Curiosidades

Nebuta Matsuri, conheça esse festival de verão no Japão

O Nebuta Matsuri geralmente é realizado na região de Tohoku, no norte do Japão, sendo o festival Aomori Nebuta o mais famoso de todos.

Aomori Nebuta Matsuri é um festival anual de verão que acontece em Tohoku, no norte do Japão. O festival é um dos mais tradicionais e acontece todos os anos de 2 a 7 de agosto. Além disso, atrai mais de 2 milhões de turistas a cada ano.

O evento impressiona os visitantes com seus carros alegóricos gigantes, muitas vezes representando figuras e criaturas históricas e míticas. Os carros alegóricos são como lanternas gigantes iluminadas por dentro, e as imagens detalhadas quase parecem estar vivas!

Aliás, esses enormes carros alegóricos 3D são feitos à mão por mestres artesãos e exigem meses para serem feitos. Vamos saber tudo sobre esse colorido festival a seguir.

Nebutas, as lanternas dos carros alegóricos

Os carros alegóricos desfilam ao lado de músicos e dançarinos (dançarinos de haneto), que criam uma atmosfera envolvente. Hoje os carros alegóricos são feitos de armações de arame em vez de bambu e são iluminados com luzes de led.

As lanternas dos carros alegóricos são chamadas de nebutas e geralmente se baseiam em várias histórias míticas ou lendas, e os veículos muitas vezes exibem deuses impressionantes e imponentes ou personagens kabuki.

Há prêmios para várias categorias, mas os três primeiros carros alegóricos serão colocados em um navio no último dia e desfilarão pela baía.

A tradição das nebutas pode ter raízes no festival chinês Tanabata. Diz-se que as tradições chinesas de Qixi se misturaram com os costumes locais de fazer lanternas com papel e bambu, que ao longo dos anos cresceram em forma e tamanho para se tornarem os grandes carros alegóricos de Nebuta de hoje.

As tradições Tanabata do passado incluíam enviar lanternas por um rio para apaziguar as almas dos mortos e, de certa forma, é isso que o desfile de barcos no último dia simboliza.

Bonecos do Nebuta Matsuri

A maior estrela do festival uma boneca grande com uma lâmpada e luz fluorescente em forma de arame, linha e esticada com papel. Os desenhos variam de acordo com o fabricante, com inspiração em lendas japonesas e chinesas, figuras históricas, Kabuki (performance clássica japonesa), deuses e mitos.

O tamanho máximo é de 9 metros de largura, 5 metros de altura e 7 metros de profundidade, incluindo o carrinho no qual os bonecos são postos. Além disso, a visão da Nebuta iluminada colorindo a cidade noturna é encantadora.

O rosto da boneca, os membros e o padrão de quimono desenhado com tinta decoram a cena ao lado da iluminação.

Qual a origem do Nebuta Matsuri?

As origens do festival provoca discussão entre os historiadores. Uma teoria é que vem da tradição popular de limpar o espírito transferindo as impurezas para bonecas ou lanternas.

Há outra que faz referência à preguiça dos agricultores por causa dos meses mais quentes do verão e como este festival surgiu para livrá-los desse sentimento.

Alguns historiadores dizem que existem algumas teorias populares sobre a lenda de Sakanoue no Tamuramaro, que era um senhor da guerra por volta dos anos 800.

Dizem que ele escondeu soldados em bonecos de papel gigantes para atrair seus inimigos para uma armadilha ou fez criaturas horríveis de pano e bambu para assustar o inimigo.

O Nebuta Matsuri começou no período Edo, mas parou de ocorrer em diferentes momentos porque as velas usadas representavam um risco de incêndio para uma cidade que era feita de madeira naquela época.

Também não aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial como forma de conservar recursos, mas no final da guerra o festival voltou como forma de trazer alegria àquele período.

Popularidade

Por fim, o Nebuta Matsuri é um dos festivais mais populares do Japão. Desse modo, a melhor coisa sobre o evento é que qualquer um pode participar como dançarinos de haneto.

O único requisito é que você esteja vestindo a roupa tradicional do Nebuta Festival; que pode ser comprada em supermercados ou alugada em lojas locais da cidade. Aliás, esta é uma ótima maneira de conhecer pessoas locais e é uma chance de participar de um dos festivais mais espetaculares do Japão.

Então, gostou de saber mais sobre esse curioso festival japonês? Pois, leia também:

Símbolos do Japão: principais elementos da cultura japonesa
Daruma – história e curiosidades sobre este símbolo do Japão
Hábitos japoneses – Práticas pra uma vida melhor direto do Japão
Qual o sabor dos lanches exclusivos do Japão nas fast foods famosas?
6 sabores bizarros que só existem no Japão

Fontes: Japan Travel, Mundo Nipo, Coisas do Japão

Próxima página »

Escolhidas para você