Curiosidades

Dor nas articulações, o que pode causar? Como evitar e tratar

A dor nas articulações pode ser causada tanto por lesões, doenças, inflamação das juntas ou até mesmo pela idade avançada.

O corpo humano possui inúmeras habilidades, entre elas está à capacidade de realizar os mais diferentes tipos de movimento. No entanto, essa capacidade só é possível graças às articulações ou como são conhecidas popularmente, as juntas presentes no corpo. Porém, a medida que envelhecemos, ou em alguns casos, devido a problema resultantes de doenças degenerativas, é normal começarmos a sentir dor nas articulações ou dor articular.

Inicialmente, aplicar compressas quentes no local da dor pode resolver e aliviar os sintomas. Mas, se as dores nas juntas persistirem ou aumentarem após um mês e causar algum tipo deformação é preciso procurar por orientação médica para que uma avaliação mais precisa seja feita.

A dor nas articulações pode ser causada devido a processos inflamatórios ou algum tipo de dano causado no sistema articular, por exemplo, artrite e tendinite. Ademais, a dor nas articulações começa com uma pequena pressão ao movimentar-se, aumentando o desconforto no dia a dia. Então, caso não seja tratada adequadamente, as dores tendem a aumentar ficando mais intensas até que a pessoas fique incapaz de realizar o mais simples dos movimentos.

No entanto, a dor na junta pode ser causada por diversas lesões ou doenças, porém, há alguns tratamentos eficazes para o alívio da dor nas articulações. Por exemplo, medicamentos, produtos naturais, alongamentos e exercícios físicos.

O que são as articulações

Imagem: Jornal da Orla

Basicamente, as articulações são as junções das partes do corpo, ou seja, são elas que fazem o ligamento entre os ossos. Cuja composição é feita por cartilagem, membrana sinovial, tendões e ligamentos.

Conhecidas popularmente como juntas, as articulações são responsáveis pela movimentação e locomoção do corpo, por exemplo, caminhar, correr, nadar, trabalhos manuais, etc. Além de ajudar a diminuir o atrito entre os ossos durante a realização de atividades com impacto.

Por isso, as juntas devem permanecer em perfeito funcionamento, caso contrário, podem sofrer danos, ficando mais duras o que resulta em dor nas articulações e dificuldade em realizar os movimentos.

No entanto, o grau de dor nas articulações pode variar, desde mais leves até as crônicas, podendo afetar completamente os movimentos do corpo.

O que é dor nas articulações?

Imagem: Singular

A dor nas articulações ou dor articular causa uma sensação de desconforto e incômodo, que pode afetar uma ou várias partes do corpo. Ademais, as juntas estão constantemente em movimento, por isso, é bastante comum ter problemas ou inflamações nessas regiões do corpo.

No entanto, diversos fatores podem contribuir para o desgaste das articulações como doenças, traumas ou idade avançada. Sendo que as partes mais afetadas costumam serem os joelhos, tornozelos, quadril e pulso. Dessa forma, o problema pode afetar qualquer pessoa independentemente da idade, afetando a cartilagem, os ligamentos e os ossos, resultando na dificuldade ou até mesmo na perda de mobilidade.

Características da dor nas articulações

Imagem: Centro Médico Martins

A dor nas articulações pode ser identificada como, leve, moderada, forte ou aguda. Cuja duração pode ser de uma semana até meses caso não seja tratada adequadamente.

Quanto aos sintomas da dor nas juntas, o principal é a dificuldade em se movimentar, até mesmo os movimentos simples do dia a dia seguido por dor, inflamação, sensação de queimação no local, rigidez e dureza no movimento.

Como evitar a dor nas articulações

Imagem: Blog Educação Física

Para evitar dor nas articulações o ideal é manter uma rotina de exercícios físicos, principalmente aqueles que vão fortalecer os músculos e evitar o ganho de peso. Pois, o aumento do peso tende a forçar o funcionamento das articulações.

Portanto, para manter a qualidade de vida e de sua saúde, você deve tomar os devidos cuidados:

  • Cuide de sua alimentação, faça refeições com alimentos saudáveis e balanceados, principalmente aqueles com propriedades anti-inflamatórias.
  • Pratique atividades físicas adequadas regularmente.
  • Faça alongamentos.
  • Controle o peso.
  • Tenha cuidado com a postura corporal.
  • Não fique muito tempo sentado.
  • Evite cigarros.
  • Durante as crises de dor nas articulações procure fazer compressas, pois vão ajudar a aliviar os sintomas.

