Curiosidades

Dormir pouco, quais as consequências? Estudo e como se recuperar

Dormir pouco pode trazer vários danos para o organismo, tanto a curto quanto a longo prazo. E tirar o atraso no final de semana não ajuda!

Dormir pouco se tornou um sinônimo de produtividade. Aliás, muitas pessoas andam por aí contando que dormiram 4 horas na noite para trabalhar.

Contudo, esse hábito não é nada saudável e pode trazer danos cognitivos para as pessoas que dormem de 6 horas pra menos durante a noite.

Enfim, segundo um estudo feito, se um indivíduo passar 10 dias dormindo apenas 6 horas por noite, o efeito na sua cognição seria o mesmo se ele não dormisse nada.

Portanto a pessoa teria seus reflexos diminuídos, uma menor capacidade de interpretar qualquer texto e a sua velocidade de reação também cairia.

Em resumo, uma noite bem dormida afeta de forma positiva nossa saúde. Contudo é necessário ter em mente que as noites de sono precisam ser constantes.

O que acontece se você dormir pouco

Dormir pouco - Quais os problemas causados pela falta de sono?
Fonte: Hypescience

Dormir pouco traz diversos danos para o corpo. De forma imediata é possível perceber que o indíviduo tem:

Continua após a publicidade
  • Indisposição;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Diminuição da memória;
  • Redução na criatividade e na produtividade;
  • E por fim, fica emocionalmente instável.

Entretanto, outros problemas podem começar a aparecer caso dormir pouco seja uma atividade comum. Como por exemplo:

  • Diabetes;
  • Maiores chances de ter uma doença cardiovascular e derrames;
  • Aumento de peso;
  • Problemas gastrointestinais;
  • E por fim, um envelhecimento precoce.

Além disso, estudos indicaram que dormir pouco pode fazer com que um câncer se desenvolva no indíviduo. Visto que a falta de sono aumenta os riscos de doenças. Aliás, gripes e resfriados também podem ser mais comuns em quem dorme mal. Porque o sono também se associa ao nosso sistema imunológico.

O experimento na Universidade de Berkeley

Um experimento feito pela Universidade reuniu um grupo de voluntários para que eles dormissem 8 horas exatas em uma noite. Após acordarem todos passaram por testes escritos além de avaliarem seus reflexos. Em seguida eles foram divididos em grupos.

Dormir pouco - Quais os problemas causados pela falta de sono?
Fonte: Sonoqualitycolchoes

Um deles seguiu dormindo 8 horas, outro passou a dormir 6 horas e por fim, um dormia apenas 4 horas. Além disso, outro grupo precisava virar a noite acordado durante três dias. Por fim os testes eram repetidos com todos os grupos. O resultado apresentou primeiramente problemas no grupo que não dormiu a noite.

Ou seja, os que não dormiram, em uma única noite, já mostravam um desempenho similar ao de um bêbado. Posteriormente, os outros que dormiram menos que 8 horas também mostraram declínio. O grupo que dormiu 4 horas, depois de 3 dias, tinha uma perda cognitiva similar ao de uma noite de insônia.

E por fim, o grupo de 6 horas levou 10 dias para apresentar o mesmo resultado. Surpreendentemente, os voluntários não perceberam a redução da sua capacidade acreditando que tinham tido um ótimo resultado. Contudo, os testes mostravam o contrário. Aliás, os danos aumentavam a cada noite de sono ruim.

Continua após a publicidade

Recuperar o sono perdido

Dormir pouco - Quais os problemas causados pela falta de sono?
Fonte: Vogue

Atenção essa informação é muito chocante e pode assustar várias pessoas. Não existe essa história de dormir mais para recuperar o sono perdido. Isso mesmo, uma noite mal dormida será sempre uma noite mal dormida. Mesmo que você durma mais no dia seguinte.

O experimento feito pela Universidade de Berkeley também fez esse teste com seus voluntários. Ou seja, todos os grupos foram liberados para dormir pelo tempo que quisessem durante 3 dias. O resultado foi que, o pessoal que dormiu pouco não recuperou o nível inicial da sua cognição.

