Curiosidades

Higiene pessoal – Cuidados para uma pele limpa e saudável

A higiene pessoal é fundamental para manter o corpo limpo, saudável e longe das doenças. A ausência deste hábito pode gerar complicações.

A higiene pessoal é um conjunto de cuidados necessários e indispensáveis para manter o corpo limpo e saudável. Escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos são algumas das principais tarefas de higiene. Elas devem ser feitas diariamente e, sobretudo, mais de uma vez ao dia.

Todas as práticas de higiene pessoal são bem simples. Por isso, algumas pessoas podem não levá-las tão a sério ou fazê-las de forma indevida ou incompleta. Provavelmente, isso irá resultar em complicações futuras.

Um bom exemplo é um belo banho após realizar algum exercício físico. A ducha, logo depois do exercício, irá ajudar a eliminar as possíveis bactérias que acabam se aderindo às roupas e ao corpo ao praticar as atividades.

Micróbios, bactérias e vermes são os principais causadores de doenças no corpo. Eles podem surgir por um mero descuido ou, até mesmo, por descaso. Além disso, secar bem o corpo depois do banho também é essencial para a conservação da limpeza e para prevenir fungos e micoses.

Continua após a publicidade

Higiene pessoal no dia a dia

Wide stock

Lavar as mãos é, certamente, uma das tarefas mais importantes que devem ser realizadas. Uma vez que as mãos são as pontes conectoras entre o corpo e o intruso desconhecido, é indispensável que as mãos estejam sempre limpas.

Além disso, é importante lembrar de lavá-las antes de entrarem em contato com algo externo e não só depois. Por exemplo, se você for receber um alimento via delivery, o correto é lavar as mãos antes e depois de receber sua encomenda. Especialmente, em época de proliferação acelerada de doenças.

Continua após a publicidade

Manter a parte externa e a parte de baixo das unhas limpas também ajuda a prevenir doenças provenientes de bactérias ungueais. Evite, portanto, colocar as mãos na boca, pois mesmo estando limpas, podem conter uma grande quantidade de bactérias transmissíveis, colocando sua saúde em risco.

As doenças causadas por infecção também podem ser evitadas, desde que a higiene pessoal seja mantida. Protozoários, bactérias e vírus podem causar diarreia, resfriado ou até mesmo gripe. É importante introduzir a boa higiene para a criança desde pequena, para que ela adquira o hábito de cuidar de si mesma o quanto antes.

Continua após a publicidade

Má higiene

sentindo mau cheiro
UOL

Caso você não tenha o hábito de manter a sua higiene em boas condições, é possível que você desenvolva alguns problemas sérios de saúde. Supondo que isso não aconteça, o mau cheiro é certo. Então, não é saudável ignorar a rotina de cuidados com o próprio corpo.

Se você sentir odores ruins, vindos da região íntima, pode se um sinal de que alguns problemas de saúde e infecções podem estar começando a tomar proporções desagradáveis. É indispensável que as parte íntimas sejam devidamente lavadas, sempre limpas com água corrente e abundante. Sendo assim, seque bem a região após lavá-las e permita que a pele respire alguns minutos antes de vestir as roupas, se possível.

Os pés não devem ser esquecidos, pois é uma região que fica suada com facilidade, já que, normalmente, fica abafada durante o dia inteiro. Lembre-se sempre de lavar os pés com sabonete, escova ou bucha, secando bem entre os dedos. Evite, sobretudo, usar meias sintéticas, sapatos de borracha e ou plástico, porque isso faz com que o suor seja produzido em maior escala.

Outros odores desagradáveis

homem cuidando da higiene
Insider store

Quando for lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com os dedos. Evite dormir com cabelos molhados, pois a umidade é um grande fator causador de mau cheiro na região da cabeça. As axilas acumulam suor e provocam mau cheiro também, portanto, são áreas que precisam de bastante atenção na hora da higienização.

Continua após a publicidade

Sendo uma área de dobra também, a virilha é acumuladora de cheiro ruim se não cuidada. Higienize bem na hora de tomar banho e seque bem.

