Curiosidades

Geleia ou Geléia? Como se escreve, com ou sem acento?

Como se escreve: geleia ou geléia? Saiba como é a forma certa de escrever essa palavra segundo a nova regra ortográfica da Língua Portuguesa.

Provavelmente você deve cair nas armadilhas da língua portuguesa uma vez ou outra. Certamente isso acontece por que a nossa gramática não pode ser considerada uma das mais fáceis de lidar. Consequentemente, caímos em muitas pegadinhas que levam ao erro. Existe uma muito comum: é geléia ou geleia?

Essa palavra pega muita gente desprevenida, principalmente quem vai fazer prova de concurso ou vestibular. Devido a ser uma das principais mudanças do Novo Acordo Ortográfico, muita gente se pega sem saber como se escreve corretamente. Mas afinal de contas, geleia tem acento ou não?

Como se escreve geleia?

Geleia ou Geléia? Como se escreve a palavra, com acento ou sem?

Com a nova ortografia, o acento agudo em palavras paroxítonas com ditongo aberto éu, ói, éi caiu. Nesses termos, geleia não tem acento. Então se você ainda usava, está na hora de parar. Veja outros exemplos:

Como era/Como ficou

platéia/ plateia

Continua após a publicidade

idéia/ ideia

estréia/ estreia

heróico/ heroico

tablóide/ tabloide

jibóia/ jiboia

jóia/ joia

Continua após a publicidade

Significado de geleia

Geleia ou Geléia? Como se escreve a palavra, com acento ou sem?

É basicamente calda de açúcar e frutas cremosa. Consequentemente pode ser usado em bolos, doces, torradas etc. Ela pode ser qualquer substância gelatinosa obtida por meio de manipulação ou cozimento. Seja o preparo de um mocotó ou uma química de laboratório.

Por isso, geleia também é sinônimo para qualquer coisa mole, pastosa ou gelatinosa. E pode ser usada em sentido figurado para qualquer contexto parecido.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Você sabe as regras de uso dos porquês? Faça o teste e descubra

Fonte: Stoodi

Imagem: Pinterest Ana Maria Braga Verde Vida

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você