Curiosidades

Hilda Furacão, quem é? História e curiosidades sobre a figura

Hilda Furacão é uma personagem brasileira inspirada na verdadeira mulher que abandonou a vida elitista e tornou-se uma prostituta famosa.

Em primeiro lugar, Hilda Furacão ou Hilda Maia Valentim foi uma famosa prostituta brasileira. Sobretudo, serviu como inspiração para o romancista mineiro Roberto Drummond. Nesse sentido, é a personagem central do livro homônimo, um grande sucesso de vendas que tornou-se uma minissérie global.

Portanto, se trata de uma mulher real, que da vida anônima tornou-se uma grande personagem brasileira. Em resumo, a história descreve a vida de uma jovem mulher linda, e também da alta sociedade mineira. Contudo, ela abandona a família e seu sobrenome para tornar-se uma das mais famosas prostitutas de Belo Horizonte na década de 1950.

Além disso, a minissérie brasileira Hilda Furacão teve produção e exibição pela TV Globo entre 27 de maio e 23 de julho de 1998. Sendo assim, constou com 32 capítulos e substituiu Dona Flor e Seus Dois Maridos na grade da programação. Mais ainda, tem escrita por Glória Perez e direção de Worlf Maya.

Por outro lado, o elenco conta com participações de estrelas como Ana Paula Arósio, no papel de Hilda Furacão. Ademais, Rodrigo Santoro, Danton Mello e Thiago Lacerda incorporam o núcleo principal da história. Curiosamente, descobriu-se a história e identidade da verdadeira Hilda Furacão somente depois do sucesso da série, ainda que tenha sido inspirada na obra de Drummond.

Continua após a publicidade

Hilda Furacão, quem é? História e curiosidades sobre a figura

História da minissérie

A princípio, a minissérie Hilda Furacão apresenta os três amigos Malthus, Aramel e Roberto que nasceram e cresceram juntos na região de Santana dos Ferros, no interior de Minas Gerais. Sendo assim, tornam-se populares na cidade como os três mosqueteiros. Logo após se formarem no ensino médio, os três se mudam para Belo Horizonte.

Por um lado, Malthus queria se tornar santo e ir para o Convento dos Dominicanos. Porém., Aramel queria tornar-se artista de cinema em Hollywood e Roberto estava metido com a ideia de ser um revolucionário que mudaria o mundo. Em contrapartida, conhecemos Hilda Muller, uma mulher de alta sociedade que está pronta para se casar com um figurão.

No entanto, ela desiste do casamento após a revelação da cartomante Madame Janete. Sendo assim, abandona tudo que conhece e vai para um prostíbulo de Belo Horizonte. Porque está em um meio rodeado por pessoas do ramo, passa a morar no Maravilhoso Hotel e ocupar o quarto 304.

Continua após a publicidade

Entretanto, o maior mistério da minissérie é o que levou Hilda Furacão a abandonar tudo e tornar-se prostituta. Em resumo, o enredo não revela o que foi dito pela cartomante. Desse modo, Malthus entra em contato com sua história e decide que sua missão para tornar-se santo é exorcizar o demônio que fez Hilda Furacão abandonar sua vida correta.

Apesar disso, uma série de eventos na conservadora Belo Horizonte da época acaba transformando o Maravilhoso Hotel em palco para conflitos. Nesse sentido, outros enredos de personagens da trama se envolvem na história central de Hilda Furacão. Sobretudo, a relação dos três amigos sofre abalos e amadurecimentos por conta da agitada vida na capital.

Hilda Furacão, quem é? História e curiosidades sobre a figura

Quem foi Hilda Furacão?

Apesar disso, a verdadeira Hilda Furacão chama Hilda Maia Valentim, com nascimento no início da década de 1930 na cidade do Recife. Entretanto, sua família tornou-se parte da Tradicional Família Mineira após a migração durante sua infância. Basicamente, a TFM consistiu em uma tradição de famílias elitistas na região de Minas Gerais.

Continua após a publicidade

Sobretudo, teve início com o crescimento de banqueiros de instituições como o Mercantil do Brasil, BMG e Bonsucesso. No geral, eram famílias ricas que formavam clãs poderosos, com influência nas decisões governamentais de cidades e capitais. Além disso, continham advogados, justistas, políticos, empresários e cientistas na família, ampliando o poder.

Portanto, Hilda Furacão tornou-se famosa ao abandonar os privilégios da elite mineira para tornar-se prostitua na capital. Curiosamente, seu nome surge por conta da sua reputação como uma mulher impulsiva e barraqueira, tanto com clientes quanto com colegas. Ademais, realmente rabalhou no Hotel Maravilhoso, semelhante ao que aparece na missérie.

No entanto, veio a se casar com o jogador do Alético Mineiro, Paulo Valentim, no final da década de 1950. Dessa forma, tornou-se senhora Hilda Maia Valentina. Mais ainda, morou em Buenos Aires, São Paulo e Cidade do México vivendo como esposa do jogador de futebol. Contudo, fixou-se em Buenos Aires após a aposentadoria do marido, acompanhando-o na fama como ídolo do Boca Juniors.

Por fim, veio a falecer em 29 de dezembro de 2014, nas vésperas do seu aniversário de 84 anos. No geral, adquiriu diversos problemas respiratórios e renais por conta do consumo alcóolico e tabagismo na época em que trabalhou como prostitua. Entretanto, faleceu no asilo em que vivia.

Continua após a publicidade

E aí, conheceu Hilda Furacão? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você