Curiosidades

Hipster – Origem, significado e principais influências do estilo

A cultura hipster surgiu em meados dos anos 40, mas acumulou uma série de novas referências sociais e culturais desde então.

Por P.H Mota

A palavra hipster surgiu na língua inglesa para descrever um grupo específico de pessoas dotado de um estilo próprio. Geralmente, esse estilo é marcado por determinar tendências adotadas em ambientes alternativos.

Sua origem está no adjetivo hip, com sentido de alguém descolado ou inovador. Na década de 40, era comum se referir a jovens brancos e ricos que gostavam de imitar o estilo de negros do cenário do jazz com a palavra.

A partir de meados dos anos 90 e 2000, então, a palavra hipster começou a ser utilizada para quaisquer jovens adultos – geralmente de classe média – com interesse em culturas alternativas. Entre essas culturas, por exemplo, estão tendências de música, filmes e moda fora do mainstream.

Origem

Hipster - origem, significado e principais influências do estilo
OnMilwaukee

Mesmo dentro da língua inglesa, a palavra surgiu como um neologismo. Isso porque ela mescla o adjetivo hip com o sufixo -ster, associado a algum tipo de pertencimento. No caso de gangster, por exemplo, o termo é utilizado para indicar que alguma pessoa pertence a uma gangue.

Continua após a publicidade

Por causa disso, não existe uma tradução apropriada para hipster, em português.

Quando o termo surgiu, para falar dos jovens brancos antenados na cultura negra, considerada alternativa, já carregava alguns sentidos diferentes. A princípio, a chamada cultura hipster foi adotada por admiradores do jazz, mas logo passou a englobar qualquer pessoa que expressava sua consciência social a partir do estilo.

Dessa maneira, além do estilo musical de preferência, os hipsters também se dedicavam a transparecer a personalidade por meio de roupas ou participação em movimentos sociais, por exemplo.

Influências hipsters

Hipster - origem, significado e principais influências do estilo
Wilder Utopia

A partir da década de 90, o termo voltou a ganhar força. Apesar de manter parte do significa de origem, no entanto, novos sentidos também surgiram.

Continua após a publicidade

Isso porque agora as influências agora não vinham mais do jazz dos anos 40. Ao invés disso, a cultura hipster englobava jovens interessados por conceitos vindos do punk, beat, hippie e grunge, fora da cultura de massa.

Todos esses estilos surgiram no período pós-guerra, como movimentos artísticos e culturais marginais. Ou seja, como foram desenvolvidos às margens dos padrões, ficaram marcados como alternativos e independentes.

Na literatura pós-guerra, por exemplo, autores como Jack Kerouac e Normal Mailer definiam os hipsters como pessoas de vida boêmia. Eles encaravam o grupo como sem compromisso, vivendo sem muito objetivo.

Estereótipo hipster

Hipster - origem, significado e principais influências do estilo
Millennial

O estilo hipster geralmente está associado a uma moda extravagante que mistura acessórios modernos com referências antigas. Por causa disso, é comum que o grupo faça compras em brechós, a fim de garimpar peças que possam dar o ar retrô para o visual. Entre os principais acessórios costumam estar óculos de estilos antigos ou chapéus fedora, por exemplo.

Continua após a publicidade

As preferências de consumo cultural também pode estar fora do mainstream da cultura pop. É comum que os artistas de preferência hipster, seja no cinema ou na música, venham de cenários independentes e alternativos.

Já no comportamento, é comum encontrar padrões que remetem a um estilo de vida mais sustentável. Preocupações com o meio ambiente, ecologia, vegetarianismo e veganismo são alguns dos temas sociais recorrentes na cultura.

Esse conjunto de referências por vezes pode trazer uma conotação pejorativa para o termo. Para muita gente, ser hipster pode significar  querer ser diferente demais, de uma forma encarada como brega, forçada e não-autêntica.

Fontes: Significados, Dicionário Popular, Ferricelli, Eu Sem Fronteiras

Continua após a publicidade

Imagens: Dhyogo Oliveira, Millennial, Wilder Utopia, OnMilwaukee

Próxima página »

Escolhidas para você