Ciência & Tecnologia

Estrela cadente – O que é e 4 dicas para conseguir vê-la

Sabe o que é uma estrela cadente? Por que ela recebe esse nome? Respondemos suas dúvidas e listamos 4 dicas para que você possa vê-la no céu.

Por Toni Nascimento

-

Provavelmente você já flertou com o céu noturno á procura de uma estrela cadente. Certamente você aguardava vê-la para poder usar o seu pedido. Para quem não sabe, uma lenda conta que a cada estrela cadente flagrada, você ganha o poder de pedir qualquer desejo para o universo e ele irá realizar.

De acordo com a lenda, acredita-se que a estrela cadente representava o momento exato em que os deuses estão a contemplar a vida na terra. Ou seja, seria o momento ideal para fazer com que pudessem ouvir e realizar os desejos das pessoas.

Apesar disso, a sua chance de ter visto uma estrela cadente ainda é pequena. Existe uma série de fatores que facilitam (ou complicam) encontrar essas belezinhas pelo céu. Mas antes de qualquer coisa, existem algumas coisas básicas sobre o assunto que o Segredos do Mundo vai te contar agora.

O que é uma estrela cadente?

O que é uma estrela cadente e quatro dicas para conseguir vê-la

Primeiramente, uma estrela cadente não é uma estrela e sim partículas cósmicas. Ou seja, ela é formada de pedaços de asteroide, resto de cometas ou meteoritos.

Além disso, elas entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. Devido a alta velocidade e do atrito com o ar atmosférico, esses corpos do espaço incendeiam-se. Isso provoca um rastro de luz no céu noturno.

Por fim, só é chamado de estrela cadente se não alcançar a superfície da Terra. Se ela tocar o chão, a nomenclatura muda e passa a se tratar de um meteorito.

Por fim, durante a história da humanidade são atribuídos ao avistamento de estrelas cadentes um sinal de boa sorte ou de mudanças. Apesar disso, de acordo com a cultura, as estrelas cadentes também podem representar um mau presságio.

Chuva de meteoros

O que é uma estrela cadente e quatro dicas para conseguir vê-la

Inicialmente, quando a Terra segue seu movimento de translação ao redor do Sol, passa por uma região onde há o rastro da passagem de um cometa. Ou seja, fragmentos oriundos do cometa podem entrar na atmosfera terrestre em grandes quantidades, formando inúmeros meteoros. Esse fenômeno é chamado de chuva de meteoros.

Confira 4 dicas para ver uma estrela cadente

1 – Agenda

Estrela cadente, o que é e quatro dicas para conseguir vê-la

Primeiramente, para ver uma estrela cadente você precisa ter noção das chances dela aparecer. Ou seja, organize a sua vida e rotina para conseguir ver uma dessas belezinhas no céu. O CACEP é um clube que oferece uma tabela que mostra os principais eventos do tipo. Organize-se.

2 – Fuga da cidade

O que é uma estrela cadente e quatro dicas para conseguir vê-la

Além disso, vai ser difícil ver uma estrela cadente no meio da cidade. Consequentemente, uma das grandes dicas é ficar longe dos grandes centros urbanos. Isso por que a grande poluição luminosa vai lhe impedir de ver o céu em sua máxima potência. Veja na agenda os dias propícios e neles, corra para um refugiu sem muita incidência de luz.

3 – Aplicativos

Estrela cadente, o que é e quatro dicas para conseguir vê-la

Saber para onde olhar é fundamental. Consequentemente, existem aplicativos que permitem localizar as constelações apenas apontando o dispositivo para elas. Se você tem Android, baixe o Sky Map ou o SkEye. Se seu aparelho for iOS, o GoSkyWatch e o Star Chart são ótimas opções.

4 – Paciência

Estrela cadente, o que é e quatro dicas para conseguir vê-la

Por fim, é preciso muita paciência. Normalmente todo mundo fica muito ansioso para avistar uma estrela cadente. Apesar disso, elas são imprevisíveis. Consequentemente, fique tranquilo e de preferência tenha uma boa companhia para buscar ver esse fenômeno dos céus.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Estrelas, 10 segredos que você não sabe sobre elas e as constelações

Fonte: OSR Significados Revista Galileu Brasil Escola

Imagens: Wooder Ice Our Universe for Kids Olhar Digital Fun Kids Wonderopolis Daily FX Plus 7

Próxima página »

Escolhidas para você