Curiosidades

15 curiosidades sobre o filme Licorice Pizza, indicado ao Oscar 2022

O novo filme de Paul Thomas Anderson 'Pizza de Alcaçuz', explora o amor, a fama e a juventude em Vale de San Fernando dos anos 1970.

‘Licorice Pizza’, ou Pizza de Alcaçuz na tradução literal, é filme que conta uma história de amadurecimento estrelada por Alana Haim e Cooper Hoffman, filho do falecido ator Philip Seymour Hoffman. Em suma, a história se passa em San Fernando durante a década de 1970 e apresenta um garoto do ensino médio em busca do sucesso como ator de Hollywood.

Quer saber mais sobre o longa que recebeu indicação ao Oscar 2022? Então, vamos lá!

15 curiosidades sobre o filme Licorice Pizza

1. “Licorice Pizza” é o primeiro longa-metragem de Haim e Hoffman. Na verdade, este é o primeiro crédito de atuação de Hoffman em geral; Haim, por outro lado, foi creditado em vários outros trabalhos.

2. Os dois atores trazem leveza e juventude genuína aos seus respectivos personagens, Alana, uma fotógrafa de 25 anos, e Gary, um ator mirim de 15 anos. Aliás, a indecisão de Alana contrasta perfeitamente com a ambição e o charme de Gary, cada um incorporando elementos familiares da juventude.

Continua após a publicidade

3. O cenário da Califórnia dos anos 70 impregna cada quadro do filme; até o título, Licorice Pizza, faz referência a uma popular cadeia de lojas de discos de Glendale dos anos 1960 e 1970.

4. Filmado no Vale de San Fernando, Anderson construiu fliperamas, escritórios políticos e postos de gasolina para os artistas jogarem, criando uma sensação de imersão incomum na maioria dos filmes modernos.

5. Também aparecem no filme Christine Ebersole como uma versão fictícia de Lucille Ball, Benny Safdie como um candidato a prefeito enrustido e John Michael Higgins como um empresário racista.

Mais fatos sobre ‘Pizza de Alcaçuz’

6. Em uma entrevista à Revista Variety, o diretor revelou que levou muitos meses para decidir sobre um título. De fato, quando anunciaram a data de lançamento do filme em abril, houve rumores de que o longa se chamaria Soggy Bottom.

Continua após a publicidade

Contudo, como o filme se passa na Califórnia na década de 1970, o diretor acabou se decidindo por um título que evocava esse período para ele. Ele explicou: “Antigamente, havia uma cadeia de lojas de discos no sul da Califórnia chamada Licorice Pizza.”

7. Devido à diferença de idade, o relacionamento de Alana e Gary é explicitamente não sexual; embora não por falta de tentativa por parte de Gary. Ao longo do filme, Alana rejeita repetidamente os avanços românticos de Gary por causa da sua idade.

8. Anderson adora colaborar com os mesmos artistas repetidamente, seja Philip Seymour Hoffman ou o compositor musical Jonny Greenwood. O músico já foi predominantemente conhecido por ser o baixista do Radiohead, mas agora ele também é um compositor de filmes muito procurado.

Aliás, isso se deve em grande parte a Anderson contratá-lo para compor a trilha sonora de ‘Sangue Negro’.

Continua após a publicidade

9. Os últimos filmes de Anderson estrelaram atores com os quais o diretor sabe que se sente confortável em trabalhar. Ele trabalhou com Daniel Day-Lewis duas vezes, e o mesmo vale para Joaquin Phoenix.

Por isso, é uma surpresa que Bradley Cooper, que nunca trabalhou com o diretor antes, tenha um papel de protagonista neste filme.

Outras curiosidades sobre Licorice Pizza

10. Licorice Pizza foi lançado nos Estados Unidos em cinemas principais em 26 de novembro de 2021. Além disso, o filme foi aclamado pela crítica e recebeu três prêmios do National Board of Review, incluindo Melhor Filme.

11. Também foi nomeado um dos melhores filmes de 2021 pelo American Film Institute. Recebeu quatro indicações no 79º Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme – Musical ou Comédia. Ademais, ele também recebeu oito indicações no 27º Critics’ Choice Awards, incluindo Melhor Filme e cinco indicações no 75º British Academy Film Awards.

Continua após a publicidade

12. O pai de Leonardo DiCaprio, George DiCaprio, interpreta o homem que vende a Gary uma cama de água no filme. George DiCaprio era uma figura bem conhecida na cena alternativa do sul da Califórnia durante a época que inspira o filme.

13.Como visto no filme Licorice Pizza, o pinball foi proibido em Los Angeles de 1939 a 1973, alegando que era legalmente uma forma de jogo.

14. A inspiração para o enredo principal do filme veio para Paul Thomas Anderson quase 20 anos antes dele pensar em produzi-lo. Em suma, ele estava passando por uma escola secundária em seu bairro quando viu um adolescente tentando flertar com uma funcionária.

Com efeito, isso fez Anderson pensar no que aconteceria se um adolescente convidasse uma mulher mais velha para um encontro.

Continua após a publicidade

15. Por fim, o termo “Licorice Pizza” é uma gíria para um disco de vinil, particularmente álbuns que eram famosos como LPs para Long Play, daí Licorice Pizza. Além disso, o disco de vinil é preto, que é a cor do alcaçuz, e a forma é plana e redonda, como uma pizza.

Então, curtiu saber mais sobre o filme Pizza de Alcaçuz? Pois, não deixe de ler: Como escolher um hobby? 27 dicas do que fazer no tempo livre

Próxima página »

Escolhidas para você