Mundo Animal

Quantos anos vive um gato? 5 dicas para fazer seu felino viver mais

A expectativa de vida média dos gatos depende de vários fatores que você pode conferir com detalhes nesse artigo.

Prolongar a vida do seu gato é, sem dúvida, uma característica comum entre todos os proprietários de animais de estimação. Portanto, a maioria dos tutores desses pets querem saber quantos anos vive um gato, em busca de garantir sua longevidade.

Embora seu amigo felino não possa chegar aos 50 ano, por exemplo, eles ainda podem viver por muito tempo. Veterinários e especialistas afirmam que os gatos domésticos podem viver até 16 anos. Na verdade, muitos felinos bem cuidados podem viver até 20 ou 30 anos no máximo.

Desse modo, ao observar quanto tempo os gatos vivem, é útil levar em consideração os estágios clássicos da vida do gato, conforme você verá a seguir.

Quais os estágios da vida de um gato?

Continua após a publicidade

Filhote (0 a 6 meses) – o equivalente a um bebê humano
Jovem (6 meses a 2 anos) – equivalente à adolescência humana
Jovem adulto (3 a 6 anos) – o equivalente a um ser humano na casa dos 20 e 30 anos
Adulto (7 a 10 anos) – o equivalente a um ser humano de meia-idade, por exemplo, na casa dos 40 e 50 anos
Idoso (11 a 15 anos +) – o equivalente a um ser humano na casa dos 60 e 70 anos

Quantos anos vive um gato de acordo com a raça?

Quantos anos vive um gato? 5 dicas para fazer seu felino viver mais

Diferentes raças de gatos têm diferentes expectativas médias de vida. Gatos de raças mistas e domésticos tendem a viver mais do que os puros, pois sua diversidade genética os protege de algumas doenças hereditárias. No entanto, raças puras como os gatos Siameses também são conhecidas por sua longevidade.

O gato mais velho já registrado é um gato malhado chamado Lucy que viveu até os 39 anos. O segundo gato mais velho registrado, Creme Puff, era uma raça mista e viveu até 38 anos.

Continua após a publicidade

Veja abaixo uma lista sobre a expectativa de vida média para algumas das raças de gatos mais comuns:

  • Siamês: 12 a 20 anos
  • Calico: 12 a 15 anos
  • Bengala: 14 a 16 anos
  • Birmanês: 16 a 18 anos
  • Savannah: 12 a 20 anos
  • Ragdoll: 15 a 18 anos
  • Russo Azul: 15 a 20 anos
  • Gato de pelo curto americano: 15 a 20 anos
  • Sphynx: 10 a 15 anos
  • Manx: 8 a 14 anos
  • Persa: 10 a 17 anos
  • Maine Coon: 10 a 13 anos
  • Munchkin: 12 a 15 anos

Como ajudar seu gato a viver mais?

Em geral, os gatos saudáveis ​​vivem entre 10 e 20 anos, com uma expectativa média de vida de 16 anos. Todavia, o fator número um que afeta a longevidade é se o gato vive em ambientes fechados ou ao ar livre.

No entanto, fatores como raça, sexo, domesticação, saúde e esterilização ou castração também afetam a vida de um gato. Apesar disso, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu gato a viver mais, confira!

1. Mantenha seu gato dentro de casa

Continua após a publicidade

Manter seu gato em casa terá o maior efeito em sua longevidade. Aliás, não há melhor maneira de prevenir ferimentos fatais causados ​​por atropelamentos ou brigas com outros animais do que criar seu gato dentro de casa.

Entretanto, seu pet também precisa de mais estímulo físico e mental do que os gatos externos, então cabe a você reservar um tempo para brincar ou mantê-los felizes com brinquedos e jogos que atendam a essa necessidade.

Ademais, outra alternativa é levar o gato para passear, onde você permite ele experimentar a vida ao ar livre com segurança.

2. Forneça uma boa nutrição

Quantos anos vive um gato? 5 dicas para fazer seu felino viver mais

Continua após a publicidade

Alimentar seu gatinho com alimentos de alta qualidade irá ajudá-lo a manter um peso saudável e diminuir a probabilidade de algumas doenças. Então, alimente seu bichano com rações feita com carnes inteiras e facilmente digerível, como frango ou gado.

Todavia, esses alimentos não devem conter muitos corantes ou conservantes pois esses ingredientes podem prejudicar a saúde de seu gato.

3. Proporcione exercícios físicos para evitar doenças como obesidade

O exercício não é apenas importante para manter seu gatinho fisicamente saudável, mas também uma ótima maneira de manter sua mente afiada e diminuir o tédio.

Continua após a publicidade

Portanto, brincar com o seu pet é apenas mais uma forma de fortalecer o vínculo que você compartilhará por muitos anos.

4. Opte pela castração

Quantos anos vive um gato? 5 dicas para fazer seu felino viver mais

A esterilização ou castração eliminam o risco de desenvolver doenças que podem afetar o sistema reprodutivo de um gato na velhice. Além disso, as gatas tendem a viver 1-2 anos a mais do que os gatos machos.

5. Forneça cuidados veterinários

Quantos anos vive um gato? 5 dicas para fazer seu felino viver mais

Continua após a publicidade

Por fim, os cuidados veterinários regulares são essenciais para ajudar a prolongar a vida do seu gato. Isso inclui além da castração, atendimento odontológico e vacinação.

Um profissional veterinário também pode ajudá-lo com nutrição e quaisquer outras preocupações que você possa ter para ajudar seu gato a viver mais.

Agora que você sabe quantos anos vive um gato, leia também: 50 Curiosidades interessantes sobre a vida, universo e seres humanos

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você