Curiosidades

Efígie da República: de quem é o rosto estampado nas cédulas do real

Você sabe a origem da Efígie da República brasileira, o rosto feminino estampado nas moedas e cédulas de dinheiro do real?

Diariamente manuseamos moedas e cédulas de dinheiro. Mas, você já parou para observar a figura feminina presente nelas? Em suma, se trata da Efígie da República. Que mesmo após varias trocas monetárias, continua estampando o dinheiro brasileiro.

Em julho de 1994, o Plano Real foi implantado no Brasil, durante o mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando de Fernando Henrique Cardoso. Dessa forma, o Real trouxe novas notas que movimentam o capital brasileiro até os dias atuais. Porém, estampavam uma velha conhecida monetária, a Efígie da República.

Em suma, a figura feminina está presente na parte frontal das cédulas. Ademais, ela se assemelha a uma escultura sem cores, com um rosto sem expressão, cabelos ondulados, usando uma coroa de folhas.

Enfim, sua primeira aparição foi na moeda de 200 cruzados novos, implantada em 1989, durante o Plano Verão de José Sarney. Posteriormente, a moeda implantada foi o Cruzeiro, que não teve alterações. Apenas um carimbo notificando o reajuste. Portanto, não houve alteração na Efígie da República.

Continua após a publicidade

Efígie da República: o que é

Efígie da República: de quem é o rosto estampado nas cédulas do real
Exame

O nome dado a figura feminina presente na moeda brasileira é Efígie da República. No entanto, efígie não é o nome específico da representação presente nas cédulas de dinheiro. Dessa forma, efígie é o nome dado para qualquer figura com características humanas presentes em cédulas.

Por exemplo, a figura de presidentes americanos presente nas notas do dólar ou os monarcas presentes nas libras esterlinas. No entanto, as efígies não precisam necessariamente representar pessoas reais. Pois, podem ser um símbolo com traços que representam a beleza nacional.

Assim como a Efígie da República brasileira, presente nas notas do real. Que é uma representação alegórica de diversos traços da transição política brasileira. Enfim, a figura feminina foi selecionada para representar nossa moeda em 1889, após a proclamação da República. Contudo, o molde do rosto era diferente do atual.

Origem

Efígie da República: de quem é o rosto estampado nas cédulas do real
Uol

A Efígie da República brasileira presente nas moedas e cédulas de dinheiro tem um nome. Em suma, a figura feminina se chama Marianne e simboliza a Liberdade da República Francesa. Inclusive, especula-se que o nome seja a junção de Marie e Anne, nomes comuns entre as mulheres francesas.

Continua após a publicidade

Ademais, teve como inspiração a obra chamada “A Liberdade Guiando o Povo”, do pintor Ferdinand Victor Eugène Delacroix, em 1830. Da mesma forma, a personificação representa a intensificação dos Valores da República e dos cidadãos franceses. Além disso, simboliza a razão, nação, pátria e virtudes da república.

Posteriormente, o Brasil adotou a Alegoria Republicana Francesa Marianne. E assim, passou a ser estampada em vários objetos. Por exemplo, em bandeiras, praças públicas e as cédulas do dinheiro brasileiro.

De acordo com alguns historiadores, a escolha da figura feminina como símbolo representativo da República pode ter sido uma forma de demarcar a ruptura com o antigo regime autográfico. Que foi sofrido pela população e chefiado apenas por homens. Entretanto, Marianne começou a ser chamada de ‘Senhora da Liberdade’. Enquanto que outros passaram a chamá-la de ‘Senhora da Maçonaria’.

Marianne e a maçonaria

Exame

Marianne, além de ser objeto de referência do quadro de Delacroix e a representação da liberdade e República Francesa. Também é símbolo da maçonaria. De acordo com estudos, os maçons tiveram grande contribuição na história da Revolução Francesa, tanto é que o lema da revolução era Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Dessa forma, os bustos de Marianne são objetos obrigatórios em todos os templos franceses de maçonaria. Assim como, o ‘olho que tudo vê’ e a estrela de cinco pontas.

Continua após a publicidade

No entanto, existe muitas especulações com relação à Marianne ser usada como a Efígie da República brasileira. Como a presença de objetos ocultos na impressão das cédulas, além de outros detalhes que podem estar relacionados às práticas maçônicas.

Além disso, existem fortes indícios que afirmam que Marianne tem relação com diversas esculturas de deusas da antiguidade. Além de ser a mulher esculpida na Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

Como seria a Efígie da República na vida real?

Uol

Em suma, a figura feminina representada na moeda brasileira já passou por oito versões diferentes. Onde sempre buscou acompanhar o padrão de design da época. Mas, você já parou para pensar, como seria o rosto da Efígie da República se fosse uma pessoa?

Na época do cruzeiro, o rosto da efígie foi inspirado na atriz brasileira Tônia Carrero. Sendo que, o designer responsável foi Benedicto Ribeiro. Cujas moedas começaram a circular no Brasil na década de 1970.

Continua após a publicidade

Recentemente, o artista Robson Lami que usou uma técnica chamada “humanização de desenhos”. Em suma, a técnica consiste em manipular imagens digitais, transformando desenhos em pessoas. Por fim, Robson conseguiu chegar ao possível rosto de Marianne, que você pode ver na foto acima. Então, o que você achou do rosto da Efígie da República brasileira?

Fontes: CCMBR; Oficina da Net; Aventuras na História; Collectgram;

Imagens: Exame; Uol;

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você