Notícias

Erupção de um vulcão da ilha de Tonga afeta mais de 80 mil pessoas

A erupção do vulcão submarino da ilha de Tonga provocou ondas de até 1,2 metros. Além disso, causou uma nuvem gigante de cinzas no céu.

A erupção de um vulcão da ilha de Tonga, no último sábado (15), afetou de forma negativa mais de 80 mil pessoas. Ou seja, mais da metade da população que é um total de 105 mil. A informação é das sociedades da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC). 

Sendo assim, erupção de vulcão da ilha de Tonga no Pacífico causou ondas de tsunami, uma imensa nuvem de cinzas e um blecaute na energia elétrica. Até o momento, não houve registro de mortos. A Nova Zelândia e a Austrália enviaram voos de reconhecimento para fazer uma varredura na área e mensurar os estragos.  

De acordo com a integrante da IFRC em Fiji, Katie Greenwood, como o lugar é remoto, os moradores locais ficaram bastante surpresos com a situação repentina. Portanto, a especialista também se preocupa com outras ilhas que estão mais longe dali. 

A erupção de vulcão da ilha de Tonga

Erupção de um vulcão da ilha de Tonga afeta mais de 80 mil pessoas

Continua após a publicidade

A erupção do vulcão submarino da ilha de Tonga provocou ondas de até 1,2 metros. Além disso, causou uma nuvem gigante de cinzas no céu. O barulho da erupção foi tão alto que foi possível escutar da Nova Zelândia. Ou seja, uma distância de 2,3 mil quilômetros de distância da ilha. 

Habitantes locais contaram que a ilha de Tonga parecia ter a superfície da Lua já que o local estava todo cinzento devido às cinzas do vulcão. Ademais, as pessoas que já usavam máscaras faciais para a proteção contra a Covid-19 passaram a usá-las também para não inalar as partículas  vulcânicas. 

Os estragos

Segundo a premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, durante um comunicado neste domingo (16), as cinzas do vulcão afetam os reservatórios e, agora, a principal necessidade na ilha de Tonga é a água potável. Além disso, algumas ilhas que são menores e ficam mais perto do vulcão sofreram inundações.

Continua após a publicidade

Todo o local recebe a monitoração por meio de um satélite. No entanto, é difícil observar com riqueza de detalhes já que o céu está coberto pela nuvem cinza. Hoje (17) militares em aviões da Nova Zelândia darão apoio aos moradores da ilha de Tonga.  

O Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai estava em erupção por vários dias. Contudo, sua força extrema foi no último sábado (15) e é considerada uma das mais violentas da ilha de Tonga em décadas. Por isso, gerou alertas de perigo por desencadear possíveis tsunamis em vários países da costa no Oceano Pacífico. Como, por exemplo, nos Estados Unidos da América (EUA) e no Japão. 

Confira também sobre os Turistas estrangeiros tem que pagar taxa de R$50 para entrar na Tailândia!

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você