Ciência & Tecnologia

Fezes verdes: 7 principais causas e como resolver

Fezes verde na maioria das vezes não são muito preocupantes, ainda assim podem ser indicativos de problemas como intestino sensível.

Provavelmente, você já passou por um momento na vida em que ao fazer suas necessidades, notou algo diferente: estava produzindo fezes verdes. Certamente, deve ter ficado assustado e se perguntando o motivo desse fenômeno.

Apesar disso, na maioria das vezes, fezes verdes não são preocupantes. Elas costumam durar pouco tempo, uma vez que o principal motivo é o alto consumo de alimentos verdes, como espinafre e brócolis.

Existem motivos mais graves para o fenômeno, apesar disso eles são mais raros. Se as fezes verdes não desaparecerem com 2 ou 3 dias, o ideal é que você procure um médico para identificar o real motivo.

Além disso, também é indicado procurar um médico quando outros sintomas aparecem junto. Por exemplo diarreia, enjoo, perda do apetite, presença de sangue nas fezes, dor de cabeça ou tonturas.

Continua após a publicidade

Confira 5 causas possíveis para as fezes verdes

1 – Consumo de alimento verde

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Ativo

Alto consumo de vegetais verdes (espinafre, brócolis ou alface) ou alimentos com corantes verde podem levar ao surgimento de fezes verdes.

Além disso, nesse caso, o ideal para que as fezes voltem a coloração normal é suspender temporariamente o consumo de alimentos verdes. Consequentemente,  a coloração volta ao normal assim que o organismo elimina esses alimentos.

Continua após a publicidade

2 – Síndrome do Intestino Irritável

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
H9J

A síndrome do intestino irritável é uma inflamação das vilosidades intestinais que pode levar à formação de fezes verdes. O tratamento para a síndrome do intestino irritável é feito principalmente com a mudança dos hábitos, sendo recomendado seguir uma dieta adequada e fazer atividades que possam diminuir o estresse.

3 – Infecção intestinal

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Amor a Vida

Infecções intestinais podem levar à formação de fezes verdes. Nas infecções intestinais o trânsito intestinal se torne mais rápido, diminuindo o tempo de exposição da bile às bactérias intestinais e às enzimas digestivas, o que leva à diarreia verde.

Continua após a publicidade

Neste caso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos de acordo com o microrganismo causador da infecção.

4 – Antibióticos

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Guia da Farmácia

Antibióticos podem interferir na quantidade de bactérias presentes no trato intestinal, o que interfere no processamento da bile. A bile é um pigmento esverdeado inicialmente, mas que devido a algumas enzimas digestivas adquire coloração marrom.

Quando a quantidade de bactérias presentes no intestino é alterada, a bile continue a ser esverdeada e da origem às fezes verdes. Neste caso, o normal é que assim que os remédios parem de ser ingeridos, as fezes voltem ao normal.

5 – Mecônio

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Tua Saúde

Mecônio são às primeiras fezes do bebê. Ela é espessa, viscosa e esverdeada, já que a microbiota intestinal do bebê ainda não está completamente desenvolvido.

Continua após a publicidade

É normal que o bebê libere essas fezes nas primeiras 24 horas após o nascimento, havendo mudança progressiva na coloração e consistência das fezes ao longo dos dias devido à maturação do trato intestinal.

6 – Problemas no estômago

Fezes verdes - O que significam e 5 causas possíveis para o problema
Fluentics

Algumas doenças bacterianas ou virais que atingem o estômago podem deixar as fezes verdes. Isso porque elas passam com muita velocidade pelo trato intestinal, não permitindo a quebra dos pigmentos biliares. Condições como a giardíase, por exemplo, provocam esse tipo de condição.

O problema pode desaparecer por conta própria em alguns dias, especialmente se o paciente beber muita água. No entanto, se houverem sintomas que acompanham a mudança de coloração, pode haver uma contaminação mais grave.

7 – Suplementos com ferro

Fezes verdes - O que significam e 5 causas possíveis para o problema
Melhor com Saúde

Pílulas de suplementação de ferro pode contribuir para a mudança de tons das fezes, ficando verdes ou pretas. Segundo pesquisas da U.S. National Library of Medicine, a alteração pode indicar que o corpo está absorvendo os suplementos de forma correta, quando elas ficam pretas.

Continua após a publicidade

Por outro lado, as fezes verdes indicam que os nutrientes não estão sendo absorvidos corretamente. Nesse caso, é preciso consultar um médico para estudar outras alternativas de suplementação. Nos casos de ferro intravenoso, por exemplo, o efeito não ocorre.

Quando você deve ir ao médico

Fezes verdes - O que significam e 5 causas possíveis para o problema
MBG Health

As fezes verdes devem ser motivo de consulta a um médico especialista quando surgem com outros sintomas. Entre eles, por exemplo, estão quadros de diarreia, enjoo, perda do apetite, dor de cabeça e tonturas. Além disso, fezes acompanhadas de sangue também indica algum tipo de problema grave.

Outros quadros que necessitam de uma observação mais profunda de um médico são aqueles em que a coloração verde não desaparece. Em média, a condição deve sumir em até três dias após a redução do consumo de alimentos ou medicamentos que provocam a mudança.

Ou seja, quando o quadro não some naturalmente, é possível que existam complicações que precisam de um diagnóstico mais profundo.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Intestino preguiçoso, você tem? O que é, causas, sintomas e tratamento

Fonte: Tua Saúde, Istoé

Imagens: Women’s Healt Brasil, MBG Health, Fluentics, Melhor com Saúde

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você