A presença de fezes de barata no ambiente certamente indica que esses animais podem estar vivendo por ali. Apesar disso, nem todo mundo sabe identificar esses excrementos, que se passando despercebidos podem ser ignorados.
De forma geral, essas fezes têm a forma de pelotas marrons ou pretas, mas bem pequenas. A nível de comparação, elas se parecem com primeiros grãos de temperos ou achocolatados, por exemplo.
Uma vez que a presença de baratas representa um grave risco de saúde, é fundamental saber identificar esses excrementos. Apesar de serem bem pequenos, existem algumas dicas que podem te ajudar a perceber a presença das fezes de barata no ambiente.
Como identificar fezes de barata
Pequena e finas
Os excrementos de barata são bem pequenos, diferente daqueles eliminados por outras pragas, como ratos. O formato pode variar de acordo com a espécie no local, mas em geral possuem um aspecto granulado que dificulta a visualização.
Cores
A coloração das fezes desses animais é sempre puxada para um tom mais escuro. No geral, ficam entre o marrom e o preto.
Ficam amontoadas
Uma vez que a barata costuma defecar várias vezes, é normal que as fezes sejam depositadas em montinhos ao redor da casa. Ou seja, é preciso ficar atento à vários ambientes para poder encontrá-las.
Gavetas
Um dos principais ambientes que as fezes de barata são encontradas é nas gavetas. Principalmente as que não são abertas com tanta frequência podem guardar amontoados de excrementos não detectados.
Rodapés e armários
Outros espaço em que as baratas costumam defecar é nos cantos dos rodapés ou nas partes superiores de armários e eletrodomésticos. Isso porque esses lugares são observados com menos frequência, dando liberdade aos animais.
Espaços verticais
A principal diferença entre uma barata e um outro tipo de praga animal, é que elas conseguem depositar suas fezes mesmo em espaços verticais. Dessa forma, ficar atento a esse indício é uma forma de diferenciar a contaminação.
Lixeiras
Assim como outras pragas, as baratas adoram ficar próxima a alimentos em decomposição, ou seja, no lixo. Por causa disso, essa é uma das áreas que certamente irá reunir um maior acúmulo de fezes depositadas.
Riscos das fezes de barata
Saber identificar fezes de barata é importante para ajudar a eliminar a presença dessa praga dentro de casa. Uma vez que transportam uma série de bactérias nocivas para seres humanos e animais, a presença delas é um risco grave para a saúde.
Além disso, a inalação dessas fezes pode causar ou agravar sintomas de asma. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), fezes de barata estão entre os principais fatores dos sintomas da condição.
Uma vez que as fezes contaminadas entram em contato com o sistema respiratório, a presença de bactérias nos excrementos contribui para piorar ainda mais as inflamações dos brônquios.
Como eliminar excrementos de barata
A primeira indicação para eliminação dos excrementos de barata é nunca utilizar as mãos sem proteção. Sendo assim, utilize luvas e, se possível, máscaras.
Em seguida, é recomendável fazer uma limpeza da região com desinfetante. Para finalizar, higienize a região com álcool em gel.
O procedimento completo ajuda a remover as fezes, além de remover os feromônios que atraem outras baratas para o ambiente.
No entanto, a melhor forma de eliminar completamente os vestígios de baratas, a fim de garantir que elas não retornem ao ambiente, é contratar especialistas. A partir de uma sessão profissional de dedetização, é possível garantir a eliminação das pragas com mais sucesso.
Fontes: Ribeira, Desentupidora Império, Citromax
Imagens: Dr. Lava Tudo, Misiones Online, Galileu, G1, iG, Pragas e Eventos, Green Me, Alto Astral, Insect Control, Sima Control