Curiosidades

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC

Em meio a uma onda de calor você já se perguntou se poderia piorar? Bom, garantimos que sim, conheça o lugar mais quente da Terra.

De acordo com David Mildrexler, especialista em monitoramente da temperatura da superfície do planeta, é difícil definir qual o lugar mais quente da Terra. Isso acontece porque a maioria das regiões que disputam o título são remotas e inacessíveis até mesmo para a metereologia.

No entanto, isso nunca impediu que vez ou outra uma localidade registrasse um recorde de calor. Só para ilustrar, Furnace Creek em 1913 e Tunísia em 1931, apresentaram, respectivamente, 56° e 55°. No entanto, especialistas questionaram a precisão desses resultados.

Posteriormente, em 2020, um novo recorde chamou a atenção da metereologia e do público. Também localizado na California, o Vale da Morte registrou a temperatura de 54,4°C e o marco foi confirmado pela própria Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Embora até o início de 2021 o título de lugar mais quente do mundo ainda pertencesse ao Vale da Morte, a situação foi invertida de uma forma inesperada. Acontece que, lá do espaço, o satélite Aqua, da Nasa, identificou uma temperatura de 70,7°C vinda do Deserto de Lute, no Irã.

O Deserto de Lute, o lugar mais quente da Terra

Fonte: Hypeness

Segundo teorias apresentadas pelos cientistas, o Deserto de Lute originou-se há milhões de anos. Como resultado das atividades tectônicas, ocorreu um aquecimento da temperatura da água e elevação do fundo do mar. Em seguida, aos poucos, a região tornou-se seca e assim permaneceu até os dias atuais.

Só para ilustrar, em dias normais, a temperatura nos 51,8 mil quilômetros quadrados do Deserto de Lute fica em torno de 39ºC. Ademais, ao passo que conta com montanhas a cercando de todos os lados, a região não recebe o ar úmido que poderia vir do Mar Mediterrâneo e do Mar Arábico. Ou seja, zero umidade.

Continua após a publicidade

Como se esses fatores já não fossem suficientes para explicar o calor extremo na área, ainda é preciso ressaltar a completa ausência de vegetação. Portanto, sem nenhuma árvore pra dar sombra e sendo coberto por sal, o Deserto de Lute é o que muitos chamariam de “Inferno na Terra”.

Contudo, se você achou que não poderia piorar, engano o seu. No deserto em questão existe uma região de planalto conhecida como Gandom Beryan que é a parte mais quente do local, coberta por pedras vulcânicas que absorvem ainda mais calor. Complicado, né?!

Os perigos dos lugares com alta temperatura

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: Jeremy Bezanger

Pois bem, a “boa notícia” é que os cientistas ainda não definiram uma temperatura insuportável para o organismo humano. Em contrapartida, o problema em si não é o calor ou as altas temperaturas e sim a falta de umidade, algo que pode ser letal.

Curiosamente, ondas de calor responsáveis por mudar a temperatura rapidamente são mais perigosas que o calor constante de uma região. Isso porque a mudança brusca de temperatura pode pegar o organismo de surpresa e levear pessoas à febre, desidratação, exaustão e até infartos. Tais problemas podem ter consequências fatais, principalmente para idosos, crianças e portadores de doenças cardiorrespiratórias.

Sendo assim, muito além da temperatura, diversos outros fatores influenciam a medição dos lugares mais quentes da Terra. Só para ilustrar, podemos citar a sensação térmica, que leva em conta o vento e a umidade.

O futuro da temperatura tórrida do planeta

Fonte: Matt Palmer

Assim como vimos acima, as altas temperaturas não são muito agradáveis e nem favoráveis para os seres vivos. Sendo assim, especialistas em mudanças climáticas vêm alertando – há muitos e muitos anos – sobre os perigos acarretados pela elevação da temperatura de Terra. Segundo os pesquisadores, em 2070 o planeta testemunhará temperaturas “quase impossíveis de sustentar vida humana”.

Continua após a publicidade

Embora essa previsão seja assustadora, as condições descritas neste estudo estão manifestando-se aos poucos, mesmo que em áreas mais remotas. Ademais, essas ondas de calor úmido e, por vezes, extremamente quentes tem previsão para tornarem-se muito mais frequentes caso não haja uma redução nas emissões de gases e substâncias agravantes do Efeito Estufa.

“Estamos vendo as temperaturas globais mais altas na última década e veremos mais. Conforme o dióxido de carbono continua a aumentar, veremos as temperaturas globais aumentarem”, alertou a professora Liz Bentley, da Royal Meteorological Society, no Reino Unido.

Além do lugar mais quente da Terra

Por fim, abaixo você pode conferir uma lista com alguns dos lugares mais quentes da Terra – lembrando com o constante agravamento do aquecimento global, essa lista pode sofrer alterações em breve.

1 – Deserto de Lute, Irã (o recorde de temperatura elevada)

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: Hypeness

Protagonista dessa matéria, o deserto iraniano apresentou temperaturas acima de 70,7 °C.

2 – Queensland, Austrália

Fonte: World Travel Guide

Os turistas do estado australiano de Queensland deparam-se com temperaturas de até 68,9°C.

3 – Vale da Morte, Califórnia

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: Vogue

O antigo portador do título de lugar mais quente do mundo já apresentou a temperatura de 57,8 °C.

Continua após a publicidade

4 – Ghadames, Líbia

Fonte: Love Traveling

Nesta cidade, a temperatura pode chegar facilmente a 55 ° C.

5 – Kebili, Tunísia

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: Polarsteps

Cidade tunisiana que já registrou 55º C.

6 – Timbuktu, Mali

Fonte: OrangeSmile.com

A cidade que já registrou a sufocante temperatura de 54,4°C.

7 – Tirat Tsvi, Israel

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: O Treco Certo

Esta cidade, conhecida como o lugar mais quente da Ásia, já testemunhou temperaturas acima de 53,9° C.

8 – Wadi Halfa, Sudão

Fonte: Educalingo

A cidade na fronteira do Sudão com o Egito já registrou 52,8°C.

9 – Turfan, China

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: Dimitra Stasinopoulou

Área localizada a noroeste da província chinêsa de Xinjiang já contou com temperaturas acima de 50°C.

Continua após a publicidade

10 – Dallol, Etiópia

O lugar mais quente da Terra alcança temperaturas próximas aos 70ºC
Fonte: Magnus Mundi

Localizada no Norte da Etiópia, a cidade fantasma de Dallol, conta apenas com um vulcão e um deserto de sal. Ela tem também a maior média de temperatura do mundo, mas normalmente fica com a média de 34°C.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Confira como temperatura da Terra aumentou nos últimos 140 anos.

Próxima página »

Escolhidas para você