Curiosidades

Dor no cotovelo – Principais causas para o surgimento do sintoma

Geralmente, a dor no cotovelo surge a partir do desenvolvimento de inflamações na região, mas possui formas de tratamentos simples.

Por P.H Mota

A dor no cotovelo é uma manifestação comum de sintoma de algumas condições variadas. Na maioria das vezes, entretanto, ela não indica algum tipo de problema grave, apesar de causar grande desconforto.

Especialmente em pessoas que praticam muita atividade física, é comum que o sintoma se manifeste. Isso porque praticamente todos os movimentos dos braços e mãos utilizam articulações dessa parte do corpo, provocando algum tipo de desgaste.

Também é importante dizer que na grande maioria dos casos a dor no cotovelo tem cura. Dessa maneira, basta buscar um médico clínico geral ou ortopedista para que ele identifique a origem da dor e recomende um tratamento adequado.

Principais origens da dor no cotovelo

Epicondilite

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
Cleveland Clinic

Esse é o nome dado a inflamações que surgem nos tendões, seja laterais ou mediais. Por ser muito comum em atletas que fazem movimentos repetitivos, pode ser chamada de cotovelo de golfista (quando ocorre na parte interna), ou cotovelo de tenista (quando ocorre na lateral). A condição provoca uma hipersensibilidade na região, causando dor em movimentos simples com o braço.

Continua após a publicidade

Para aliviar a sensação, é importante deixar o braço de repouso. Além disso, pode ser eficiente utilizar compressas frias no local, bem como tomar medicamentos anestésicos. Em casos de permanência da dor, o médico pode indicar fisioterapia.

Bursite no cotovelo

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
Union PT

A bursite é um tipo de inflamação no tecido que serve para amortecer as articulações. Quando desenvolvida, provoca uma dor no cotovelo percebida especialmente quando ele é apoiado sobre superfícies duras, como mesas. Nesses casos, também é recomendado deixar o braço de repouso e fazer compressas geladas. A utilização de anti-inflamatórios ou tratamento com fisioterapia também podem ser tratamentos indicados.

Continua após a publicidade

Artrite no cotovelo

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
West Coast Orthopedics

Assim como nos casos anteriores, essa dor no cotovelo também surge a partir de uma inflamação. Entretanto, a artrite não se resume a isso e também se desenvolve a partir do desgaste da articulação. Sendo assim, os pacientes – especialmente idosos – sofrem com dor e inchaço na região. Para reduzir ou eliminar a dor, um médico pode indicar medicamentos anti-inflamatórios, bem como tratamento com fisioterapeuta.

Síndromes compressivas

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
back to health

Em alguns casos, os nervos da região do cotovelo e antebraço podem ser comprimidos, provocando dor na região. Além disso, em casos mais extremos é possível que haja redução de performance e força pelos membros.

Continua após a publicidade

Os casos mais comuns envolvem a compressão do nervo radial, que se ramifica em dois nas proximidades do antebraço. Essa compressão pode ocorrer por surgimento de tumores, mas também em pacientes que realizam movimentos repetitivos de rotação do antebraço.

Também é possível que a dor no cotovelo surja a partir da compressão do nervo cutâneo lateral no antebraço. Nesses casos, então, a região afetada é mais próxima da lateral do membro.

Plica sinovial

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
Advance Physical & Aquatic Therapy

A plica sinovial provoca dores no cotovelo quando aumenta de espessura. Localizada dentro da cápsula responsável pela articulação do cotovelo, também pode provocar estalos no local durante movimentos de dobrar ou esticar o braço. Quando esse movimento é feito com a mão virada para baixo, é comum o aparecimento da dor. A plica não deve ser maior que 3 mm, mas seu aumento só pode ser identificado por meio de ressonância magnética.

Doença de Panner

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
Semantic Scholar

A doença de Panner é uma condição rara e de origem pouco conhecida pela medicina. A dor no cotovelo nesses casos surge a partir da necrose da cartilagem na região, seguida de sua regeneração. Apesar disso, a doença pode ser resolvida sem intervenções cirúrgicas, com pouco ou nenhum dano. A condição acomete crianças, principalmente entre os 7 e 12 anos de idade.

Continua após a publicidade

Fraturas no braço ou cotovelo

Dor no cotovelo - as principais causas para o surgimento do sintoma
verywell health

Além das inflamações desenvolvidas, é normal que fraturas e pancadas na região provoquem dor no cotovelo. Acidentes que incluem quedas, pancadas ou mesmo provoquem um osso quebrado próximo da região podem afetar não só o cotovelo, como também braço e antebraço, por exemplo.

Por fim, essa dor não é reduzida com uso de medicamentos e aplicação de compressas. Dessa maneira pode ser necessário imobilizar a região, após a indicação de um médico.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dor de cotovelo – O que significa e qual origem dessa expressão popular

Fontes: Tua Saúde, Mauro Gracitelli

Continua após a publicidade

Imagens: Berrini, verywell health, Semantic Scholar, Advance Physical & Aquatic Therapy, back to health, West Coast Orthopedics, Union PT, Cleveland Clinic

Próxima página »

Escolhidas para você