Curiosidades

Dor de barriga – Definição, alimentação e principais causas

A dor de barriga pode se manifestar como sintoma de problemas variados no corpo humano, desde cases até úlceras graves ou câncer.

Por P.H Mota

A dor de barriga é um sintoma extremamente comum, que pode indicar diferentes problemas de saúde. Eles podem ser sinais de condições simples, como acúmulo de gases ou prisão de ventre, mas também podem indicar algo mais grave.

Em casos de má digestão, contaminações de vírus, ou bactérias pouco agressivas, por exemplo, o repouso e equilíbrio na alimentação podem ajudar a solucionar a condição. Ainda que o problema possa causar diarreia, costuma desaparecer rapidamente, sem deixar muitos problemas.

Entretanto, existem situações em que ela pode durar por mais tempo. Assim, quando é muito intensa ou não desaparece após cerca de dois dias, pode precisar de mais atenção. Nesses casos, o mais indicado é procurar um médico especialista para descobrir o motivo do sintoma.

Sobretudo, é importante lembrar que a área externa que chamamos de barriga guarda vários órgãos. Além do estômago, encontramos intestino, fígado, pâncreas e até mesmo órgãos como rins e, no caso de mulheres, útero e ovário. Assim, alguns sintomas ligados a essas partes também podem acabar sendo percebidos como dor de barriga.

Alimentação

Dor de barriga - principais causas para a condição
medicentres

Naturalmente, a alimentação está diretamente ligada aos problemas e soluções da dor de barriga. Dessa maneira, ficar de olho ao cardápio pode ajudar, evitando as dores.

Quando a dor tem a ver com problemas no estômago, por exemplo, o ideal é fugir de alimentos que estimulem a produção de ácidos. A lista inclui bebidas como café, leite e bebidas alcoólicas, assim como tomate, carnes e gorduras.

Por outro lado, em casos de intoxicação alimentar acompanhada de diarreia, a opção pode ser apostar em alimentos que ajudem na recuperação. Para isso, o segredo está em alimentos ricos em amido, assim como batata, arroz branco e pão branco. Em situações de prisão de ventre, a ajuda pode estar na água e alimentos ricos em fibras.

Principais causas para a dor de barriga

Má digestão

Dor de barriga - principais causas para a condição
inlife

A má digestão pode ocorrer a partir de alguns fatores, como misturar alimentos ou ingerir muito açúcar ou proteína. O problema costuma ser acompanhado de outros como azia, arrotos e estômago cheio, mas tem soluções. Primeiramente, o cuidado com a alimentação é imprescindível. Dessa maneira, o paciente pode apostar em chás digestivos ou sal de frutas, por exemplo.

Excesso de gases

Dor de barriga - principais causas para a condição
Harvard Health Publishing

O acúmulo de gás na barriga pode causar muito desconforto e surge a partir de uma série de problemas. Prisão de ventre, intestino irritável e intolerância à lactose, por exemplo, colaboram com o produção de gases. Por outro lado, eles também podem surgir sem a existência desses problemas, com o consumo de alimentos como ovo, feijão, leite e bebidas gaseificadas.

Refluxo

Dor de barriga - principais causas para a condição
Guia da Farmácia

Quando o ácido estomacal alcança o esôfago, provoca irritações e inflamações. Assim, a dor de barriga acontece junto com queimação, arrotos e até mau hálito. Uma das soluções para o fim do problema pode ser a alteração da dieta. Além disso, é bom evitar deitar depois das refeições e, talvez até mudar a inclinação da cama. Em casos mais graves, um médico gastroenterologista pode sugerir remédios.

Vermes

Dor de barriga - principais causas para a condição
ABC News

A dor de barriga provocada pela presença de vermes é algo raro, pois só acontece quando eles estão em estágio avançado de desenvolvimento. Eles podem levar sintomas como diarreia e coceiras no ânus, bem como alteração de apetite e mudança de peso. Dessa maneira, a melhor indicação é procurar um médico para descobrir o melhor remédio.

Intestino irritável

Dor de barriga - principais causas para a condição
Ativo Saúde

A inflamação do revestimento no intestino pode ser gerada por estresse, sensibilidade a alimentos ou outras causas. Quando provoca muita dor de barriga, então, é preciso consultar um gastroenterologista para o diagnóstico preciso.

Gastrite ou úlcera gástrica

Dor de barriga - principais causas para a condição
Blog do Nove

A inflamação do estômago pode gerar gastrite ou úlcera, provocando dores intensas. Além da dor, pode haver enjoo e até mesmo vômitos. A fim de reduzir as dores, é preciso fazer adaptações na alimentação, mas não só isso. Como a inflamação pode evoluir para algo mais grave, é fundamental ouvir uma opinião médica para completar o tratamento.

Câncer

Dor de barriga - principais causas para a condição
Brisbane Specialist Surgery

Dor de barriga por si só não costuma ser sinal de câncer. Quando a saúde está nesse nível, a condição também inclui sangue nas fezes, fezes escuras e cansaço frequente, dentre outros. Apenas um médico especializado poderá dar o diagnóstico correto e indicar o tratamento durante esses casos.

Intolerância à lactose ou glúten

Dor de barriga - principais causas para a condição
ABM Saúde

Quando o organismo não processa corretamente substâncias como lactose e glúten, pode causar inflamações gastrointestinais. A dor de barriga é acompanhada de inchaço, diarreia e gases. O diagnóstico deve ser confirmado com um especialista. Assim, confirmada a intolerância, os alimentos deverão ser evitados.

Vesícula e pâncreas

Dor de barriga - principais causas para a condição
Drauzio Varella

Problemas em partes como vesícula e pedras também podem causar dores de barriga. Caso haja pedra ou inflamações, é preciso buscar tratamento rapidamente para poder eliminar as dores.

Útero e ovários

Dor de barriga - principais causas para a condição
Camaçari

Além dos problemas no sistema digestivo, complicações e inflamações no útero e ovários podem causar dores na barriga. São acompanhadas de cólicas e, dependendo da gravidade, sangramento. Exames com ginecologistas podem ajudar a detectar as condições e encaminhar os tratamentos corretos.

Excesso de estresse

Dor de barriga - principais causas para a condição
Intensive Med

Problemas como depressão e cansaço emocional podem gerar efeitos no sistema gastrointestinal. Nesses casos, se tentativas de relaxamento ou massagens na área não aliviaram a dor, é preciso procurar um médico ou até mesmo um especialista de saúde mental.

Coronavírus

Dor de barriga - principais causas para a condição
Brasil de Fato

Pesquisadores ligados ao coronavírus sugerem que alguns pacientes apresentam dor de barriga, além dos sintomas mais comuns. Médicos de Hubei, na China, analisaram 204 pacientes contaminados e perceberam que quase metade deles buscou atendimento listando problemas gastrointestinais. Apesar disso, esses sintomas são considerados menores do que os ligados à respiração, ou seja, coriza, dor de garganta, tosse, febre e dificuldade de respirar.

Fontes: Tua Saúde, Dr Consulta

ImagensMedical News TodaymedicentresinlifeHarvard Health PublishingGuia da FarmáciaABC NewsAtivo SaúdeBlog do NoveBrisbane Specialist SurgeryABM SaúdeDrauzio VarellaCamaçariIntensive MedBrasil de Fato

Próxima página »

Escolhidas para você