Saúde

O que causa herpes? Entenda a doença que causa feridas e foi assunto no BBB

O herpes labial é comum e geralmente desaparece sozinho, mas vamos analisar suas causas e o que podemos fazer para aliviar seus sintomas.

O Big Brother Brasil 22 está sendo marcado por festas cheias de beijos entre os brothers e muita curtição. Contudo, esta semana, Eliezer, participante do reality, apareceu com uma ferida nos lábios, que chamou a atenção da web para uma doença infecciosa e transmissível: a herpes. E o pior, acabou lascando um beijão na sister Natália (e algumas outras)!

Mas você sabe o que é, o que causa e como tratar essa doença?

O que é o vírus Herpes Simplex – Tipo 1?

O HSV-1 é o Vírus Herpes Simplex – Tipo 1 e é responsável pelo herpes labial, também conhecido como bolhas de febre. Desse modo, as pessoas com infecção inicial pelo HSV-1 podem apresentar bolhas nos lábios/boca, no interior da boca e nas gengivas.

Ademais, outros sintomas incluem febre, irritabilidade, dor de garganta, incapacidade de comer ou beber e aumento da salivação. No entanto, algumas infecções iniciais são imperceptivelmente leves. Independentemente da gravidade da infecção inicial, bolhas dolorosas podem ocorrer ao longo da vida de pessoa que possui o vírus.

Continua após a publicidade

5 sintomas comuns do herpes

Os sintomas geralmente começam cerca de 8 dias após a exposição ao HSV-1 e incluem:

1. Febre (especialmente durante o primeiro episódio);
2. Glândulas inchadas (linfonodos aumentados);
3. Uma sensação de formigamento na área afetada;
4. Um aglomerado, ou seja, várias bolhas claras e cheias de líquido que podem ser cercadas por vermelhidão. No entanto, essas bolhas podem ou não ser dolorosas;
5. Bolhas e lesões geralmente cicatrizam dentro de 7 a 10 dias.

Pessoas com infecção por HSV-1 são infectadas por toda a vida, portanto, podem ter crises periódicas e podem transmitir o vírus a outras pessoas.

O que causa herpes labial?

Em reação a certos gatilhos, o vírus causa a recorrência dos sintomas. Desse modo, o que causa a manifestação da herpes labial inclui:

Continua após a publicidade

1. Ter outra infecção
2. Ter febre
3. Sentir-se muito estressado ou chateado
4. Estar muito cansado
5. Menstruação
6. Receber uma lesão na área afetada
7. Exposição solar excessiva

Herpes labial é contagioso?

Não basta saber apenas o que causa o herpes labial, é importante saber que este é um vírus contagioso e, portanto, o contato pele a pele com a área afetada deve ser evitado.

Além disso, é muito importante evitar a disseminação da infecção por HSV1 para bebês recém-nascidos e qualquer pessoa que tenha um sistema imunológico enfraquecido (por exemplo, aqueles que fazem quimioterapia para câncer). Contudo, se você não tem herpes labial ativo, geralmente não é infeccioso para outras pessoas.

Como é o tratamento para esta infecção?

Tratamento com medicamentos

Embora a crise de herpes labial geralmente desapareça sem tratamento, vários tipos de medicamentos antivirais prescritos ou de farmácia podem acelerar o processo de cicatrização. Alguns deles incluem:

Continua após a publicidade

Cremes antivirais tópicos: estão disponíveis nas farmácias e devem ser aplicados na afta várias vezes ao dia e funcionam melhor se forem aplicados assim que você reconhecer a sensação de formigamento precoce.

Medicamentos antivirais orais em comprimido: estão disponíveis mediante receita médica. Aliás, de modo geral, os comprimidos funcionam melhor que os cremes.

Os comprimidos antivirais são normalmente prescritos quando uma afta é muito grande, dolorosa ou continua voltando. Todavia, para infecções particularmente graves, alguns medicamentos antivirais podem ser administrados com uma injeção.

4 remédios caseiros para herpes labial

Os seguintes remédios caseiros podem ajudar a reduzir o desconforto da infecção:

Continua após a publicidade

1. Antiácidos

A maior parte da dor associada a uma ferida na boca é causada por enzimas estomacais e ácidos dentro da boca. Dessa forma, ao estourar um antiácido na boca e permitir que ele se dissolva na boca, você poderá reduzir um pouco a dor.

Com efeito, o comprimido ajudará a neutralizar os ácidos e, em última análise, ajudará a curar a ferida na boca mais rapidamente. Claro, você deve sempre verificar o rótulo do antiácido para obter informações de dosagem apropriadas.

2. Peróxido de Hidrogênio

Em suma, você pode usar esse produto do seu armário de remédios para ajudar a curar uma ferida na boca rapidamente. Primeiro, tente usar peróxido de hidrogênio como um enxágue bucal simples, da mesma forma que você usaria um enxaguante. Só tome cuidado para não ingerir nenhum líquido.

Alternativamente, você pode criar um enxágue calmante misturando 1/4 xícara de peróxido de hidrogênio, 1/4 xícara de água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Continua após a publicidade

Exatamente como os antiácidos funcionam para aliviar a dor na boca, o bicarbonato de sódio ajudará a neutralizar os ácidos na boca. Assim, a combinação de sal e peróxido de hidrogênio ajudará a ferida a cicatrizar mais rapidamente.

3. Sal

Às vezes, o remédio mais simples é o melhor. Adicione um pouco de sal à água morna e enxágue por cerca de 30 segundos. Este truque é tão eficaz na cura de feridas na boca porque o cloreto de sódio funciona para tirar água dos tecidos saudáveis ​​​​ao redor da boca e redirecionar a água para a ferida na boca.

Dessa forma, ao enviar fluidos saudáveis ​​para a ferida na boca, ajuda a curar a herpes mais rapidamente. Além disso, este também é um ótimo remédio para tentar com abscessos.

4. Sálvia

Em suma, a sálvia tem compostos naturais que podem matar vírus, bactérias e reduzir a inflamação. Então, para fazer um bochecho de sálvia, simplesmente coloque cerca de 2 colheres de chá de sálvia seca em um pouco de água fervente com a panela tampada.

Continua após a publicidade

Posteriormente, deixe o líquido esfriar e use-o para enxaguar a boca cerca de duas ou três vezes ao dia. Com efeito, isso ajudará a evitar que a infecção se instale na ferida da boca e ajudará a reduzir parte da dor associada à ferida. Assim, ao eliminar a inflamação, a ferida na boca deve cicatrizar mais cedo.

Quando procurar atendimento médico?

Por fim, você deve consultar um médico se:

  • A bolha não começou a cicatrizar em 10 dias;
  • A ferida da herpes é muito grande ou dolorosa;
  • Suas gengivas estão inchadas e doloridas;
  • Você está grávida;
  • Você tem um sistema imunológico fraco;
  • As feridas na boca estão acompanhadas de outros sintomas como febre.

Então, agora que você sabe o que causa herpes labial, veja também: 6 doenças transmitidas pela saliva que você não sabia

Fontes: Saúde Abril, BVSMS, Terra

Continua após a publicidade

Bibliografia:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA. Herpes Simples. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/pg/985/herpes-simples>.

DIVE – DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Herpes Genital. Disponível em: <http://www.dive.sc.gov.br/index.php/d-a/item/herpes-genital>.

PENELLO, Ângelo M. et al.Herpes Genital. J bras Doenças Sex Transm. Vol.22(2). 64-72, 2010

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você