16 fatos e curiosidades sobre a vida de Gengis Khan

Conheça Gengis Khan: o líder dos mongóis que era conhecido por ser impiedoso, carismático e um grande conquistador.

Gengis Khan, ou Temujin, nasceu por volta de 1162, na Mongólia, e foi um líder militar e político que unificou as tribos mongóis e ergueu o maior império da história. Ele cresceu em um ambiente de instabilidade, principalmente após a morte de seu pai. Logo, precisou tomar atitudes para conquistar o respeito e a autoridade de um verdadeiro líder.

Com habilidades de liderança e estratégia, Gengis conseguiu unir os mongóis sob seu comando, transformando-os em um exército altamente disciplinado e bem coerente, e você vai entender um pouco mais sobre isso logo abaixo.

E aí, vamos acompanhar algumas curiosidades sobre Gengis Khan? Boa leitura!

16 fatos e curiosidades sobre a vida de Gengis Khan

1- Seu nome verdadeiro era Temudjin

O nome verdadeiro de Gengis Khan era, na verdade, Temujin. O jovem era filho de Iasugai, chefe da tribo dos kiyata-borjigin, e cresceu em um contexto de instabilidade e rivalidade entre os tribos mongóis. Em 1206, após unificar os tribos mongóis, ele recebeu o novo nome, Gengis Khan, que significa “guerreiro perfeito”. Este nome simbolizava sua nova posição como líder supremo e seu desejo de estabelecer um império vasto e poderoso, algo que, inclusive, ele alcançou com muita tranquilidade.

2- Matou o próprio irmão para assumir o grande império Mongol

Um pouco assustador, não é? Com 15 anos, Temujin já tinha planos de liderar sua família. Tanto que, durante uma pescaria, matou seu meio-irmão Bekter com uma flechada para se livrar da concorrência. Esse ato, mesmo na juventude, mostrava o quão determinado ele era em conquistar poder, mesmo que precisasse eliminar quem estivesse no caminho, seja família ou não.

3- As batalhas travadas por Temudjin foram fundamentais para ele se tornar um líder

As batalhas travadas por Temujin foram realmente fundamentais para sua ascensão como líder dos mongóis, já que não apenas solidificaram sua defesa militar, mas também permitiram unir diversas tribos sob sua liderança. Esse, portanto, era seu grande diferencial quando a gente pensa em estratégia.

Diante disso, com as suas vitórias iniciais, como a derrota das merquitas, não apenas garantiram o respeito e a liderança de outros clãs, mas também demostraram sua capacidade de liderar e organizar um exército forte, o que rompeu com as tradições hierárquicas que prevaleceram entre os mongóis.

4- Gengis Khan passou a ser o seu nome após assumir o império

Como a gente já sabe, o seu nome anterior era Temujin. No entanto, quando assumiu a liderança do império, ele adotou o nome Gengis Khan, um pouquinho depois, aos 40 anos de idade. Ele se tornou líder dos mongóis aos 20 e poucos anos.

5- Tinha muitas esposas

Acredite… ele tinha mais de 500 esposas. Você deve estar pensando: “será que ele é um grande conquistador também das mulheres?” A verdade: as mulheres eram dadas a eles pelo seus próprios inimigos.

6- O terror praticado pelos mongóis era uma grande arma

O motivo disso: ele não dava trégua para que os inimigos tivessem chance contra ele. Como ele já era bem conhecido pelo seu poder tático, muitos adversários preferiam entregar por livre e espontânea pressão o seus bens e territórios, já que sabiam que não tinham nenhuma chance contra ele.

7- Um líder impiedoso

Gengis já ordenou a morte de uma família real simplesmente porque não concordaram em oferecer mais soldados para o seu exército ir mais forte para uma guerra. Ou seja: a lição que fica é nada de contrariá-lo, né?

8- Número de soldados

O império construído por Gengis Khan tinha uma força implacável não só pelas ações audaciosas de seu líder, mas também pelo seu numeroso número de combatentes: 150 mil soldados e uma cavalaria com mais ou menos 80 mil homens. Impressionante, não é?

10- Os flecheiros eram implacáveis

Os arqueiros recrutados por Gengis Khan eram mestres na arte do arco e flecha. Esses caras não só acertavam o alvo com precisão, mas faziam isso em qualquer velocidade, até mesmo enquanto cavalgavam a toda velocidade.

Sendo assim, eles eram tão habilidosos que conseguiam girar o próprio corpo no meio da ação para disparar flechas em qualquer direção, pegando os inimigos de surpresa. Essa habilidade era um dos maiores trunfos do exército de Gengis, tornando-os praticamente imparáveis nas batalhas.

9- Gengis Khan foi o único homem a construir um império em relação a extensão territorial

Não é à toa que Gengis era realmente grandioso e muito ambicioso. Em toda a história, ele foi o único a construir um império com um território equivalente a 20% das terras do planeta. A terras ficavam entre o Oceano Pacífico e o Mar Cáspio. Depois, se estendeu para a Europa e ao Golfo Pérsico através de seus sucessores.

10- Eles não tinham leis escritas

Nem leis escritas, nem nenhum tipo de material escrito. Sua forma de viver era bem diferente do que se entendia como civilizado. E lá vai uma informação bônus: não tomavam banho, e comiam carne crua. Acredita? Para eles, era algo normal. Então, tudo bem.

11- Mataram muitos inimigos

A gente sabe, é meio assustador e absurdo imaginar que eles dizimaram mais de 40 milhões de inimigos. Estima-se que essas mortes tenham acontecido principalmente na Ásia e Europa. Bastante gente, né?

12- Recrutava os melhores soldados inimigos

Uma das sacadas e táticas implacáveis desse líder era a de recrutar os melhores soldados dos seus inimigos. Em uma ocasião, ele foi ferido por um flecheiro inimigo. Imediatamente, ele ordenou que ele fosse capturado para fazer parte do seu exército só pela audácia que ele teve de feri-lo.

13- Encorajava a alfabetização

Além de isentar os pobres de pagar impostos, esse líder ora aterrorizante, ora sensível, também incentivava que as pessoas praticassem a religião que quisessem, além de contribuir para que todos pudessem ser alfabetizados.

14- O império começou a ruim por volta do século 15

Um dos grandes motivos para isso é que, com a morte de Gengis Khan, um pouco da identidade autoritária morreu junto com ele. Sendo assim, com essa perda de identidade, começaram os problemas dentro das próprias tribos, culminando em seu enfraquecimento.

15- A causa da sua morte

Segundo um explorador italiano, a causa da morte desse grande líder aconteceu através de um ferimento causado por uma flecha, a qual atingiu um de seus joelhos.

16- Aparência de Gengis Khan

Por fim, apesar de especulações, ninguém sabe ao certo qual é a aparência, de fato, de Gengis Khan. Fato é que ele é considerado um herói, e que uma idealização do seu rosto é responsável por estampar cédulas de dinheiro e muitas outras coisas.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Anastásia: a suposta sobrevivente dos Romanov

Outras postagens