É possível mudar a cor dos olhos atualmente?

Os olhos são as janelas da alma, correto?

Mas além de terem conquistado essa definição por parte dos poetas e mais apaixonados. Os olhos sempre foi uma parte do corpo humano, que ganhou uma atenção especial.

E não é atoa que culturalmente falando, já existem certos padrões de beleza que também são impostos aos olhos. Na nossa sociedade ocidental, os olhos claros são considerados uma raridade.

Por esse motivo, não é difícil encontrarmos por aí, entusiastas dispostos a fazerem de tudo, ou pelo menos quase tudo, para conquistarem os sonhados olhos claros.

O que antes poderia soar como um sonho inalcançável, hoje em dia, graças aos avanços da tecnologia já é algo possível.

Confira abaixo, algumas das opções disponíveis para mudar a cor dos olhos atualmente:

1- Tecnologia Laser

A companhia californiana Stroma Medical, que foi fundada no ano de 2009, desenvolveu através dos seus médicos e executivos, a patente de um procedimento estético, que promete transformar olhos castanhos em olhos azuis.

A técnica foi desenvolvida pelo cientista Gregg Homer, que atua também na parte corporativa da empresa. Ele explicou, que tal conquista só foi possível, graças as características biológicas dos olhos castanhos.

Em entrevista a CNN, ele afirmou: “O princípio fundamental é que embaixo de todo olho castanho existe um olho azul. Se você retira aquele pigmento, então a luz consegue entrar no estroma, e quando a luz se espalha por ele é refletido de volta apenas os comprimentos de onda mais curtos, que são a parte azul do espectro”.

Em outras palavras, o procedimento que dura impressionante 20 segundos para ser realizado. Consiste em remover uma camada de melanina extra que existe nos olhos castanhos. Revelando dessa forma, a coloração azul que já existe naturalmente nesse tipo de olho.

O efeito não é imediato, e após o processo, o organismo precisa eliminar naturalmente o pigmento que foi removido com a ajuda do laser.

Além disso, o procedimento ainda não foi legalizado, pois ainda é preciso passar por testes, e averiguar se ele não pode acarretar nenhum risco a saúde.

Mesmo assim, o total de 37 pacientes provenientes do México e da Costa Rica já passaram com sucesso pelo processo.

Assim que liberado no mercado, a cirurgia irá custar por volta de 5 mil dólares, ou o equivalente a aproximadamente 15 mil reais.

2- Implante de íris de silicone

O Implante de íris de silicone, foi desenvolvido pelo Dr.Kenneth Rosenthal. E consiste no implante de um íris de silicone flexível, através de uma incisão de 2,8 mm feita na córnea.

O implante é feito do mesmo material que as lentes oftalmológicas intra-oculares. Mas diferentemente de outros métodos, esse implante não corrige nenhum tipo de problema de visão.

Apesar de suas vantagens, como o fato de ser reversível. Alguns oftalmologistas se posicionaram contra o procedimento.

Alegando que apesar de poder útil para pacientes que sofrem de heterocromia ou albinismo ocular, o implante deve ser evitado em casos meramente estéticos. Uma vez que ainda não se sabe os riscos que ele pode representar a saúde.

3- Micropigmentação da córnea

A micropigmentação da córnea é mais um procedimento desenvolvido com o intuito de alterar artificialmente, a cor natural dos olhos.

De uma maneira simplificada, a micropigmentação consiste em se fazer uma espécie de tatuagem de córnea, que é realizada com a ajuda da tecnologia a laser.

4- Lentes coloridas

As lentes coloridas sem dúvida alguma é o método mais popular e mais seguro para quem quer mudar a cor dos seus olhos. Por serem cientificamente testadas, e estarem disponíveis no mercado desde 1887.

Além disso existem diferentes modelos e marcas que podem se adequar a você. Outra vantagem desse produto, é que as lentes coloridas também podem fazer correções de problemas visuais. Como a miopia e astigmatismo.

Mas e você querido leitor, tem vontade de mudar a cor dos seus olhos? Qual desses procedimentos é o mais interessante na sua opinião? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários.

Se você se interessou por esse assunto, descubra também quais são as 5 coisas raras que você ainda não sabia sobre os olhos verdes! 

Fontes: Jornalciência.