Principais causas da dor nas articulações e como trata-las

Imagem: Blog Fisioterapia

Vários tipos de lesões ou doenças podem causar dor nas articulações. Por exemplo, a osteoartrite que é uma doença que provoca a degeneração da cartilagem da junta e o crescimento de osteófitos, também conhecidos como bico de papagaio que aparecem na coluna. Ademais, é muito comum em adultos com mais de 45 anos. Da mesma forma, a velhice pode causar dor articular. Pois é normal que com o tempo as articulações sofram com o desgaste natural, causando a inflamação dor nas articulações. Outros exemplos que podem causar dor nas articulações são:

  • Doenças infecciosas
  • Chinkungunya
  • Zika
  • Dengue
  • Fibromialgia
  • Hepatite A, B ou C
  • Gota
  • Condromalácia patelar
  • Lúpus
  • Doenças autoimunes
  • Gripe
  • Doenças de Lyme
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Parvovirose
  • Febre reumática
  • Rubéola
  • Varicela (catapora)
  • Lesões ou torções
  • Esforço excessivo

No entanto, a dor nas articulações também pode ser causada por outras doenças, tais como:

1- Artrite

Imagem: Atitude CRAFT

Uma das principais causas de dor nas articulações é a artrite, provocada devido ao excesso de peso, pelo desgaste natural ou traumatismo. Cujos sintomas são, dor, dificuldade para realizar movimentos e deformidades nas juntas.

No entanto, a artrite pode ser tratada com fisioterapia e medicamentos. Já nos casos mais graves, uma cirurgia pode ser indicada.

2 – Artrite reumatoide

Imagem: Sociedade Mineira de Reumatologia

Trata-se de uma doença autoimune, causando inflamação que pode se tornar crônica. Cujos sintomas são, inchaço, dificuldade na movimentação, inflamação, diminuição da força local e muita dor nas articulações ao acordar.

No caso de artrite reumatoide, o tratamento deve ser indicado por um reumatologista o que pode envolver o uso de medicamentos que vão aliviar os sintomas e fisioterapia.

3- Gota

Imagem: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, a gota é uma doença inflamatória que causa dor nas articulações, inchaço e vermelhidão no local. Ademais, o tratamento envolve medicamentos para aliviar os sintomas e reduzir os níveis de ácido úrico no sangue.

4- Tendinite

Imagem: Cidade Verde

É uma doença que causa a inflamação do tendão (liga os músculos aos ossos), causando dor nas articulações, dificuldade nos movimentos inchaço e vermelhidão. Geralmente, é provocada pelo esforço repetitivo. Por isso, é importante que a pessoa com tendinite fique em repouso, pois assim evitará que a inflamação piore. Para o tratamento, fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios são indicados para aliviar os sintomas.

5- Epicondilite

Imagem: Movité

Causada pelo esforço repetitivo, a epicondilite é uma inflamação dos músculos extensores do punho, mas que pode causar dor no cotovelo e no antebraço também. No entanto, a dor pode se agravar ao levantar os braços, escrever, digitar ou abrir a porta, por exemplo, causando a diminuição da força no braço ou punho afetado.

Ademais, o tratamento é feito através de medicamentos e fisioterapia, que ajuda a aliviar a dor na junta. Porém, em casos mais graves o médico pode recomendar uma cirurgia.

6- Bursite

Imagem: CEOT

Também se trata de uma doença inflamatória, causando a inflamação do tecido localizado no interior da articulação do ombro chamado de Bursa sinovial. Ademais, entre os sintomas estão fraqueza no braço afetado pela bursite, além de causar formigamentos e dificuldade em levantar os braços acima da cabeça.

Dessa forma, para o tratamento é indicado medicamento para aliviar a dor e sessões de fisioterapia. Que vão evitar que a articulação fique presa o que possibilita a realização dos movimentos sem que a pessoa sinta muita dor nas articulações.

Em suma, caso a dor nas articulações continuem procure por orientação médica, pois ele indicará o melhor tratamento para cada caso. Por fim, nunca se automedique, pois pode causar mais mal do que bem, além de não resolver para aliviar os sintomas.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Estalar os dedos é prejudicial ou não para a saúde? Como acontece.

Fontes: Tua Saúde, UOL, Minha Vida, Hipolabor

Imagens: Informe Brasil, Jornal da Orla, Singular, Centro Médico Martins, Blog Educação Física, Blog Fisioterapia, Atitude CRAFT, Sociedade Mineira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Reumatologia, Cidade Verde, Movité, CEOT

Próxima página »

Escolhidas para você