Dormir pouco se tornou um sinônimo de produtividade. Aliás, muitas pessoas andam por aí contando que dormiram 4 horas na noite para trabalhar.
Contudo, esse hábito não é nada saudável e pode trazer danos cognitivos para as pessoas que dormem de 6 horas pra menos durante a noite.
Enfim, segundo um estudo feito, se um indivíduo passar 10 dias dormindo apenas 6 horas por noite, o efeito na sua cognição seria o mesmo se ele não dormisse nada.
Portanto a pessoa teria seus reflexos diminuídos, uma menor capacidade de interpretar qualquer texto e a sua velocidade de reação também cairia.
Em resumo, uma noite bem dormida afeta de forma positiva nossa saúde. Contudo é necessário ter em mente que as noites de sono precisam ser constantes.
O que acontece se você dormir pouco
Dormir pouco traz diversos danos para o corpo. De forma imediata é possível perceber que o indíviduo tem:
- Indisposição;
- Dificuldade de se concentrar;
- Diminuição da memória;
- Redução na criatividade e na produtividade;
- E por fim, fica emocionalmente instável.
Entretanto, outros problemas podem começar a aparecer caso dormir pouco seja uma atividade comum. Como por exemplo:
- Diabetes;
- Maiores chances de ter uma doença cardiovascular e derrames;
- Aumento de peso;
- Problemas gastrointestinais;
- E por fim, um envelhecimento precoce.
Além disso, estudos indicaram que dormir pouco pode fazer com que um câncer se desenvolva no indíviduo. Visto que a falta de sono aumenta os riscos de doenças. Aliás, gripes e resfriados também podem ser mais comuns em quem dorme mal. Porque o sono também se associa ao nosso sistema imunológico.
O experimento na Universidade de Berkeley
Um experimento feito pela Universidade reuniu um grupo de voluntários para que eles dormissem 8 horas exatas em uma noite. Após acordarem todos passaram por testes escritos além de avaliarem seus reflexos. Em seguida eles foram divididos em grupos.
Um deles seguiu dormindo 8 horas, outro passou a dormir 6 horas e por fim, um dormia apenas 4 horas. Além disso, outro grupo precisava virar a noite acordado durante três dias. Por fim os testes eram repetidos com todos os grupos. O resultado apresentou primeiramente problemas no grupo que não dormiu a noite.
Ou seja, os que não dormiram, em uma única noite, já mostravam um desempenho similar ao de um bêbado. Posteriormente, os outros que dormiram menos que 8 horas também mostraram declínio. O grupo que dormiu 4 horas, depois de 3 dias, tinha uma perda cognitiva similar ao de uma noite de insônia.
E por fim, o grupo de 6 horas levou 10 dias para apresentar o mesmo resultado. Surpreendentemente, os voluntários não perceberam a redução da sua capacidade acreditando que tinham tido um ótimo resultado. Contudo, os testes mostravam o contrário. Aliás, os danos aumentavam a cada noite de sono ruim.
Recuperar o sono perdido
Atenção essa informação é muito chocante e pode assustar várias pessoas. Não existe essa história de dormir mais para recuperar o sono perdido. Isso mesmo, uma noite mal dormida será sempre uma noite mal dormida. Mesmo que você durma mais no dia seguinte.
O experimento feito pela Universidade de Berkeley também fez esse teste com seus voluntários. Ou seja, todos os grupos foram liberados para dormir pelo tempo que quisessem durante 3 dias. O resultado foi que, o pessoal que dormiu pouco não recuperou o nível inicial da sua cognição.
Portanto, dormir pouco faz mal para o cérebro e para o organismo e dormir muito durante o final de semana não recupera o sono atrasado. Ou seja, o cérebro precisa de pelo menos oito horas de descanso durante a noite e de forma contínua.
7 problemas que dormir pouco pode causar
Imunidade baixa
É necessário dormir bem para que os anticorpos do nosso organismo sejam produzidos e protejam nosso corpo contra quaisquer doenças. Como por exemplo: vírus e bactérias. Contudo, se nós não dormimos o tempo necessário, os anticorpos não são produzidos na quantidade necessária e a nossa imunidade cai.
Infelizmente apenas uma noite ruim de sono pode ser o suficiente para reduzir as células imunológicas do corpo em até 70%. Aliás, se você adoece com a imunidade ruim, também demora a se recuperar.
Dormir pouco pode causar um AVC
Alguns estudos comprovaram que o Acidente Vascular Cerebral pode ocorrer devido a falta de sono. Ou seja, dormir pouco, menos de 6 horas por dia, pode aumentar em até 4 vezes a chance de uma pessoa sofrer um AVC.
Doenças cardíacas
Dados mostram que, quando começa o horário de verão, e as pessoas perdem 1 hora de sono no dia, há um aumento de 24% em ataques cardíacos em sequência. Ou seja, a perda de uma hora de sono pode ser capaz de fazer com que as pessoas passem mal. Por outro lado, quando ganhamos 1 hora de volta, há uma diminuição de 21% nos ataques cardíacos.
Obesidade
Não dormir direito tem uma conexão com a mudança hormonal que se associa à fome e às escolhas de comidas. Enfim, dormir pouco pode fazer com que a pessoa se torne obesa por dois motivos. Em primeiro lugar devido a ansiedade de dormir errado.
E em segundo lugar por gerar um descontrole no organismo, aumentando o consumo impulsivo por alimentos menos saudáveis, como doces e gorduras.
Câncer
Segundo a OMS, formas de trabalho noturnas são classificas como provávéis carcinógenos. Isso porque o horário acaba interrompendo os ritmos de sono-vigília. Enfim, é confirmado por estudos que dormir pouco está associado a cânceres como o de intestino, o de mama e o de próstata.
Diabetes
A alimentação descontrolada, já citada no tópico da obesidade, também pode influenciar em um outro problema, diabetes tipo II. Além disso, a falta de sono pode fazer com quem haja um aumento na resistência à insulina. Ou seja, o corpo não a utiliza de forma eficiente. Fazendo assim, com que os níveis de glicose aumentem consideravelmente.
Redução do tempo de vida por dormir pouco
Por fim, pesquisas mostraram que quem dorme de 6 horas pra menos na noite costuma morrer antes de quem dorme de 7 horas pra mais. E o motivo da morte é irrelevante. O fato é que dormir pouco causa tantos problemas no decorrer da vida que a pessoa acaba ficando mais exposta.
Então, gostou da matéria? Vai tirar uma boa sonequinha agora? Em seguida leia: Orelha queimando, por que isso acontece? Superstição e os motivos reais
Imagens: Veja, Hypescience, Sonoqualitycolchoes, Vogue, Cura, Uol, Pbagora, Diariodonordeste, Veja, Unidos e Leandroquadros
Fontes: Pneumosono, Brasilescola e Biologicanet