Curiosidades

Filmes de Jesus – Conheça as 15 melhores obras sobre o tema

Existem diversos filmes de Jesus Cristo que tentam narrar seus feitos, porém, cada um deles tem uma perspectiva diferente sobre a história.

No geral, a figura de Jesus Cristo inspirou diversas obras cinematográficas, mas você conhece os melhores filmes de Jesus? Sobretudo, são produções que contam a história de sua vida. Porém, existem filmes que abordam fragmentos e eventos específicos, tendo em vista a grande quantidade de eventos.

Desse modo, cada produção apresenta um ator como rosto de Cristo. Apesar disso, todos seguem o padrão do imaginário popular, não destoando tanto entre os filmes. Entretanto, a depender dos diretores, do roteiro e também da época que foi produzido, a forma de narrar os eventos é modificada.

Contudo, a narrativa da Bíblia Sagrada prevalece, principalmente por ser o principal documento a respeito dessa figura religiosa. Portanto, outras figuras ainda integram os filmes de Jesus, em especial sua mãe e os apóstolos. Mais ainda, são produções que almejam dar vida aos eventos milagrosos e à personalidade do Messias.

Quais são os filmes de Jesus?

Como citado anteriormente, existem diversos filmes de Jesus. Ademais, na medida que novos lançamentos vão sendo divulgados, a lista se atualiza. Entretanto, alguns títulos se destacam dentro dessa temática, por serem clássicos ou obras renomadas. Por fim, confira 15 filmes de Jesus a seguir:

Continua após a publicidade

1) A Paixão de Cristo (2004), o filme de Jesus mais conhecido

Em primeiro lugar, o filme A Paixão de Cristo tornou-se extremamente popular e recebeu duas indicações ao Oscar. Nesse sentido, apresenta fortes cenas de violência, porque tenta capturar a realidade dos acontecimentos brutais.

Continua após a publicidade

Desse modo, narra as últimas doze horas de Jesus Cristo, abordando tanto sua traição quanto a ressurreição. Apesar disso, apresenta também flashbacks sobre sua infância, com a figura de Maria de Nazaré.

2) Eu Só Posso Imaginar (2018)

Continua após a publicidade

Ainda que não seja necessariamente uma obra bibliográfica, esse filme conta a respeito da importância de Jesus Cristo. Portanto, acompanha o vocalista de uma banda cristã em sua jornada por um relacionamento conturbado com o pai. Ademais, o protagonista encontra forças na imagem de Jesus Cristo e transforma sua história de vida em uma canção.

3) Cheia de Graça (2015), o filme de Jesus com a história de Maria de Nazaré

Em resumo, essa obra acompanha a história do Novo Testamento. Porém, os eventos são narrados pela perspectiva da Virgem Maria, sendo um filme de Jesus contato por sua mãe. Além disso, a obra foca nos seus últimos dias de vida, e como ela atuou com os apóstolos após a morte de seu filho.

4) Paulo, Apóstolo de Cristo (2018)

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, o apóstolo Paulo ficou conhecido como o maior perseguidor de cristãos. Porém, um encontro com Jesus Cristo o transformou em um fiel, de modo que ele abandonasse a vida que levava.

Nesse sentido, esse filme de Jesus narra a trajetória do apóstolo e seus feitos para tornar-se o apóstolo mais influente do Cristianismo. Contudo, a história é escrita por meio da perspectiva de Lucas, que acompanha Paulo em sua jornada e a transcreve para o mundo.

5) Noé (2014), o filme de Jesus sobre a história da Arca de Noé

Basicamente, esse filme de Jesus narra os eventos da Arca de Noé, uma história bíblica a respeito de um homem que recebe uma missão divina. Desse modo, acompanha Noé e sua família em uma jornada para construir uma imensa arca e abrigar os animais durante um dilúvio.

Continua após a publicidade

6) Êxodo, Deuses e Reis (2014)

Primeiramente, esse filme de Jesus conta a história de Moisés, apresentando sua vida durante o genocídio executado pelo Império Romano. Desse modo, narra a trajetória do profeta hebreu e sua missão divina de libertar 600 mil hebreus dos domínios opressores.

Portanto, trata-se de uma produção com muitas cenas de guerra, quase apocalíptico. Porém, foca no arco de desenvolvimento de Moisés como um dos profetas enviados por Deus.

