Fezes verdes: quando se preocupar?

Embora possam ser motivo de susto, as fezes verdes, de modo geral, não indicam condições graves. Saiba mais sobre isso aqui em nosso texto!

Pessoa no banheiro para ilustrar textos sobre fezes verdes

Fezes verdes, bem como outros tipos de alterações nesses dejetos, costumam preocupar bastante as pessoas. No entanto, na maioria das vezes, essa coloração não indica nada muito grave, podendo ser apenas a consequência de ser ingerir muitos alimentos verdes, por exemplo.

Só que mesmo não sendo frequentes as causas mais graves, elas existem e é importante conhecer para poder ter as atitudes necessárias e evitar que algo um pouco mais sério se complique.

Por isso, listamos algumas condições que apresenta um de seus sintomas as fezes verdes para conhecermos melhor o que pode estar por trás delas. Vamos lá!

Leia também: O que a cor das fezes indica sobre a nossa saúde?

Quando as fezes verdes são preocupantes?

1. Síndrome do intestino irritável

Uma das condições que podem apresentar como sintoma as fezes verdes é a síndrome do intestino irritável. Por não ser algo tão comentado, poucas pessoas sabem que essa doença existe e do que ela se trata. Segundo a definição do professor titular de gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC:

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença gastrointestinal funcional caracterizada por dor ou desconforto abdominal associados a alterações na característica das evacuações, muito frequente no mundo todo. Ocorre por uma complexa conjunção de mecanismos, porém, alterações na motilidade intestinal e hiperalgesia visceral são fatores preponderantes. A influência dos fatores psicológicos é notável nos doentes com SII.

Embora não seja uma doença que necessariamente gere problemas graves, a síndrome do intestino irritável deve ser acompanhada por profissionais da saúde, pois pode trazer outros sintomas muito incômodos e que podem precisar de auxílio médico, nos casos mais extremos, por exemplo, na baixa frequência de evacuações ou no oposto – diarreia recorrente que pode causar desidratação, entre outros.

Além desses sintomas, essa condição também pode vir acompanhada por:

  • alteração na consistência das fezes,
  • distensão abdominal,
  • presença de muco nas fezes,
  • cólicas,
  • sensação de esvaziamento incompleto do intestino,
  • flatulências.

2. Infecção intestinal

A infecção intestinal costuma ser um problema um pouco mais conhecido no cotidiano e também pode trazer em sua lista de sintomas a presença de fezes verdes, dentre outros, como:

  • perda de apetite,
  • tontura,
  • fadiga,
  • febre,
  • flatulências,
  • mal-estar generalizado,
  • boca seca,
  • calafrios,
  • cólicas,
  • distensão abdominal,
  • dor de cabeça, entre outros.

De acordo com o protocolo de parasitoses intestinais publicado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, a infecção intestinal pode ser causadas por diferentes tipos de microrganismos, por exemplo, os vírus, as bactérias, os protozoários e os helmintos, por via fecal-oral principalmente.

Embora as crianças sejam as mais propensas em contrair essa doença, todos podemos ser acometidos com maior ou menor gravidade. Por isso, em casos de suspeita, é muito importante buscar o pronto atendimento, já que, em alguns casos, o tratamento deve ser feito com antibióticos receitados pelos médicos. Além disso, vale a pena ressaltar que esse tipo de infecção pode levar a óbito, sobretudo, crianças e idosos, em razão disso, não deve ser ignorada.

Leia também: Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?

Fezes verdes de bebês são preocupantes?

De modo geral, é normal que nos primeiros dias de vida as fezes dos bebês sejam verdes ou esverdeadas, devido à sua alimentação ser exclusivamente do leite materno que – logo após o parto – costuma ser mais rico em lactose.

Outra causa comum dessa coloração de fezes em bebês é a troca de fórmulas. Mas em casos assim, após 3 a 4 dias, a cor volta ao normal.

A preocupação de fezes verdes de bebês deve ocorrer nos casos em que elas vierem acompanhadas de outros sintomas, como cólicas, diarreia, alteração na consistência das fezes, febre, entre outros. Em situações assim, é indicado que se procure atendimento médico, pois podem ser sinais de condições mais graves, como intolerância a algum alimento ou infecção intestinal.

Como devem ser a cor e textura das fezes saudáveis?

Conforme os especialistas, as fezes que indicam um bom funcionamento do sistema digestivo devem ter as seguintes características:

  • coloração marrom,
  • sólidas – mas não duras – e um pouco alongadas,
  • devem afundar no vaso sanitário.

É claro que em situações específicas alguma dessas características pode sofrer alteração sem necessariamente indicar algum problema mais sério. No entanto, em casos de persistência dessas mudanças, é indicado buscar o médico para evitar que se agrave algum quadro de saúde digestiva.

Fontes: Digest, Tamarine, Médico Responde,

Bibliografia:

Catapani, W. R. (2004). Conceitos atuais em síndrome do intestino irritávelArquivos Médicos do ABC29(1).

Fernandes, S., Beorlegui, M., Brito, M. J., & Rocha, G. (2012). Protocolo de parasitoses intestinaisActa Pediátrica Portuguesa43(1), 35-41.

Silva, M. T., Leite, F. M. M., Santiago, F. V. P., de Albuquerque, Í. G. S., Brito, A. P. S. O., & Garcia, H. C. R. (2020). Diagnóstico e tratamento da síndrome do intestino irritável: revisão sistemáticaPará Research Medical Journal4, 0-0.

 

Outras postagens