Não é de hoje que mensagens falsas circulam pelo WhatsApp, fazendo inúmeras vítimas, como você já conferiu aqui e aqui. Dessa vez, aproveitando a proximidade das Eleições 2018, uma nova mensagem de corrente diz que o voto é anulado se eleitor escolher apenas presidente e votar em branco para os outros cargos. Isso é #FAKE.
A mensagem #FAKE especifica que o voto é computado como válido apenas se for “completo”, ou seja, se o eleitor escolher não só um candidato a presidente, mas também para governador, deputado federal, deputado estadual e senador.
Qual o fato por trás do #FAKE?
Se você recebeu essa mensagem e, não sabendo que se trata de um fato #FAKE, acabou ficando preocupado; fique tranquilo. A resolução número 23.554, que dispõe a respeito dos atos preparatórios para as eleições de 2018, diz que se o eleitor confirmar pelo menos um voto e deixar de concluir a votação para os demais cargos, o presidente da mesa receptora de votos alertará o eleitor sobre o fato, e solicitará que ele retorne à cabine e conclua a votação.
Caso a pessoa não queira terminar a votação, o presidente da mesa deverá liberar a urna, utilizando seu próprio código, para liberar a votação para o próximo eleitor. Nesse caso, o voto confirmado, mesmo que seja apenas um, só para presidente ou para qualquer outro cargo, será válido; e os demais, nulos. E o eleitor deverá receber seu comprovante de votação normalmente.
Lembrando que, em 2018, o voto para presidente será o último a ser digitado na tela da urna. Logo, o eleitor precisará votar para os demais cargos antes. E sim, o voto braco é permitido.
Votos para estatística
Como você já conferiu aqui, existem diferença entre votos em branco e votos nulos, mas todos eles são válidos. No entanto, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, eles não são contabilizados e são registrados apenas para fins de estatística.
A mensagem é #FAKE porque, mediante essa explicação, se o eleitor votar só em presidente e votar em branco nos demais cargos, os voto para presidente será computador, assim como os demais. A única diferença é que os votos que não escolhem candidatos específicos não são considerados na soma dos votos válidos.
E então, você recebeu essa mensagem #FAKE também? Já sabia que era possível votar dessa maneira? Não deixe de comentar!
Agora, falando em golpes de WhatsApp, você vai se assustar com esse outro post: O perigo real de Momo, a lenda urbana que viralizou no WhatsApp.
Fonte: G1