Odiada por muitos assim como não incomoda outros, as formigas são animais bastante curiosos. Pertencente ao grupo de insetos mais famosos do mundo, elas fazem parte do Filo Artrópoda, da ordem Hymenoptera. Desta forma elas podem ser encontradas em praticamente todas as partes do mundo.
A única região onde não existem formigas são as polares, devido as condições climáticas do local. Portanto, estimasse que existam cerca de 18 mil espécies desse inseto em todo o planeta. Assim como, só no Brasil podemos encontrar cerca de 2 mil delas.
Características das formigas
As formigas são insetos que assim como nós vivem em sociedade. Desta forma suas colônias possuem rainhas, que são responsáveis pela reprodução da comunidade. Desta forma a sua fecundação ocorre em uma espécie de voo nupcial, onde a formiga macho morre após o ato, assim como as rainhas perdem suas asas.
Sua comunicação acontece por meio de uma substância química chamada ferormônio. Assim elas deixam rastros por onde passam, que são detectados por outras formigas através das suas antenas. Outra curiosidade é que as formigas são capazes de carregar objetos que equivalem 100 vezes o seu próprio peso.
Já, para se defender elas geralmente ferroam o seu predador e assim injetam ácido fórmico, que pode causar irritações na pele. Sua alimentação depende muito da sua espécie, portanto algumas podem ser carnívoras, outras herbívoras. Contudo a maioria das formigas são onívoras, ou seja, comem de tudo, desde vegetais a animais.
Organização sistemática
Uma característica muito curiosa sobre as formigas é que elas possuem uma organização muito sistemática em suas colônias. Desta forma cada uma delas possui uma função definida assim como muito bem dividida entre todas. Assim umas são responsáveis pela segurança e outras constroem os tuneis da colônia. Um exemplo de sociedade.
Assim outras já são instruídas para buscar alimentos assim como outras cuidam das larvas. Temos também as rainhas, que detêm o importante papel de reprodução. Ou seja, os formigueiros são estruturas muito bem pensadas além de apresentarem várias galerias e tuneis que podem se estender por vários metros.
Curiosidades
São tão antigas quanto os dinossauros
Em um estudo realizado pela Universidade de Harvard pode-se constatar que as formigas surgiram durante o período Cretário. Ou seja, a cerca de 130 milhões de anos. Desta forma elas sobreviveram a explosão que aniquilou os dinossauros bem como a idade do gelo.
Estão presentes em todas as partes do planeta Terra
A formiga é um inseto que está presente em praticamente todas as partes do planeta, com exceção da Antártica e do Ártico por conta das condições climáticas da região.
Elas são muuuitas!
No livro The Ants os pesquisadores Bert Hölldobler e Edward Wilson estimaram que existam cerca de 10 trilhões de formigas no mundo. Porém este é um número meio que impronunciável. Na realidade elas representam cerca de 20% da biomassa animal existente na Terra.
As suas rainhas vivem mais
As formigas trabalhadores vivem cerca de 1 a 3 anos, já uma formiga rainha consegue viver até 30 anos. Esse número é 100 vezes maior do que a de outros insetos que possuem o mesmo tamanho.
As formigas possuem 2 estômagos
Pode parecer impossível por conta do seu tamanho, mas as formigas possuem 2 estômagos. Assim um deles é para guardar a comida para consumo próprio e o outro para alimentos que serão compartilhados. Este processo é chamado de trophollaxis, bem como permite o bom funcionamento da comunidade.
São superfortes
Como foi dito anteriormente, as formigas conseguem transportar objetos que possuem de 10 até 50 vezes o seu próprio peso. Assim como algumas espécies asiáticas conseguem carregar até 100 vezes a sua massa corporal. E toda essa força é resultado do seu tamanho, desta forma os seus músculos concentram uma maior força em relação ao seu tamanho corporal.
Não possuem pulmões
Sim, elas não possuem pulmões. Isso é devido ao seu tamanho, que não comporta um sistema respiratório completo. Contudo elas respiram por meio de uma série de buracos localizados na lateral dos seus corpos. Eles são conectados a uma rede de tubos que distribuem o oxigênio para quase todas as células do seu corpo.
Não possuem orelhas
Diferente de outros animais as formigas não possuem orelhas, porém não são surdas. Elas ouvem através de vibrações do solo com espécies de sensores que ficam localizados nos seus pés e joelhos.
Mordida dolorosa
A formiga Paraponera Clavata tem a mordida mais dolorosa do mundo. Ela também é conhecida como formiga caça, conga e formiga-bala. E de acordo com relatos de vítimas a dor aguda pode persistir por até 24h bem como se assemelha a um tiro.
Mordida fatal
Ser picado por uma formiga pode doer muito, ainda mais se for da Paraponera Clavata. Contudo existe uma espécie de formiga que possui uma picada mortal, a Jack-jumper. Felizmente, um antiveneno já foi criado.
E você, sabia que existia tantas formigas no mundo?
Gostou do nosso post?? Confira também: Como descobrir se uma formiga é macho ou fêmea?
Fontes: Escola Kids e Hiper Cultura
Imagem destacada: Fapeam