7) O Príncipe do Egito (1998), o filme de Jesus em animação

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, O Princípe do Egito é um filme de Jesus baseado no livro do Êxodo. Portanto, também narra a história de Moisés e sua missão para salvar o povo hebreu da escravidão. Nesse sentido, é uma maneira didática de transmitir os ensinamentos bíblicos que precederam a vida de Jesus Cristo.

8) O Evangelho Segundo João (2003)

Apesar de também ser uma produção mais antiga, esse filme de Jesus narra um dos livros mais lidos dentro da Bíblia Sagrada. Desse modo, descreve os atos de Jesus como professor, milagreiro e curandeiro pela perspectiva do apóstolo João.

Além disso, a obra traz lições sobre verdade, esperança e vida eterna. Nesse sentido, apresenta a execução de milagres e a figura estoica do Cristo.

Continua após a publicidade

9) Ressurreição (2015), o filme de Jesus narrado por um incrédulo

Em resumo, Ressurreição é o filme de Jesus a respeito do seu retorno após três dias da crucificação. No entanto, essa obra narra os eventos pela perspectiva de um soldado incrédulo, em uma caçada para encontrar o corpo do Nazareno.

Nesse sentido, o protagonista enfrenta desafios para controlar levantes em Jerusalém e abafar os rumores. Porém, a jornada o leva a um caminho de autodescoberta, onde seus medos são colocados a prova.

10) O Filho de Deus (2014)

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma grande síntese de toda a história, esse filme de Jesus narra a vida completa do Nazareno. Sendo assim, acompanha os eventos de seu nascimento até a crucificação. Ademais, foca na jornada para espalhar a mensagem de Deus entre as massas.

11) Nos passos do Mestre (2016)

Sobretudo, essa obra tornou-se famosa por conta de uma pesquisa espírita realizada a respeito da vida de Cristo. Portanto, é um filme documental de Jesus com bases na teologia.

Desse modo, apresenta Jesus como educador e pacifista. Porém, apresenta pontos polêmicos, como a questão da virgindade de Maria de Nazaré, e o relacionamento do Cristo com Maria Magdalena.

Continua após a publicidade

12) O Jovem Messias (2016), o filme de Jesus sobre sua infância

No geral, existem poucos relatos a respeito da infância e juventude de Jesus Cristo. Desse modo, esse filme de Jesus conta sobre os eventos de sua infância, mais especificamente a fuga de sua família do Egito. Além disso, a narrativa apresenta o processo de descoberta dEle enquanto um enviado de Deus.

13) A Última Tentação de Cristo (1988)

Também um pouco mais antigo, A Última Tentação de Cristo é um filme de Jesus a respeito de sua imagem com um homem comum. Nesse sentido, apresentam a origem do Cristo como um profeta, em especial a resistência que ele enfrentou da sociedade romana.

Continua após a publicidade

Portanto, ficou conhecido como um filme que mostra Jesus Cristo mais subjetivamente. Ou seja, o apresenta como carpinteiro, filho e amigo antes de focar em sua história como salvador.

14) Zeitgeist (2007)

Em resumo, esse filme documental de Jesus apresenta uma visão global sobre a religião organizada e os mercados financeiros. Sendo assim, aborda o impacto da religião nas estruturas de poder internacionais, e como a figura de Jesus Cristo participa disso.

15) Jesus de Nazaré (1977)

Continua após a publicidade

Por fim, Jesus de Nazaré é uma produção de 1977 que se popularizou como um dos primeiro esforços efetivos de narrar a vida do Cristo. Porém, a narrativa começa um pouco antes do que o comum, pois narra os eventos do casamento de Maria e José.

Além disso, acompanha o nascimento de Cristo até sua Ressurreição. Desse modo, a obra começou como uma minissérie, mais foi apresentada ao público de forma compacta, como um filme. Contudo, é possível encontrar as duas versões disponíveis na internet.

E aí, gostou de conhecer os filmes de Jesus? Então leia sobre Livros de Stephen King – Melhores obras do mestre do terror.

Fontes: Maiores e Melhores | Cinema e Afins

Continua após a publicidade

Imagens: YouTube | DomTotal

Próxima página »

Escolhidas para você