Ciência & Tecnologia

História da Astronomia: origem e curiosidades sobre o campo

A história da Astronomia no mundo começou a partir da observação humana dos astros a olho nu, datando desde o período pré-histórico até hoje.

Em primeiro lugar, a história da Astronomia começou na Antiguidade, desde os povos gregos. Sobretudo, a origem desse campo de estudo envolve a observação e previsão dos movimentos celestes que podiam ser vistos a olho nu. Além disso, incluiu a questão cultural e religiosa, porque muitas civilizações viam os astros como divindades, como é o caso da Roma, por exemplo.

No geral, a observação da Lua e outros corpos celestes permitia a previsão para época de plantio de colheita. Porém, também determinava períodos prósperos para gestação, caça e até mesmo a execução de festivais. Portanto, o princípio da Astronomia tem relação direta com a cultura de diferentes comunidades.

Nesse sentido, acredita-se que a Astronomia surgiu no mundo há mais de 4000 anos antes de Cristo. Portanto, define-se atualmente a área como uma ciência natural que estuda corpos celestes e fenômenos que acontecem no Universo. Ademais, inclui campos como física, química e matemática.

Comumente, esse campo de estudo analisa a formação e desenvolvimento do Universo. Mais ainda, é uma das ciências mais antigas, com relatos da observação dos astros até mesmo em culturas pré-históricas. Sendo assim, há influência das primeiras civilizações, como os babilônios, gregos, chineses, egípcios e até os maias.

Continua após a publicidade

Curiosamente, a Astronomia até mesmo fez parte das chamadas Artes Liberais durante a Idade Média. Mais ainda, nesse período sofreu uma diferenciação entre observacional e teórica. Acima de tudo, essas categorias partem da metodologia e objetivo de estudo. No entanto, estima-se que até os dias atuais, a prática da Astronomia amadora contribua para o campo.

Ou seja, não necessariamente é uma área do conhecimento isolado aos métodos científicos e grandes Universidades. Felizmente, é uma área que tem participação ativa de amadores, iniciantes e entusiastas. Por fim, conheça a história da Astronomia e curiosidades sobre essa área do conhecimento:

História da Astronomia: origem e curiosidades sobre o campo

Origem e história da Astronomia

A princípio, a história da Astronomia no mundo começa a partir da observação dos astros por parte dos seres humanos. Nesse sentido, estima-se que o homem pré-histórico utilizava as estrelas para se orientar durante os períodos de nomadismo. Apesar disso, a origem formal da Astronomia se deu com os gregos antigos.

Continua após a publicidade

No geral, eles contribuíram muito para o desenvolvimento do campo. Sobretudo, os homens desse período buscavam explicar o formato da Terra, as estações do ano, as mudanças de fase da Lua e os movimentos dos corpos celestes. Curiosamente, nomes como Tales de Mileto e Pitágoras de Samos foram fundamentais para estabelecer os primeiros desenhos do planeta Terra.

No entanto, houve um grande debate sobre a Terra ser plana o esférica. Posteriormente, e a partir dos estudos de Aristóteles, começaram a avançar para entender sobre o sistema solar, e não somente o nosso planeta. Logo em seguida, houve uma ampla divulgação de conceitos físicos e astronômicos equivocados, porque a falta de tecnologia prejudicou os estudos.

Em resumo, porque faziam as observações a olho nu, tudo parecia planificado e simplista. Como exemplo, pode-se citar o uso de gravetos de madeira no chão para estudar o fenômeno das sombras e o movimento do Sol e da Terra. Ainda assim, avanços aconteceram antes mesmo da Idade Média.

Acima de tudo, o Renascimento Científico no século XVI atualizou esses parâmetros errados por meio de novos aparelhos, outras perspectivas e diversas teorias sobre o Universo. Como exemplo, pode-se citar o trabalho de Galileu enfrentando a teoria geocentrista, e o trabalho de Copérnico desenvolvendo o primeiro modelo planetário com precisão.

Continua após a publicidade

História da Astronomia: origem e curiosidades sobre o campo

Curiosidades sobre o campo

Sendo assim, na medida em que o tempo passou, a história da Astronomia sofreu influência de áreas como a matemática e filosofia. Dessa forma, tornou-se interdisciplinar e fundou suas bases a partir da junção d e conhecimentos diversos na análise do espaço. No entanto, ainda que seja uma área fundamental e inventiva, trouxe problemas para seus defensores ao longo da história.

Como exemplo, pode-se citar o próprio Galileu, que abandonou suas teorias para sobreviver a execução a mando da Inquisição. Por outro lado, existem exemplos de teóricos árabes que fizeram grandes avanços, até mesmo superiores aos do Ocidente. Contudo, perderam seus direitos intelectuais por conta de questões do governo e saques.

Sobretudo, estima-se que a história da Astronomia sofreu uma grande pausa durante a Idade Média. Porém, os teóricos árabes retomaram o trabalho com outras metodologias, como foi o caso do astrônomo persa al-Farghani, cujo trabalho sobre corpos celestes ainda é referência na área atualmente.

Continua após a publicidade

Por fim, a Astronomia atualmente divide-se em campos e supcampos a fim de abarcar a enormidade do campo de estudo. Ademais, o desenvolvimento tecnológico expandiu as possibilidades de análise, criando um setor próspero em inovação e conhecimento.

E aí, aprendeu sobre a história da Astronomia? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você