Curiosidades

Espada de Dâmocles, o que é? Origem e significado da lenda grega

A lenda grega sobre a Espada de Dâmocles é uma história cuja moral tem relação com poder, política e a insegurança dos governantes.

A espada de Dâmocles refere-se à arma do protagonista de uma anedota moral. Nesse sentido, se trata originalmente de uma história perdida da Sícilia escrita por Timeu de Teauromênio. Porém, Cícero foi quem a contou pela primeira vem, para o filósofo grego Diodoro Sículo, mas também tem registro na obra Tusculanae Disputationes.

Desse modo, refere-se a uma lenda grega do período de 200 antes de Cristo. Em resumo, apresenta a história do conselheiro da corte de Dionísio, o Velho, um tirano de Siracusa. Sobretudo, a história tornou-se uma lição de moral e uma expressão que significa perigo iminente.

Basicamente, esse tirano vivia em um palácio cheio de requintes e itens bonitos, com uma criadagem sempre disposta a fazer-lhe todas as vontades. Porém, muitos cidadãos de Siracusa invejavam sua riqueza e vida boa. Em especial, Dâmocles, que era um amigo íntimo e conselheiro, vivia declarando sua inveja à vida do amigo para os quatro ventos.

Comumente, ele aparecia no palácio de Dionísio afirmando que ele era extremamente sortudo, tendo tudo que poderia desejar e sendo o homem mais sortudo do mundo. Entretanto, o Velho, cansado de ouvir isso todos os dias e de todos os lados decide propor que seu amigo fique em seu lugar por uma noite, o que ele rapidamente aceita.

Continua após a publicidade

Espada de Dâmocles, o que é? Origem e significado da lenda grega

A lenda da espada de Dâmocles

A princípio, Dâmocles teve acesso não somente à riqueza, mas também às mais belas mulheres do seu harem. Contudo, entre as festividades e bebidas compartilhadas com o público do passado, o protagonista percebeu que algo estava errado. Em resumo, logo acima de sua cabeça estaca pendurada uma espada afiadíssima.

Mais ainda, a espada estava presa por um frágil fio do rabo do cavalo favorito de Dionísio. Desse modo, questionou Dionísio sobre o motivo da espada estar posicionada onde ele se sentava. Logo em seguida, o tirano explicou que vivia desse modo de propósito, para lembrar-se do constante risco de perder tudo.

Em especial, essa mentalidade surgiu após Dionísio libertar Siracusa do domínio de Cartago, mas tornar-se um tirano sanguinário com muitos inimigos. Como consequência, Dâmocles decide devolver o posto ao tirano, e nunca mais declara sua inveja ao homem, principalmente por seu medo de morrer.

Continua após a publicidade

Apesar disso, ficou declarado que Dionísio assim vivia para manter-se constantemente em alerta em relação às ameaças. Ou seja, sempre observaria se um dos seus conselheiros iriam o trair, sempre questionando tudo que lhe acontecia para não vacilar e perder o que conquistou.

Curiosamente, a espada é um símbolo constante nas lendas da Antiguidade. Como exemplo, pode-se citar a Excalibur na lenda de Rei Arthur ou até a deusa grega Themis, que carrega em sua mão uma balança e uma espada para simbolizar a justiça. Comumente, simboliza poder, mas também dificuldade, sacrifício e compromisso.

Espada de Dâmocles, o que é? Origem e significado da lenda grega

Moral da história

No geral, a espada de Dâmocles é uma alusão para referir-se À insegurança daqueles com grande poder, em especial pela possibilidade de perder tudo repentinamente. Sendo assim, significa um sentimento de danação iminente. Mais ainda, tornou-se um importante símbolo político, pois a história aparece como símbolo em manuais europeus dos séculos XVI e XVII.

Continua após a publicidade

Além disso, o preceito que mais ilustra essa lenda grega é “não existe bônus, sem um ônus que pese sobre ele”. Em outras palavras, de forma quase literal, a história da espada de Dâmocles mostra que acima do privilégio de sentar em um lugar confortável, há o risco da morte pela espada afiada.

Por outro lado, representa uma questão comum, envolvendo aqueles que olham para pessoas bem sucedidas e acreditam que a vida é muito fácil para essas pessoas. Basicamente, a espada significa o peso e o risco de chegar ao topo, mas também as dificuldades de ter conforto ou conquistas importantes.

Acima de tudo, é uma interpretação da responsabilidade e instabilidade, porque a espada está presa de modo frágil em um pelo do cavalo. Portanto, poderia cair e cessar a vida de riquezas de Dionísio com o mais simples movimento, ou o mais simples erro. Por fim, é uma lição sobre política, poder e administração que se faz presente nas democracias atuais.

E aí, aprendeu sobre a espada de Dâmocles? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você