MENU
Fezes verdes – O que significam e 5 causas possíveis para o problema
Fezes verde na maioria das vezes não são muito preocupantes, ainda assim podem ser indicativos de problemas como intestino sensível.

Provavelmente, você já passou por um momento na vida em que ao fazer suas necessidades, notou algo diferente: estava produzindo fezes verdes. Certamente, deve ter ficado assustado e se perguntando o motivo desse fenômeno.
Apesar disso, na maioria das vezes, fezes verdes não são preocupantes. Elas costumam durar pouco tempo, uma vez que o principal motivo é o alto consumo de alimentos verdes, como espinafre e brócolis.
Existem motivos mais graves para o fenômeno, apesar disso eles são mais raros. Se as fezes verdes não desaparecerem com 2 ou 3 dias, o ideal é que você procure um médico para identificar o real motivo.
Além disso, também é indicado procurar um médico quando outros sintomas aparecem junto. Por exemplo diarreia, enjoo, perda do apetite, presença de sangue nas fezes, dor de cabeça ou tonturas.
Confira 5 causas possíveis para as fezes verdes
1 – Consumo de alimento verde

Alto consumo de vegetais verdes (espinafre, brócolis ou alface) ou alimentos com corantes verde podem levar ao surgimento de fezes verdes.
Além disso, nesse caso, o ideal para que as fezes voltem a coloração normal é suspender temporariamente o consumo de alimentos verdes. Consequentemente, a coloração volta ao normal assim que o organismo elimina esses alimentos.
2 – Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável é uma inflamação das vilosidades intestinais que pode levar à formação de fezes verdes. O tratamento para a síndrome do intestino irritável é feito principalmente com a mudança dos hábitos, sendo recomendado seguir uma dieta adequada e fazer atividades que possam diminuir o estresse.
3 – Infecção intestinal

Infecções intestinais podem levar à formação de fezes verdes. Nas infecções intestinais o trânsito intestinal se torne mais rápido, diminuindo o tempo de exposição da bile às bactérias intestinais e às enzimas digestivas, o que leva à diarreia verde.
Neste caso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos de acordo com o microrganismo causador da infecção.
4 – Antibióticos

Antibióticos podem interferir na quantidade de bactérias presentes no trato intestinal, o que interfere no processamento da bile. A bile é um pigmento esverdeado inicialmente, mas que devido a algumas enzimas digestivas adquire coloração marrom.
Quando a quantidade de bactérias presentes no intestino é alterada, a bile continue a ser esverdeada e da origem às fezes verdes. Neste caso, o normal é que assim que os remédios parem de ser ingeridos, as fezes voltem ao normal.
5 – Mecônio

Mecônio são às primeiras fezes do bebê. Ela é espessa, viscosa e esverdeada, já que a microbiota intestinal do bebê ainda não está completamente desenvolvido.
É normal que o bebê libere essas fezes nas primeiras 24 horas após o nascimento, havendo mudança progressiva na coloração e consistência das fezes ao longo dos dias devido à maturação do trato intestinal.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Intestino preguiçoso, você tem? O que é, causas, sintomas e tratamento
Fonte: Tua Saúde
Imagem de destaque: Women’s Healt Brasil