Curiosidades

Equimose – O que é, por que acontece e 6 formas de tratar o hematoma

Você já ficou com algum roxo no seu corpo após um leve acidente? Sim? Então você já conhece a equimose. Agora vem descobrir como tratá-la

Afinal, quem nunca bateu o braço na quina da porta e ficou com aquela mancha gigante roxa, não é mesmo? A princípio, se isso já aconteceu com você, é provável que já tenha ficado com algum tipo de mancha roxa no seu corpo. E, se isso já aconteceu, então você já teve ou tem equimose.

Basicamente, a equimose se trata daquelas manchas na pele de coloração arroxeada, que geralmente surgem após o rompimento de vasos sanguíneos. Sobretudo, ao logo do tempo, elas vão desaparecendo de forma gradual. Inclusive, elas desaparecem conforme o seu organismo vai absorvendo o líquido que foi extravasado.

Sobretudo, vale destacar que se você é aquele tipo de pessoa que aparece com manchas roxas e dolorosas, sem um verdadeiro motivo, pode não ser normal. Ou então, se apresenta fragilidade capilar, hemorragias nasais ou sangramento nas gengivas com facilidade, você deveria procurar um especialista.

Contudo, caso você sofra uma pancada, é bem comum aparecer essas manchas roxas no lugar da batida. Mas, a notícia ainda melhor é que dá para evitar essa pequena chateação no dia a dia.

Por isso, para te ajudar a evitar a equimose, trouxemos 6 métodos caseiros e eficientes para você agir rápido e em casa. Ficou curioso? Então, vem conferir.

6 tratamentos caseiros para tratar a equimose

1- Arnica

Equimose- Conheça agora 6 métodos caseiros para tratá-la
Fonte: Boutique dos cachos

A princípio, a arnica montana é uma flor alpina considerada por muitos como inofensiva, barata e também milagrosa em alguns casos. Como por exemplo, em casos de equimoses ou outros casos de dores. Inclusive, você consegue encontrar a arnica em creme, gel, manipulação homeopática e até mesmo em chás.

Sobretudo, o indicado é que você a use ou tome seu chá logo após abatida. Inclusive, quanto mais você esperar, menos eficaz é a arnica.

Vale destacar que alguns especialistas indicam que pessoas hipertensas não bebam o chá de arnica.

2- Açúcar

Equimose- Conheça agora 6 métodos caseiros para tratá-la
Fonte: Veja. Abril

Por mais estranho que pareça, há quem afirme que o açúcar pode sim diminuir o aparecimento de equimose. Primeiramente, assim que bater um membro em algo, imediatamente, você deve ir para o açucareiro.

Assim sendo, umedeça os dedos e mergulhe-os no açúcar. Logo após, faça uma massagem forte e rápida na região da pancada, com os dedos açucarados.

Basicamente, essa é um estratégia que pode ajudar a fechar os vasos capilares que estão sangrando sob a pele. Consequentemente, pode impedir a formação da equimose.

3- Araruta

Equimose- Conheça agora 6 métodos caseiros para tratá-la
Fonte: Come-se

A priori, a Araruta é uma planta medicinal, originária da América do Sul. Sobretudo, ela é hoje muito usada na forma de polvilho. Ou então, é usada por alguns cozinheiros, em pó, para temperar e engrossar molhos.

Contudo, além de ser utilizada no preparo de alimentos, ela pode também ser usada para desaparecer a equimose.

Basicamente, para isso você precisa de uma ou duas colheres de sopa de araruta. Inclusive, a quantidade dependerá do tamanho do seu machucado.

Após pegar a araruta, adicione um pouco de água até virar uma pasta. Assim sendo, espalhe-a no local lesionado.

Após espalhar, espere secar a pasta. Então, depois disso, provavelmente a equimose já terá desaparecido. Parece até mágica, não é mesmo?

4- Vinagre

Equimose- Conheça agora 6 métodos caseiros para tratá-la
Fonte: Greenme

Primeiramente, por se tratar de um remédio popular, seus resultados de cura não são comprovados cientificamente. Assim sendo, para passar na equimose você só precisa misturar em partes iguais vinagre de maçã com água morna. Após misturar, molhe uma toalha com essa mistura e a pressione suavemente sobre a sua equimose.

Basicamente, essa mistura de vinagre com água morna pode fazer com que aumente o fluxo sanguíneo perto da superfície da pele. Ou seja, ajudará a dissipar o sangue que acumulou naquela região.

5- Óleo de rícino

Equimose- Conheça agora 6 métodos caseiros para tratá-la
Fonte: Super clube fit

A princípio, se você quer um resultado rápido, nós indicamos que você use o óleo de rícino. Assim sendo, para que você consiga diminuir a equimose, você precisa massagear a região que ficou roxa, com o óleo. Basicamente, o óleo de rícino ajuda a aliviar a dor, reduzir o inchaço e ainda diminuir a coloração roxa.

6- Óleo de massagem

Equimose- Conheça agora 6 métodos caseiros para tratá-la
Fonte: Segs

Basicamente, nesse caso você precisa misturar cinco gotas de óleo essencial de lavanda, com uma colher de chá de óleo vegetal. Após misturar, você deve massagear o local. Inclusive, isso é indicado pois, a pressão da massagem pode ajudar a reabsorver o sangue extravasado. Além do mais, você ficará com uma pele macia e cheirosa.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Anotou o seu método predileto?

Vem conferir mais uma matéria do Segredos do Mundo: Por que algumas pessoas tem um anel escuro em volta do pescoço?

Fontes: Seleções, Portal Educação, Tua saúde

Imagem de destaque: Viva bem

Próxima página »

Escolhidas para você