Mundo Animal

Gambá: Principais características do animal que usa o fedor como defesa

O gambá é um animal muito temido, não por ser perigoso, mas por exalar um odor tão fétido que lhe serve como defesa de predadores.

Quando pensamos em gambás logo nos vem a cabeça à imagem de um animal fedido não é mesmo? Porém o gambá é um animal silvestre muito curioso e diferente. Parente direto do canguru, o gambá é um animal marsupial. Ou seja, abrigam e nutrem seus filhotes em uma espécie de bolsa.

Desta forma eles fazem parte da família dos Didelphidae bem como possuem porte físico muito parecido com o dos gatos. Seu nome é de origem tupi-guarani e significa seio oco. Referência essa que está relacionada as bolsas que as fêmeas apresentam, onde eles carregam seus filhotes.

Por ser um animal digamos que tipicamente americano, o gambá pode ser encontrado em várias partes do continente. Então eles podem ser vistos em países como Canadá, Argentina, Brasil, Paraguai dentre outros. Portanto eles vivem em campos, florestas e até mesmo nas cidades, assim considerados como animais de estimação por algumas pessoas.

Ademais, no Brasil também é conhecido como mucura, suruê, sariguê, micurê e timbuo. Onde habita preferencialmente, as florestas e matas. Mas, se adapta bem à presença humana.

Continua após a publicidade

Além disso, alimenta-se de frutos, insetos, vermes, filhotes de pássaros, ovos e pássaros adultos de pequeno porte. E chega a pesar entre 3 e 5 quilos. Por fim, vive entre 4 e 5 anos e tem até 3 gestações por ano. Além de possuir o hábito de construir ninhos em ocos de troncos, com folhas e galhos.

Gambá - o famoso animal que é conhecido por ser fedido
Flickr

Características dos gambás

Os gambás são animais pequenos, portanto algumas espécies possuem apenas 15 cm. Outras podem chegar ao tamanho de um gato doméstico. Desta forma eles apresentam focinho rosa, pontiagudo e olhos pretos. Normalmente a sua pelagem é bastante rala e de cor acinzentada ou preta e branca, porém o rabo de um gambá não possui pelos.

Gambá - o famoso animal que é conhecido por ser fedido
Flickr

Um animal muito rápido, o gambá se alimenta de frutos silvestres, ovos, filhotes de pássaros, vermes e cereais. Também apresenta hábitos noturnos, consegue subir em árvores bem como andar entre os seus galhos. Desta forma, o animal é capaz de escapar facilmente do perigo.

Também usam as cornijas, rachaduras, superfícies rochosas assim como os troncos das árvores para fazer suas tocas. Desta forma são capazes de viver até 8 anos, em estado selvagem, sendo o gato-do-mato o seu principal predador. Porém o homem também é considerado um predador para o gambá, matando-o por ignorância ou por acidente em áreas urbanas.

Continua após a publicidade

Reprodução

Gambá - o famoso animal que é conhecido por ser fedido
Pinterest

O gambá é um animal “solitário”, portanto eles normalmente só são vistos acompanhados em épocas de reprodução. Elas acontecem cerca de 3 vezes ao ano, onde as fêmeas produzem um cheiro forte. Assim elas conseguem afugentar predadores bem como atrair os machos para o acasalamento.

Uma curiosidade é que o órgão sexual do gambá fêmea é especial. Assim ele apresenta uma vagina bifurcada, dois úteros, dois colos uterinos assim como dois ovários, além de começar a sua vida sexual ativa aos 10 meses. Então, após a fecundação a gestação dura apenas 1 semana e pode dar origem a até 25 filhotes, porém a média normalmente são de 16.

Logo após deixarem o útero, ainda na fase embrionária, os filhotes são colocados no marsúpio, conhecidas como bolsas. Elas ficam localizadas perto dos mamilos, desta forma os filhotes que conseguirem se alimentar sobrevivem. Lá eles permanecem por cerca de 5 semanas e posteriormente se agarram as costas da mãe por 8 ou 9 semanas.

Defesa

Gambá - o famoso animal que é conhecido por ser fedido
NSC Total

O gambá, é um animal silvestre que possui formas peculiares de se defender. Uma delas é urinar ou defecar e depois andar sobre os resíduos, ou liberar uma urina tão forte que causa irritação e lesões na pele. Eles também se fingem de mortos, assim enganando os predadores que preferem prezas vivas além de emitirem uma espécie de gritinho.

Continua após a publicidade

Desta forma eles permanecem imóveis por longos períodos e assim reduzem seus sinais vitais e sensibilidade. Eles também deixam a língua para fora além de fecharem os olhos, porém continuam atentos. Posteriormente, quando percebem que não há mais perigo eles “revivem” e voltam a vida normal.

Porque o gambá é conhecido como o animal fedido?

Gambá - o famoso animal que é conhecido por ser fedido
Dailymotion

O grande odor que os gambás exalam é oriundo de um líquido produzido pelas suas glândulas axilares. Eles o utilizam como um recurso de defesa em situações de ameaça. Assim o fluído possui um odor tão forte que acaba por perturba o predador bem como diminuir o seu potencial de ataque, o que possibilita a fuga do gambá.

E você, já viu ou teve contato com um gambá?

E se gostou do nosso post confira também: 23 animais estranhos que existem por aí e você nunca viu.

Continua após a publicidade

Fontes: Escola Britannica; G1; Info Escola; Meus Animais;

Imagem destacada: UFRGS

Próxima página »

Escolhidas para você