Curiosidades

Geração Z: quem são e quais as características da geração

A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre o final da década de 1990 até o começo de 2010, também chamados de nativos digitais.

A Geração Z corresponde aos indivíduos nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 até o início de 2010. Desse modo, são os sucessores dos millennials, também conhecidos como Geração Y. Ademais, conhece-se esse grupo porque correspondem ao período do desenvolvimento da internet como um sistema de redes.

Ou seja, estão presentes na grande explosão da criação de aparelhos tecnológicos modernos. Portanto, conhecidos como nativos digitais, porque nasceram inseridos na realidade digital e virtual. Por outro lado, cresceram com a possibilidade de mudar rapidamente entre estímulos da televisão, internet, celulares e computadores.

Geração Z: quem são e quais as características da geração
Fonte: OPME

Desse modo, a característica principal e definidora consiste na compreensão avançada da tecnologia. No geral, define-se os indivíduos da Geração Z como gênios da tecnologia, porque desde muito cedo aprendem a manusear todos os aparelhos. Além disso, por terem nascido durante o período da Grande Recessão, são dominados pelo sentimento de insegurança quanto ao futuro.

Em contrapartida, correspondem à parcela que está ingressando no mercado de trabalho, com amplas habilidades em suas áreas. Além disso, apresentam conhecimento sobre outros setores, porque tendem a ser curiosos e autodidatas. Apesar disso, enfrentam o desafio dos altos índices de desemprego que também atingiu os millennials.

Continua após a publicidade

Curiosamente, define-se a Geração Z por sua mente aberta. Desse modo, apresentam não somente tolerância como apoio amplo a pautas consideradas tabus anteriormente. Sendo assim, acreditam na igualdade entre sexos, o casamento homoafetivo e a legalização das drogas.

Geração Z: quem são e quais as características da geração
Fonte: Pexels

Principais características da Geração Z

A princípio, as pessoas da Geração Z tendem a ser extremamente críticas, se apresentando como consumidores afiados e especializados nos itens que compram. Além disso, a mente aberta possibilita um aprofundamento nas informações que acessam. Sendo assim, optam pela inovação e atualização, buscando o que é mais novo e ainda não está dominado.

Por outro lado, tendem a ser pragmáticos, extremamente realistas e práticos. Nesse sentido, buscam diferentes meios para atingir seus objetivos, sendo flexíveis e acelerados no processo. Apesar de terem dificuldade com foco, estabelecem objetivos específicos e traçam planos concretos nesse caminho.

Como consequência, desenvolvem habilidades rapidamente, ainda que seja fora da área de conforto e conhecimento. Ainda que sejam pragmáticos, evitam rótulos e limitações porque gostam da mudança e do constante movimento. No geral, são pessoas que mudam de trabalho, instituição de ensino e grupos sociais facilmente, porque gostam de experimentar ao máximo.

Continua após a publicidade

EU X NÓS: ENTENDA QUAL O PAPEL DA GERAÇÃO Z – // ITBRBOY //

Desse modo, acreditam que a experiência é tão importante quanto o conhecimento tradicional. Consequentemente, ingressam o mercado de trabalho cada vez mais cedo e têm uma veia empreendedora para criação de projetos. Ademais, tendem a ser extremamente comunicativos e expressivos, em especial porque nasceram em uma geração hiperconectada.

Porque entendem de tecnologia, são jovens antenados e cientes de todas as inovações. Comumente, encontram na internet um espaço de expressão, comunicação e conexão. Mais ainda, tendem a ter fortes paixões, que manifestam por meio de ativismo social ou alguma forma de cooperativismo, o que faz dos trabalhos voluntários uma tendência entre o grupo.

Além disso, tem grandes opiniões fortes e as deixam claras a todo momento. Nesse contexto, expressam suas bandeiras e interesses independente da instituição a qual estão veiculados. Portanto, são agentes sociais de mudança que atuam de forma ativa em todos os campos possíveis.

Continua após a publicidade
Geração Z: quem são e quais as características da geração
Fonte: Pexels

Quais são os principais desafios?

Primeiramente, a Geração Z nasceu em um período de grandes mudanças sociais e expansão das tecnologias na sociedade. Desse modo, a automatização dos processos diminuiu a oferta de trabalho e aumentou os níveis de desemprego. Apesar da inovação trazer grandes oportunidades, há um alto grau de incerteza quanto ao futuro.

Nesse sentido, a falta de segurança e estabilidade, em comparação às gerações anteriores, é um desafio pessoal e profissional aos nascidos nesse período. Sobretudo, precisam competir com profissionais bem estabelecidos no mercado de trabalho enquanto ganham as experiências iniciais.

Consequentemente, lidam com uma carga emocional de pressão e expectativas que gera muita ansiedade. Ademais, a ansiedade e a depressão se apresentam como os grandes males desse grupo. Em especial, o estilo de vida imediatista e o rápido ritmo de mudanças provoca reações adversas e adoecimento mental.

Pin em Vida

Continua após a publicidade

Além disso, ajustar-se ao ritmo da sociedade também é um desafio, porque a Geração Z tem um fluxo diferente do que o estabelecido socialmente. Ainda que espaços novos e diversos estejam surgindo, há a necessidade de se acostumar com as regras anteriores. Dessa forma, os indivíduos desse grupo tendem a ter problemas com autoridade e noções estabelecidas.

Por fim, a busca incessante por exemplos e inspirações os transformam em pessoas idealistas. No geral, a necessidade de defender bandeiras e atuar pela transformação do mundo cria frustrações cuja administração é desafiadora. Antes de mais nada, a impotência e a necessidade de esperar pelos resultados gera um ciclo de adoecimento nos jovens dessa geração.

E aí, aprendeu sobre a Geração Z? Então leia sobre Como aumentar a imunidade: dicas práticas e técnicas.

Fontes: Pontotel | Brasil Escola | Info Varejo | Hospital Santa Mônica | Kenoby | Wiki

Continua após a publicidade

Imagens: Pexels e OPME

Próxima página »

Escolhidas para você