Portanto, dormir pouco faz mal para o cérebro e para o organismo e dormir muito durante o final de semana não recupera o sono atrasado. Ou seja, o cérebro precisa de pelo menos oito horas de descanso durante a noite e de forma contínua.

7 problemas que dormir pouco pode causar

Imunidade baixa

Dormir pouco - Quais os problemas causados pela falta de sono?
Fonte: Cura

É necessário dormir bem para que os anticorpos do nosso organismo sejam produzidos e protejam nosso corpo contra quaisquer doenças. Como por exemplo: vírus e bactérias. Contudo, se nós não dormimos o tempo necessário, os anticorpos não são produzidos na quantidade necessária e a nossa imunidade cai.

Infelizmente apenas uma noite ruim de sono pode ser o suficiente para reduzir as células imunológicas do corpo em até 70%. Aliás, se você adoece com a imunidade ruim, também demora a se recuperar.

Dormir pouco pode causar um AVC

Dormir pouco - Quais os problemas causados pela falta de sono?
Fonte: Uol

Alguns estudos comprovaram que o Acidente Vascular Cerebral pode ocorrer devido a falta de sono. Ou seja, dormir pouco, menos de 6 horas por dia, pode aumentar em até 4 vezes a chance de uma pessoa sofrer um AVC.

Continua após a publicidade

Doenças cardíacas

Fonte: Pbagora

Dados mostram que, quando começa o horário de verão, e as pessoas perdem 1 hora de sono no dia, há um aumento de 24% em ataques cardíacos em sequência. Ou seja, a perda de uma hora de sono pode ser capaz de fazer com que as pessoas passem mal. Por outro lado, quando ganhamos 1 hora de volta, há uma diminuição de 21% nos ataques cardíacos.

Obesidade

Fonte: Diariodonordeste

Não dormir direito tem uma conexão com a mudança hormonal que se associa à fome e às escolhas de comidas. Enfim, dormir pouco pode fazer com que a pessoa se torne obesa por dois motivos. Em primeiro lugar devido a ansiedade de dormir errado.

E em segundo lugar por gerar um descontrole no organismo, aumentando o consumo impulsivo por alimentos menos saudáveis, como doces e gorduras.

Câncer

Fonte: Veja

Segundo a OMS, formas de trabalho noturnas são classificas como provávéis carcinógenos. Isso porque o horário acaba interrompendo os ritmos de sono-vigília. Enfim, é confirmado por estudos que dormir pouco está associado a cânceres como o de intestino, o de mama e o de próstata.

Diabetes

Fonte: Unidos

A alimentação descontrolada, já citada no tópico da obesidade, também pode influenciar em um outro problema, diabetes tipo II. Além disso, a falta de sono pode fazer com quem haja um aumento na resistência à insulina. Ou seja, o corpo não a utiliza de forma eficiente. Fazendo assim, com que os níveis de glicose aumentem consideravelmente.

Redução do tempo de vida por dormir pouco

Dormir pouco - Quais os problemas causados pela falta de sono?
Fonte: Leandroquadros

Por fim, pesquisas mostraram que quem dorme de 6 horas pra menos na noite costuma morrer antes de quem dorme de 7 horas pra mais. E o motivo da morte é irrelevante. O fato é que dormir pouco causa tantos problemas no decorrer da vida que a pessoa acaba ficando mais exposta.

Continua após a publicidade

Então, gostou da matéria? Vai tirar uma boa sonequinha agora? Em seguida leia: Orelha queimando, por que isso acontece? Superstição e os motivos reais

Imagens: Veja, Hypescience, Sonoqualitycolchoes, Vogue, Cura, Uol, Pbagora, Diariodonordeste, Veja, Unidos e Leandroquadros

Fontes: Pneumosono, Brasilescola e Biologicanet

Próxima página »

Escolhidas para você