Os amantes de uma boa cervejinha, com toda certeza já experimentaram a Heineken. Essa é uma daquelas bebidas que você ama ou odeia. Pois ela é uma cerveja puro malte e, por isso, seu gosto é um pouquinho mais forte. Já para quem está na dieta, ela é uma das mais indicadas pelas nutricionistas, pois apresenta menos calorias que as cervejas de trigo, por exemplo.
A garrafa verde com o logo já é marca registrada e dificilmente não é reconhecida. Com toda certeza, a marca holandesa chegou para ficar e a cada dia alcança um maior público. Até aqueles que sempre gostaram das cervejas mais tradicionais já não estão resistindo. O investimento da marca é alto. E não é por menos que é a patrocinadora oficial da UEFA Champions League.
Dessa forma, vamos então conhecer um pouco de sua história e algumas curiosidades.
História da Heineken
A história começa em 1864, com a compra da cervejaria De Hoolberg, em Amsterdã. O jovem de 22 anos, Gerard Adriana Heineken, e a sua mãe foram os idealizadores deste sonho. O objetivo com a compra era único: vender cerveja para quem tinha um alto poder aquisitivo.
Dessa forma, a Heineken precisava reestruturar a fábrica para produzir o seu novo produto. Assim ela só entrou em operação em 1868, mas a cerveja Heineken’s apenas foi lançada em 1973. Para lançar a cerveja ele foi atrás de uma nova tecnologia e, assim, percorreu a Europa até conseguir a fórmula mágica.
Certamente nesse ano ele já começou um sucesso, mas o ponto alto aconteceu em 1886, quando um ex-estudante científico, Elion, desenvolveu para a marca a “Heineken levedura A”. Já em 1962 se transformou na Heineken, sem o “s”.
A reviravolta no mercado de cervejas
Com a descoberta da “Heineken levedura A” o sucesso foi garantido na Europa. Logo depois se espalhou pelos outros continentes e começaram a surgir as primeiras filiais da marca.
Mas não pense que ela foi totalmente aceita no mercado. Uma das primeiras barreiras que enfrentou foi no Inglaterra, pois lá eles ainda não estavam acostumados com a pilsen, uma cerveja mais clara. No entanto, para conseguir entrar neste mercado, a Heineken abriu mão da cerveja original e produziu uma versão mais ligth.
A Lager Premium foi um sucesso de aceitação e aí que surgiu as primeiras garrafas verdes recicláveis. Assim a Heineken se diferenciou totalmente das outras cervejas.
Heineken mundialmente
Ser patrocinadora oficial da UEFA Champions League desde 2005 é um dos grandes marcos de marketing da Heineken. Atualmente ela gera mais de 85 mil empregos diretos, tem 165 cervejarias e está em mais de 70 países.
Ela está espalhada com bares próprios e personalizados em diferentes cidades do mundo. Além disso, quem visita Amsterdã tem a oportunidade de conhecer o Museu Heineken Experience. É possível ver de pertinho o processo de fabricação da cerveja e ainda beber um pouco no local onde tudo começou.
No Brasil é a cerveja oficial de muitos eventos, entre eles o Saint Patrick’s Day. A curiosidade da marca por aqui é que ela só chegou no país em 1990. Apesar de ser produzida por outra marca, ela é acompanhada pela Heineken Amsterdã. De fato ela é a cerveja 100% mais natural que existe aqui.
É uma cerveja de personalidade única feita somente com água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Por isso seu sabor marcante é premiado internacionalmente.
Tipos de Heineken
Com toda a certeza, o primeiro lugar da marca é a American Premium Lager. Ela é distribuída mundialmente e atrai um grande público pelo fato de ser mais leve e com menos teor alcoólico do que as outras mais comuns. Sem dúvida é o sucesso aqui no Brasil.
Abaixo vamos listar os produtos que são comercializados em outros países, como por exemplo no Estados Unidos.
Heineken Light
É bem menos “amarga”. Essa é uma versão mais leve e, consequentemente, com menor teor alcoólico.
Heineken Dark Lager
É uma cerveja feita com maltes escuros e, por isso, a diferenciação da cor. Portanto ela é mais doce.
Heineken Extra Cold
Essa é a versão chope da marca. Com um colarinho cremoso ela é muito vendida em ambientes com mais estrutura, como por exemplo aeroportos, estádios, shoppings, entre outros.
Garrafa verde
Como sabemos a garrafa verde é um dos grandes símbolos da marca. Ela foi escolhida para se diferenciar das outras garrafas tradicionais (marrons), tanto em estética, como em qualidade. E conseguiu, não é mesmo!? Impossível não reconhecer essa verdinha por aí e logo ficar com vontade
Rótulo
A criação do rótulo também tem boas histórias para contar. Essa construção tem um significado e tudo começa com os cervejeiros medievais. A estrela vermelha com cinco pontos simboliza a terra, fogo, ar, água e qualidade. Ela era pendurada para proteger os barris de cerveja.
Na época a cerveja Heineken tinha conquistado três prêmios, por isso as medalhas (conquistas) representadas na marca.
Ranking
Agora que você já está finalizando a leitura e está com aquela vontade de beber a Heineken, vamos te contar que, atualmente, ela é a terceira maior cervejaria do mundo em participação de mercado e também por lucratividade.
E aí, o que achou da matéria? Então, se gostou, confira a próxima: Absinto – História e curiosidades sobre a bebida proibida.
Fontes: Chapiuski; Os Boêmios.
Imagem de Destaque: Uol.