Curiosidades

16 curiosidades sobre o filme Amor, Sublime Amor indicado ao Oscar 2022

A adaptação do musical de 1957 explora o amor proibido e a rivalidade entre os Jets e os Sharks, duas gangues de diferentes origens étnicas.

Amor, Sublime Amor é um famoso musical da Broadway de 1957 de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim. Ele foi adaptado para as telas em 1961 – e agora, Steven Spielberg lançou o segundo remake do filme.

Com roteiro de Tony Kushner, o remake representará o primeiro projeto musical de Spielberg (A Lista de Schindler, Tubarão) em sua longa carreira.

Ficou curioso pra saber como ficou essa adaptação que já ganhou indicação ao Oscar 2022? Então, vamos conferir algumas curiosidades sobre ela!

16 curiosidades sobre o filme Amor, Sublime Amor

1. O filme Amor, Sublime Amor coloca a história de amor de Romeu e Julieta de Shakespeare em um cenário de cultura de gangues na Nova York dos anos 1950. Quando o ex-membro dos Jets, Tony, se apaixona por Maria, a irmã do líder da gangue rival, os Sharks, as tensões aumentam e o desastre acontece.

Continua após a publicidade

2. Amor, Sublime Amor começou no palco em 1957. O musical foi dirigido e coreografado por Jerome Robbins com música de Leonard Bernstein e letras de Stephen Sondheim.

Além disso, foi indicado a seis Tonys, vencendo dois. Isso levou ao filme de 1961, que foi co-dirigido por Robbins. Foi um grande sucesso, recebeu 11 indicações ao Oscar e ganhou 10 delas, incluindo Melhor Filme.

Continua após a publicidade

3. Spielberg e Tony Kushner parecem realmente gostar de trabalhar juntos. Kushner atuou como roteirista em “Munique” e “Lincoln”. Ele também é um vencedor do Tony e Pulitzer por sua peça “Angels in America”.

Kushner começou a trabalhar no roteiro de “Amor, Sublime Amor” antes mesmo de Spielberg começar a dirigi-lo.

Continua após a publicidade

4. Em janeiro de 2018, antes mesmo de Spielberg estar se preparando para dirigir o filme, uma chamada de elenco aberta foi anunciada para os personagens principais do filme.

Enquanto um ator conhecido em Ansel Elgort acabou sendo escalado como Tony, Rachel Zegler ganhou o papel de Maria. Zegler é uma novata completa, já que ela não tinha créditos anteriores em filmes ou TV.

5. A premiada atriz da Broadway Ariana DeBose foi escalada como Anita e David Alvarez como Bernardo, irmão de Maria e líder dos Sharks.

Mais fatos sobre o filme

6. Rita Moreno, que ganhou um Oscar por sua atuação como Anita no filme original, aparecerá no remake como a nova personagem Valentina, apesar de ter dito anteriormente que estava “nervosa” com o remake de Spielberg. Moreno também será produtor executivo do filme.

Continua após a publicidade

7. Como de costume, Janusz Kaminski foi o diretor de fotografia de Amor, Sublime Amor. Esta é sua 15ª colaboração com o diretor, e Kaminski ganhou dois Oscars por seu trabalho em filmes de Spielberg, um por “A Lista de Schindler” e outro por “O Resgate do Soldado Ryan”.

Kaminski fez um grande esforço neste filme para tornar a cinematografia o mais parecida possível com o filme de 1961, embora a tecnologia e as práticas cinematográficas tenham mudado bastante desde então.

8. A chamada de elenco para o remake do musical, que pedia apenas atores latinos, recebeu 30.000 inscrições.

9. Com toda a coreografia e o caos de filmar um filme, não é de surpreender que a maioria das músicas tenha sido pré-gravada e depois tocada no set. No entanto, três músicas foram cantadas ao vivo, são elas: “One Hand, One Heart”, “Somewhere”, “A Boy Like That/I Have a Love”.

Continua após a publicidade

10. Muitos dos personagens do filme, incluindo os membros dos Sharks, são porto-riquenhos. Naturalmente, eles falam espanhol. No entanto, Spielberg não usou legendas em inglês quando os personagens falavam espanhol. Spielberg fez isso para colocar as duas línguas em pé de igualdade.

Outras curiosidades sobre Amor, Sublime Amor

11. No filme original de 1961, Natalie Wood interpretou Maria e Richard Beymer atuou como Tony, com Rita Moreno e George Chakiris estrelando como Anita e Bernardo.

12. Após um atraso por causa da pandemia do Covid-19, o filme estreou no Lincoln Center em 17 de novembro de 2021. Grande parte do elenco estava lá, assim como Sondheim. Esta acabou por ser a última aparição pública de Stephen Sondheim, já que o ícone morreu menos de um mês depois.

13. Spielberg teve um relacionamento complicado com seu pai Arnold, que é facilmente perceptível quando você assiste a seus filmes. Os dois se reconciliaram nos últimos anos, no entanto. Enquanto o filme estava em produção, Arnold morreu, embora tenha vivido até os 103 anos.

Continua após a publicidade

14. O filme Amor, Sublime Amor foi feito com um orçamento de US$ 100 milhões. Infelizmente, devido à pandemia, o longa fracassou nas bilheterias e não vai chegar perto de recuperar seu orçamento.

15. Apesar do fracasso comercial, o filme está recebendo elogios de grupos de críticos e premiações. Com efeito, o musical recebeu três das quatro indicações ao Globo de Ouro e sete indicações ao Oscar 2022, incluindo as categorias de Melhor Filme e Melhor Direção para Spielberg.

16. . O Disney+ revelou que o filme chegará ao catálogo brasileiro da plataforma em 2 de março.

E que tal dar uma olhada em outro filme também indicado ao Oscar? 12 curiosidades sobre o filme Belfast, indicado ao Oscar 2022

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você