Ciência & Tecnologia

Fezes verdes – O que significam e 5 causas possíveis para o problema

Fezes verde na maioria das vezes não são muito preocupantes, ainda assim podem ser indicativos de problemas como intestino sensível.

Por Toni Nascimento

-

Provavelmente, você já passou por um momento na vida em que ao fazer suas necessidades, notou algo diferente: estava produzindo fezes verdes. Certamente, deve ter ficado assustado e se perguntando o motivo desse fenômeno.

Apesar disso, na maioria das vezes, fezes verdes não são preocupantes. Elas costumam durar pouco tempo, uma vez que o principal motivo é o alto consumo de alimentos verdes, como espinafre e brócolis.

Existem motivos mais graves para o fenômeno, apesar disso eles são mais raros. Se as fezes verdes não desaparecerem com 2 ou 3 dias, o ideal é que você procure um médico para identificar o real motivo.

Além disso, também é indicado procurar um médico quando outros sintomas aparecem junto. Por exemplo diarreia, enjoo, perda do apetite, presença de sangue nas fezes, dor de cabeça ou tonturas.

Confira 5 causas possíveis para as fezes verdes

1 – Consumo de alimento verde

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Ativo

Alto consumo de vegetais verdes (espinafre, brócolis ou alface) ou alimentos com corantes verde podem levar ao surgimento de fezes verdes.

Além disso, nesse caso, o ideal para que as fezes voltem a coloração normal é suspender temporariamente o consumo de alimentos verdes. Consequentemente,  a coloração volta ao normal assim que o organismo elimina esses alimentos.

2 – Síndrome do Intestino Irritável

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
H9J

A síndrome do intestino irritável é uma inflamação das vilosidades intestinais que pode levar à formação de fezes verdes. O tratamento para a síndrome do intestino irritável é feito principalmente com a mudança dos hábitos, sendo recomendado seguir uma dieta adequada e fazer atividades que possam diminuir o estresse.

3 – Infecção intestinal

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Amor a Vida

Infecções intestinais podem levar à formação de fezes verdes. Nas infecções intestinais o trânsito intestinal se torne mais rápido, diminuindo o tempo de exposição da bile às bactérias intestinais e às enzimas digestivas, o que leva à diarreia verde.

Neste caso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos de acordo com o microrganismo causador da infecção.

4 – Antibióticos

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Guia da Farmácia

Antibióticos podem interferir na quantidade de bactérias presentes no trato intestinal, o que interfere no processamento da bile. A bile é um pigmento esverdeado inicialmente, mas que devido a algumas enzimas digestivas adquire coloração marrom.

Quando a quantidade de bactérias presentes no intestino é alterada, a bile continue a ser esverdeada e da origem às fezes verdes. Neste caso, o normal é que assim que os remédios parem de ser ingeridos, as fezes voltem ao normal.

5 – Mecônio

Fezes verdes - 5 causas possíveis para o fenômeno
Tua Saúde

Mecônio são às primeiras fezes do bebê. Ela é espessa, viscosa e esverdeada, já que a microbiota intestinal do bebê ainda não está completamente desenvolvido.

É normal que o bebê libere essas fezes nas primeiras 24 horas após o nascimento, havendo mudança progressiva na coloração e consistência das fezes ao longo dos dias devido à maturação do trato intestinal.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Intestino preguiçoso, você tem? O que é, causas, sintomas e tratamento

Fonte: Tua Saúde

Imagem de destaque: Women’s Healt Brasil

Próxima página »

Escolhidas para você