Caso sinta que mesmo se higienizando bem os problemas persistem, consulte um médico para que ele indique algum remédio para tratar o assunto.

Higiene bucal

Já o cheiro desconfortável vindo da região da boca depende das condições da saúde bucal. Em alguns casos, é necessário uma consulta com o dentista para resolver o problema. Mas, normalmente, é possível evitar o transtorno escovando os dentes por um prazo de dois minutos, pelo menos três vezes ao dia.

Para isso, escove a parte superior e a parte inferior dos dentes, passando também pelas superfícies internas. Evite colocar muito creme dental, pois o produto pode danificar o esmalte dentário. E, por fim, a utilização do fio dental é indispensável, pois ele elimina restos de alimentos que a escova não consegue tirar.

Continua após a publicidade

Se for colocar em ordem, primeiro utilize o fio dental, depois escove os dentes e por último utilize um enxaguante bucal.

Cuidados

Caso tenha dúvidas sobre os hábitos de higiene pessoal que devemos manter, preparamos uma lista. Pode parar que todo mundo sabe fazer essas tarefas diárias de cor e salteado, mas, na verdade, nem todo mundo executa estes hábitos de maneira correta.  Portanto, abaixo você confere alguns exemplos essenciais de higiene pessoal, higiene de alimentos e higiene ambiental:

Higiene pessoal

Apoio eco limp
  • Tomar banho todos os dias;
  • Escovar os dentes no mínimo três vezes por dia após as refeições;
  • Procure utilizar pastas de dente que contenham flúor;
  • Usar sempre roupas limpas;
  • Cuidar do cabelo e das unhas;
  • Lavar as mãos antes e após a utilização do banheiro;
  • Lavar as mãos antes de cozinhar;
  • Lavar também antes das refeições;
  • Certificar-se de fazer espuma com o sabonete ao lavar as mãos;
  • Lavar a parte debaixo das unhas;
  • Por conseguinte, evitar andar descalço;
  • Colocar as toalhas para secar em contato direto com sol, ou no mínimo, evitar lugares abafados;
  • Não compartilhar toalhas ou escovas de dente;
  • Se possível, não sentar em vasos sanitários de utilização pública;
  • Não ficar muito tempo utilizando roupas molhadas, ou seja, troque assim que possível;
  • Não compartilhar roupas íntimas em nenhuma situação.

Higiene de alimentos

Jasmine alimentos
  • Em primeiro lugar, sempre lavar bem frutas e verduras com água limpa;
  • Deixá-las de molho em uma solução de uma colher de vinagre para um litro de água;
  • Cobrir os alimentos para que insetos não pousem por cima;
  • Por fim, evitar o compartilhamento de copos, talheres, pratos ou outro objeto que entre em contato com a boca.

Higiene ambiental

Wikipédia
  • Caso possua, manter o quintal sempre limpo, aparando a grama e podando árvores;
  • Não jogar lixo no quintal;
  • Colocar o lixo doméstico na frente de casa somente próximo aos momentos da coleta pública, pois assim evita que animais como baratas, escorpiões ou ratos, entrem em contato com os resíduos;
  • Não queimar nenhum tipo de lixo;
  • Manter a casa sempre limpa, higienizada, ventilada e iluminada de forma natural;
  • Evitar fumar, sobretudo, dentro de casa;
  • Verificar se não existem criadouros de vetores de doenças, como o da dengue, por exemplo, e os eliminar, caso existam;
  • Caso a região onde mora não possua rede de esgoto, não construir banheiros perto de poços de água ou em nascentes ou beira de rios.

E então? Gostou da matéria? Confira também: 9 motivos para contratar um plano de saúde

Fontes: Terra, BVSMS, A heal thyme, Vix

Continua após a publicidade

Imagens: Insider store, Wide stock, Apoio eco limp, Jasmine alimentos, Wikipédia, UOL,

Próxima página »

Escolhidas para você