Curiosidades

Apollo 11 – Origem e missão que levou o homem à Lua

A missão Apollo 11 com três astronautas americanos marcou a história da corrida espacial com o primeiro homem a pisar na Lua em 1969.

É verdade! O homem pisou na Lua em uma missão espacial, denominada de Apollo 11. Liderada pela Nasa, em 16 de julho de 1969, Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong marcaram a história espacial. À bordo do módulo de comando Columbia, então, os astronautas foram enviados ao satélite natural, cuja missão fazia parte do Programa Apollo.   

Neil Armstrong foi primeiro a pisar na Lua e é lembrado pela frase “é um pequeno passo para o Homem, mas um grande passo para a humanidade”. Ainda assim, muitos não acreditam que o homem chegou à superfície da Lua.

Desta forma, várias teorias conspiratórias foram sustentadas de que é uma história inventada pela Nasa. Em contrapartida, há registros que podem comprovar os fatos da missão Apollo 11.  

Apollo 11
Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong

Corrida espacial – EUA x URSS  

Não obstante, o contexto histórico influenciou os rumos da missão Apollo 11, principalmente, referente ao cenário político, que viabilizou a expedição. Com isso, ocorreu o que foi chamado de corrida espacial, cuja disputa estava ente os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS).

Ambas nações disputavam a soberania da exploração espacial. A disputa, afinal, tinha viés político e ideológico. Portanto, historicamente, ficou conhecida como Guerra Fria.  Isso porque EUA e URSS se tornaram potências mundiais após a Segunda Guerra Mundial. 

Como resultado disso, investimentos tecnológicos e, sobretudo, em armamentos, foram disputados entre as duas nações. Assim, EUA e URSS desenvolveram mísseis e foguetes, a partir de estudos de cientistas alemães, americanos e soviéticos. Posteriormente, passaram aos estudos de exploração industrial e de produção de satélites artificiais. 

Continua após a publicidade
Apollo 11
Imagem: Toda Matéria

Sputnik 1

Já na década de 1950, americanos e soviéticos tinham programas para construir um satélite que orbitaria a Terra. Porém, os soviéticos venceram o primeiro embate, lançando o Sputnik 1 em 4 de outubro de 1957. Portanto, a corrida espacial iniciou e se estendeu até 1975. 

Entretanto, os americanos enviaram o satélite Explorer 1 e criaram a Nasa (National Aeronautics and Space Administration), para sistematizar a exploração espacial. Em 1961, os soviéticos enviaram Yuri Gagarin ao espaço, porém os americanos também enviaram Alan Bartlett Shepard Jr. no mesmo período.

Diante disso, o presidente americano John F. Kennedy anunciou o projeto de levar o homem à Lua. Assim, iniciou-se o programa Apollo, com o intuito de enviar expedições tripuladas para o satélite natural. 

Programa Apollo

O programa Apollo foi criado, basicamente, para enviar expedições à órbita lunar. Ademais, o nome é uma referência ao deus grego Apolo, irmão gêmeo de Artemis, a deusa da Lua, conforme consta a mitologia. Além disso, Mercury e o Gemini foram outros dois programas criados.

O programa Gemini contribuiu com estudos e testes que viabilizaram o programa Apollo. Através do Gemini, astronautas e expedições não tripuladas e tripuladas foram viabilizadas entre 1963 e 1966. 

Inclusive, o Gemini testou efeitos no corpo humano referente à permanência no espaço. Com isso, os resultados mostraram que era possível enviar uma expedição tripulada à Lua. Como resultado disso, o Gemini teve 12 expedições em novembro de 1966.  

Continua após a publicidade

Missões do programa Apollo 

Apollo 1 

Apesar de resultados negativos, foi lançado em 27 de janeiro de 1967.  Três astronautas morreram: Gus Grissom, Edward White e Roger Chafee, devido a uma falha elétrica. Os astronautas, aliás, tiveram queimaduras e inalaram monóxido de carbono. Com isso, o programa foi modificado e outra expedição enviada, em novembro do mesmo ano.  

Apollo 11
Programa Apollo 1

Apollo 4 

Com resultados positivos, a missão não tripulada iniciou em 9 de novembro de 1967. 

Apollo 5  

Em 22 de janeiro de 1968, um teste para o módulo lunar (um aterrizador) obteve êxito.  

Apollo 6  

Com o intuito de fazer testes similares ao Apollo 3, foi lançado em 14 de abril de 1968, apresentando falhas que depois foram resolvidas.  

Apollo 7  

Após a experiência tripulada do Apollo 1, foi lançada em 11 de outubro de 1968, com três astronautas: Wally SchirraDonn Eisele e Walter Cunningham. Durante 11 dias, os tripulantes ficaram em órbita terrestre e foi possível registrar imagens em tempo real.  

Apollo 11
Programa Apollo 7

Apollo 8  

A primeira expedição tripulada para a órbita da Lua, lançada em 21 de dezembro de 1968. Após 20 horas, ele retornou para a Terra com três astronautas: Frank Borman, James Lovell e William Anders. 

Continua após a publicidade

Apollo 9 e Apollo 10  

Foram os últimos testes com tripulantes para pouso na Lua, manobras e acoplagem. A primeira foi lançada em março de 1969, e depois outra, em maio do mesmo ano. 

Apollo 11

Após os testes com os programas anteriores, o Apollo 11 foi o nome dado à nave espacial tripulada a pousar na Lua. Esta, afinal, foi a missão mais relevante da NASA. 

Apollo 11
Interior do módulo de comando do Apollo11

Em 20 de julho de 1969, os  astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram pisaram na Lua, após seis horas da alunissagem. O módulo de comando tinha 10 metros de altura e 3,9 metros de largura. Já o módulo lunar da Apollo 11, apelidado de Eagle, tinha 7 metros de altura e 4 metros de largura. 

Entretanto, eles permaneceram na superfície lunar por cerca de duas horas, enquanto o piloto Michael Collins continuava na órbita da Lua. Assim, Armstrong e Aldrin instalaram sobre a superfície da Lua aparelhos de medida e detectores, registraram imagens e coletaram aproximadamente 20 quilos de amostras de rochas e de pó do solo lunar. 

Apollo 11
Imagem: Portal das Missões

Missão

Ademais, o intuito da missão Apollo 11 era pousar na Lua com os tripulantes e retornar para a Terra.  Contudo, como mencionado, outros objetivos também foram listados, tais como a exploração da superfície pelo módulo Eagle, instalação de câmeras, sensores para medir o vento solar, detectores de atividade sísmica e retrorrefletores. 

Por fim, seis anos foram necessários para preparar e executar a missão à Lua. Ademais, 20 viagens espaciais foram feitas pela Nasa, porém nenhuma conseguiu pousar na superfície. Cerca de 3500 jornalistas fizeram a cobertura do lançamento do foguete Saturn V, com base no Cabo Canaveral, no estado da Flórida.

Continua após a publicidade

Assim, a primeira experiência de Neil Armstrong foi transmitida ao vivo, para cerca de seis milhões de telespectadores. A missão do Apollo 11, entretanto, finalizou a corrida espacial na Guerra Fria, com outras missões até 1972, com o encerramento do programa.  

Apollo 11
Imagem: Revista Galileu

Ficou interessado em saber mais sobre a viagem à Lua? Conheça a história do Primeiro homem a pisar na Lua: Neil Armstrong e sua trajetória de vida

Fontes: Brasil Escola CanalTech Revista Galileu

Imagens: Estadão Portal das Missões Revista Galileu Pinterest Portal Deviante Super Interessante Toda Matéria YAWD

Próxima página »

Escolhidas para você