Curiosidades

Doença da arranhadura do gato – Causas, sintomas e tratamento

Também conhecida como febre da arranhadura do gato, a doença bacteriana é transmitida por felinos infectados por meio de mordidas e arranhões

A doença ou febre da arranhadura do gato é uma infecção pela bactéria Bartonella que se acredita ser transmitida por arranhões, picadas de gato ou picadas de pulgas. Para esclarecer, cerca de 40% dos felinos domésticos carregam a Bartonella Henselae na boca ou nas garras. Eles contraem a bactéria coçando ou mordendo pulgas infectadas. Além disso, eles podem ser infectados ao brigar com outros gatos doentes.

A maioria dos gatos infectados não apresenta sintomas ou seja, grande parte dos felinos não apresentam sinais da doença. Contudo, em casos graves, eles podem ter dificuldade para respirar ou desenvolver infecções na boca, bem como olhos ou trato urinário.

Desse modo, se um gato com Bartonella Henselae morder ou arranhar com força suficiente para romper a pele, a bactéria pode entrar no corpo através do ferimento. Todavia, a doença também pode ser transmitida pelo contato com a saliva do gato em uma ferida ou superfícies mucosas, como as do nariz, boca e olhos.

Sintomas da doença da arranhadura do gato

Fonte: Pinterest

Uma pessoa que teve contato com um felino doméstico infectado pode apresentar sintomas comuns, como por exemplo:

Continua após a publicidade
  • Saliência ou bolha no local da lesão
  • Fadiga
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão perto do local do arranhão ou mordida
  • Desconforto ou mal estar
  • Perda de apetite
  • Dor de garganta
  • Perda de peso

Diagnóstico da doença causada por arranhões de gato

Fonte: Pinterest

Ao identificar sintomas da doença da arranhadura do gato, procure uma unidade de saúde imediatamente. Desse forma, o médico examinará a mordida ou arranhão e irá avaliar os sintomas informados. Por conseguinte, ele verificará se há inchaço ou sensibilidade nos nódulos linfáticos. Além disso, ele poderá solicitar exames de sangue e outros testes de laboratório.

Tratamento

Fonte: Pinterest

Geralmente, a doença da arranhadura do gato não é grave. Por este motivo, em alguns casos, o tratamento apenas com antibióticos pode ser bastante eficaz. Todavia, aplicar compressas quentes na área afetada também pode ajudar a amenizar a dor. Em pessoas com HIV / AIDS e outras pessoas com sistema imunológico enfraquecido, a doença da arranhadura do gato é mais séria. Como resultado, o tratamento com antibióticos é recomendado. Em casos raros, a infecção pode chegar aos seus ossos, fígado, ou outros órgãos, o que requer um tratamento mais intensivo.

Continua após a publicidade

Como prevenir a febre da arranhadura do gato?

Doença da arranhadura do gato: causas, sintomas e tratamento
Fonte: Pinterest
  • Em primeiro lugar, lave bem as mãos com água e sabão depois de brincar com seu gato. Lave especialmente as mordidas ou arranhões;
  • Em segundo lugar, brinque de forma tranquila com os gatos para evitar mordidas e arranhões;
  • Não deixe um gato lamber sua pele, olhos, boca ou lamber feridas ou arranhões em seu corpo;
  • Use medidas de controle de pulgas para diminuir o risco de seu gato desenvolver a doença;
  • Por fim, não brinque com felinos desconhecidos e selvagens.

Então? Quer saber mais sobre o assunto? Leia no próximo artigo: Mordida de gato – Prevenção, tratamento e riscos de infecção

Fontes: Msd Manuals, Funed MG, MD Saúde

Continua após a publicidade

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você