Ciência & Tecnologia

É possível mudar a cor dos olhos? 5 opções reais

Atualmente existem uma série de procedimentos estéticos que prometem mudar a cor natural dos seus olhos. Qual deles é o ideal para você?

A cor dos olhos é determinada pelos genes que uma pessoa pode ter. Normalmente, a cor dos olhos é permanente e não muda. Portanto, quem deseja alterá-la, precisa recorrer a métodos como cirurgia ou uso de lentes de contato.

Em suma, a cor dos olhos está relacionada a melanina do corpo. A produção de melanina aumenta quando seu corpo é exposto à luz solar. Desse modo, ela desempenha um papel essencial na determinação da cor dos olhos, cabelos e pele.

Em cerca de três anos após o nascimento, a cor dos olhos se torna permanente. As cores mais comuns são:

  • Marrom;
  • Avelã;
  • Verde;
  • Azul;
  • Cinza.

Outras cores exóticas como vermelho, preto ou branco não surge por um processo natural e, por isso, só podem ser obtidas por meio de técnicas como uso de lentes ou cirurgia, por exemplo.

5 técnicas para mudar a cor dos olhos

1. Lentes de contato

A maneira mais fácil e comum de mudar a cor dos olhos temporariamente é usar lentes de contato. Aliás, as lentes de contato coloridas vêm em três tonalidades:

Opacas: as lentes de tonalidade opaca são sólidas e não transparentes, oferecendo uma mudança de cor completa. Com efeito, esse tipo de tonalidade funciona melhor para pessoas com olhos escuros que querem ficar dramaticamente mais claros, como ir do marrom escuro ao cinza gelo.

Continua após a publicidade

As cores opacas mais populares incluem:

  • Azul
  • Avelã
  • Verde
  • Cinza
  • Ametista
  • Castanho

Aprimoramento: as lentes de contato com tonalidade aprimorada aumentam a cor natural dos olhos. Esses tipos de lentes são transparentes e de cor sólida. Além disso, elas ajudam a definir as bordas da íris e adicionam intensidade à cor dos olhos.

Visibilidade: As lentes de contato com tonalidade de visibilidade não mudam a cor dos olhos. Aliás, essas lentes têm manchas fracas de azul claro ou verde, que podem acentuar a cor natural dos olhos.

2. Maquiagem

É óbvio que você não pode usar sombra ou delineador para mudar a cor dos olhos. No entanto, você pode usar maquiagem nos olhos para criar efeitos visíveis. Por exemplo, usar sombra escura em olhos castanhos pode dar uma aparência mais clara.

Delinear os olhos com um delineador de sombra mais escura também pode dar a aparência de um tom mais claro. Cada pessoa deve experimentar as cores para ver qual combina mais com elas, mas no geral funciona assim:

Existem também técnicas de aplicação de maquiagem nos olhos que certamente farão com que seus olhos sejam notados, independentemente da cor.

Continua após a publicidade

3. Cirurgia de implante de íris

Com a cirurgia de implante de íris, a cor da íris não muda, mas parece ter mudado. Isso ocorre porque o implante de íris sintética ou artificial bloqueia a cor natural do olho. Todavia, esta é uma opção ainda bastante controversa.

A cirurgia de implante de íris foi originalmente desenvolvida para tratar condições médicas e lesões oculares traumáticas. Quando usado para mudar a cor dos olhos, é chamado de cirurgia estética de implante de íris.

Durante a cirurgia, o médico faz uma pequena incisão na córnea. Em seguida, eles inserem implantes de íris sintética feitos de silicone.

Embora a cirurgia de implante cosmético de íris possa mudar a cor dos olhos, o procedimento traz muitos riscos.

Estudos mostram que os pacientes correm o risco de desenvolver complicaçõs como visão reduzida ou cegueira, pressão ocular elevada (uma das principais causas de glaucoma); catarata; lesão na córnea e inflamação da íris.

4. Remoção do pigmento a laser

Este procedimento usa um laser de baixa energia para remover o pigmento do olho. Basicamente, torna os olhos castanhos azuis ou verdes. Contudo, o procedimento está passando por avaliações, pois muitos profissionais de saúde ocular consideram uma cirurgia de alto risco.

Continua após a publicidade

Em suma, o laser passa pela córnea e aquece levemente o pigmento marrom na íris. O aquecimento da íris inicia um processo metabólico natural. Dessa forma, as células necrófagas viajam pela corrente sanguínea até a íris e digerem gradualmente o pigmento marrom.

O pigmento é removido da íris e levado pela corrente sanguínea. Isso revela o olho azul ou verde por baixo. O tratamento geralmente leva menos de 30 segundos.

Entretanto, assim como a cirurgia de implante de íris, os oftalmologistas temem que o acúmulo de moléculas de pigmento possa levar a complicações como glaucoma, perda de visão e cegueira permanente.

5. Queratopigmentação

A queratopigmentação é um procedimento relativamente novo para alterar a cor do seu olho. Este procedimento foi testado e apresenta resultados promissores.

Além disso, estudos sugerem que a queratopigmentação pode ser uma cirurgia eficaz para tratar disfunções visuais moderadas a graves devido a defeitos da íris.

Outro estudo foi realizado para testar este procedimento para fins puramente cosméticos. Todos os sete pacientes apresentaram visão estável, sem complicações e relataram alta satisfação com o procedimento dentro do período de acompanhamento (6 meses a 2,5 anos).

Continua após a publicidade

Em suma, o procedimento moderno utiliza um laser de femtosegundo. Durante a cirurgia o laser de femtosegundo cria um túnel intracorneano. Um pigmento especial é então inserido na córnea. Este pigmento cobre o pigmento natural do seu olho. O procedimento leva cerca de 20 a 30 minutos no total.

Mais pesquisas são necessárias para determinar se esse procedimento cosmético é seguro ou não, contudo os estudos atuais são promissores.

A cor dos olhos pode mudar com o tempo?

Novas pesquisas sugerem que a cor dos olhos realmente não muda ao longo de nossas vidas. Na verdade, os cientistas indicam que após nosso primeiro ano de vida, nossa cor dos olhos se torna permanente.

De acordo com Ivan Schwab, professor de oftalmologia da Universidade da Califórnia, a cor dos olhos pode mudar ligeiramente com a idade, consumo de determinados alimentos ou durante casos excepcionais. Estes incluem puberdade e gravidez, onde o pigmento do olho pode escurecer graças a mudanças hormonais flutuantes.

Contudo, de modo geral a quantidade de melanina permanece igual ao longo dos anos e, por isso, a cor dos olhos não se altera.

Então, se você se interessou por esse assunto, descubra também quais são as 5 coisas raras que você ainda não sabia sobre os olhos verdes! 

Continua após a publicidade

Fontes: Tua Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você