20 curiosidades sobre o Gato de Pallas, o felino mais expressivo do mundo

O Gato de Pallas (Otocolobus manul) é um felino selvagem conhecido por seu rosto fofo e muitas outras características impressionantes.

Gato de Pallas: 20 curiosidades sobre o felino mais expressivo do mundo

Os gatos de Pallas ou Manul são felinos nativos da Ásia central e podem ser encontrados no oeste da China. Esses mini gatos selvagens são adaptados a ambientes frios e áridos e vivem em estepes de grande altitude, desertos alpinos e terras rochosas. Ademais, eles moram em cavernas ou fendas cavadas por outros animais.

Os gatos de Pallas são uma das espécies felinas mais antigas e foram nomeados pelo naturalista Peter Simon Pallas. Esses felinos pesam cerca de 3 a 5 quilos e têm pelos extremamente grossos adequados para seu clima frio. Suas caudas são especialmente espessas. Quando abordados por predadores, eles se escondem em fendas.

Infelizmente, a caça de gatos de Pallas por sua pele e o envenenamento de pikas levaram a uma queda drástica em sua população. A espécie está listada como “Ameaçada de Extinção” pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Características do gato de Pallas

As características mais exclusivas que diferenciam os gatos de Pallas dos gatos domésticos são os olhos, as orelhas e suas expressões. As orelhas desses animais são menores e ficam mais abaixo na cabeça do que os gatos domésticos.

Aliás, orelhas pequenas ajudam a reservar o calor em climas frios. Além disso, suas pupilas são redondas e não se contraem em uma fenda estreita. Esses traços exclusivos também tornam o manul o felino mais expressivo do mundo.

Os Manul, são animais crepusculares, o que significa que estão ativos durante o amanhecer e o anoitecer. Alimentam-se principalmente de roedores, pikas (animais semelhantes a coelhos) e pássaros.

Esses felinos compartilham o mesmo hábito de dormir que os gatos domésticos. Ao longo do dia, eles tentam tirar uma soneca o máximo que podem. Se não estão dormindo, gostam de observar e observar pequenas criaturas em movimento.

Uma vez que seu corpo arredondado os torna maus corredores, eles ficam à espreita fora de tocas para emboscar suas presas, usando a vegetação circundante e as rochas como cobertura. Ademais, eles também foram vistos “pescando” suas presas em fendas rasas.

20 curiosidades interessantes sobre o gato de Pallas

Gato de Pallas: 20 curiosidades sobre o felino mais expressivo do mundo

1. O gato de Pallas pode atingir de 45 a 66 centímetros de comprimento e 2 a 5 kg de peso. Ademais, sua cauda tem geralmente 20 a 30 cm de comprimento.

2. A cor da pele depende da estação. Em suma, o gato de Pallas é coberto por uma pelagem cinza prateada durante o inverno e uma pelagem cinza-avermelhada durante o verão. Manchas pretas podem ser vistas na testa, listras pretas nas bochechas e faixas pretas concêntricas na cauda.

3. O manul tem o pelo mais longo de todas as espécies de gatos. A pelagem densa e longa (especialmente na barriga e na cauda) evita a perda de calor do corpo em um ambiente gelado.

4. O gato de Pallas tem rosto achatado e olhos grandes com pupilas circulares (a maioria dos gatos tem pupilas verticais).

5. O gato de Pallas tem orelhas pequenas e posicionadas baixas. Graças às cores camufladas do pelo e do tamanho e posição das orelhas, a presa dificilmente identifica os gatos de Pallas nas estepes abertas.

6. O gato de Pallas é um animal crepuscular (ativo ao entardecer e amanhecer).

7. O manul é carnívoro (comedor de carne). Sua dieta é baseada em pikas, ratazanas, esquilos, bem como pássaros, lagartos e insetos.

8. O gato de Pallas caça como um predador de emboscada (usando o elemento surpresa) ou espera perto das tocas até que a presa apareça.

9. O manul dorme durante o dia nas cavernas, fendas nas rochas ou tocas abandonadas de vários mamíferos.

10. O gato de Pallas é um animal territorial, ou seja, os machos ocupam territórios maiores do que as fêmeas. O tamanho do território do manul depende do habitat.

Outros fatos sobre o Manul

11. Os gatos de Pallas usam o cheiro para marcar seus territórios. Além disso, esses felinos produzem vários sons para comunicação. Desse modo, eles são capazes de ronronar, uivar e rosnar.

12. O gato de Pallas é uma criatura solitária, exceto durante a temporada de acasalamento, que ocorre de fevereiro a março.

13. A gestação em fêmeas dura de 66 a 75 dias e termina com 3 a 6 gatinhos. Os bebês são cobertos por pelos densos e felpudos ao nascer. Além disso, eles permanecem escondidos em tocas protegidas durante as primeiras semanas de sua vida.

Com 4 meses de idade, os gatos de Pallas estão prontos para se juntar à mãe na caçada.

14. Esses felinos atingem a maturidade sexual com a idade de 10 a 11 meses.

15. O gato manul pode sobreviver de 8 a 10 anos na natureza e até 11 anos em cativeiro.

16. Nos estágios iniciais de classificação, Peter Pallas erroneamente inferiu que os manuls eram parentes dos gatos persas. Mais tarde, observando várias características, os especialistas concluem que o parente mais próximo do gato selvagem pode ser o leopardo.

Gato de Pallas: 20 curiosidades sobre o felino mais expressivo do mundo

17. Esses felinos vivem principalmente na Armênia, Azerbaijão, China, Índia, Irã, Cazaquistão, Quirguizia, Mongólia, Paquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

18. A população de manul na Rússia de 1990 a 2000 era de 3.000 a 3.650 espécies.

19. Nos últimos anos, o manul desapareceu da região do Cáspio e do leste de seu habitat na China.

20. Por fim, nos últimos 10-15 anos, o gato manul quase desapareceu das estepes abertas e o seu habitat encontra-se agora em áreas isoladas.

Então, gostou de saber mais sobre esse bichinho fofo e selvagem? Pois, leia também: Cobra ou serpente? Existem diferenças? Principais curiosidades

Outras postagens