto mais vezes com várias camadas, contendo ainda recheios de chocolate ou morango. Mais ainda, tende a ser um biscoito recheado popular nas lancheiras de crianças, e ainda acompanha bebidas quentes.

Continua após a publicidade

Diferença entre waffle e wafer: qual é e como identificar?

Qual é a diferença entre waffle e wafer?

A princípio, precisa-se pensar na diferença entre as palavras, para além da composição. Desse modo, ambos são substantivos com origem na língua inglesa, mas possuem pronúncias diferentes. Em primeiro lugar, lê-se o waffle como uófal, enquanto o wafer tem sua leitura como ueifer.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, a pronúncia de wafer no Brasil tenta imitar a pronúncia inglesa, mas a terminação em /-er/ corresponde ao visto em outras palavras, como singer ou primer. Ademais, outra diferença que cabe ter destaque refere-se ao tamanho, porque apesar de terem formas diversas, é mais comum que o waffle seja maior que o wafer.

Mais ainda, há também a diferença dos ingredientes na receita. Em resumo, o waffle parte de uma tradição belga que se assemelha com a tradicional panqueca. Portanto há farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, amido de milho e outros derivados na composição.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o wafer tende a ser um alimento industrializado, de modo que contenha outros químicos. Como exemplo, pode-se citar corantes, estabilizantes e conservantes. Contudo, tem como base a gordura vegetal aromatizante, lecitina de soja e farinha de trigo.

Por fim, costuma-se encontrar wafer principalmente doce, com recheios de chocolate e morango. Porém, pode-se fazer waffle de todos os sabores, também com recheios diversos.

Diferença entre waffle e wafer: qual é e como identificar?

Técnica de preparo

Antes de mais nada, e como citado anteriormente, os wafers encontrados em mercados são alimentos ultraprocessados. Ou seja, são produtos que passam por alto nível de industrialização, com a adição de vários ingredientes. Como exemplo, pode-se citar sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja e afins.

Continua após a publicidade

Desse modo, tem praticidade no preparo e consumo, além do baixo preço. Porém, esse processamento industrial faz com que percam a cor, formato e sabor original, de modo que os ingredientes adicionados compensem. Apesar disso, são prejudiciais à saúde porque são artificiais e possuem muitas substâncias químicas.

Sobretudo, um estudo realizado pela Universidade de Paris comprovou que o consumo de alimentos ultraprocessados aumenta em 10% as doenças cardiovasculares, coronarianas e cerebrovasculares. Entretanto, também aumentam o risco de cânceres, como mostrou a pesquisa divulgada pela USP.

Por exemplo, alimentos como salgadinhos, bolachas recheadas, biscoitos, salsichas e afins entram nessa categoria alimentar. Sendo assim, quando se trata da diferença entre waffle e wafers, o preparo entra como decisório no momento de escolher qual desses consumir.

Porque o waffle é feito de forma orgânica, ainda que com ingredientes calóricos como farinha de trigo e amigo, tende a ser mais saudável. Geralmente, é possível encontrar receitas com substitutos menos calóricos, e até mesmo versões fit para quem faz dieta.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu a diferença entre waffle e wafers? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você