A história da Disney ou The Walt Disney Company começa a partir da sua fundação em 16 de outubro de 1923. Nesse sentido, Walt Disney e Roy Oliver Disney iniciaram a empresa com o nome Disney Brothers Cartoon Studios. Como consequência, tornou-se uma pioneira na indústria da animação.
Apesar disso, atualmente a empresa trabalha com redes de televisão, parques temáticos, itens colecionáveis e até mesmo linhas de roupa. Ademais, consiste no maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo por receita. Dessa forma, a atual sede fica em Burbank, no estado da Califórnia.
Sobretudo, conhece-se a história da Disney por causa dos estúdios de cinema, também com o nome Walt Disney Studios. Em resumo, consiste em um dos três mais populares estúdios em Hollywood. Contudo, a empresa ainda tem domínio sobre outras mídias, operando a rede de televisão ABC, canais como o Disney Channel, ESPN e também divisões de teatro.
Mais ainda, possuem 14 parques temáticos licenciados em todo o mundo. Por outro lado, adquiriram a Pixar, a ABC e a Marvel Entertainment Inc, a Lucas Film e a 21st Century Fox. Basicamente, essas aquisições custaram mais de 100 bilhões de dólares no total, e aconteceram desde 1996.
Nesse contexto, a Disney é dividida entre instituições e acionistas e fundos mútuos, fundos de pensão americanos e fundos de investimentos. Portanto, estima-se haver 10 instituições de acionistas principais. No entanto, há ainda diretores que são acionistas individuais, sendo Robert Iger o Presidente do Conselho de Administração.
História da Disney
A princípio, a história da Disney começou no início de 1923, mais especificamente em Kansas City, Missouri. Nesse contexto, Walt Disney criou um curta-metragem com o nome “Alice’s Wonderland” com presença de uma atriz mirim interagindo com personagens animados. Posteriormente, o animador mudou-se para Hollywood e juntou-se a seu irmão.
Dessa forma, fundaram a Disney Brothers Cartoon Studios em 16 de outubro de 1923. Logo em seguida, a distribuidora MJ Winkler Production contatou-os com a intenção de distribuir uma série de Alice Comedies, por cerca de 1,5 mil dólares. Como consequência, outros filmes animados surgiram diante do sucesso da produção.
Eventualmente, houve início da expansão do estúdio Disney, e também alteração em janeiro de 1926 para o nome Walt Disney Studios. Apesar disso, o principal personagem da época foi Oswald, o Coelho Sortudo. No entanto, após produzir 26 curtas sobre o personagem, ele perdeu o contrato em fevereiro de 1928 quando outra pessoa assumiu a empresa de distribuição da produção.
Por outro lado, Walt Disney criou o rato Mortimer em 1928 por meio de desenho simples feitos em uma viagem de trem para a Califórnia. Porém, sua esposa sugeriu que o nome fosse Mickey Mouse porque era mais informal e simples de se lembrar. Sendo assim, o personagem estrelou vários curtas produzidos pela Disney e tornou-se o rosto da empresa por meio de Steamboat Willie.
Mais ainda, a Disney continuou a produzir desenhos animados com Mickey Mouse, criando outros personagens e ampliando seu universo. Nesse meio tempo, houveram mudanças estruturais e administrativas que catapultaram a companhia no mercado da mídia e entretenimento internacional.
Curiosidades sobre a empresa
Curiosamente, o primeiro filme sonoro da Disney, e também um dos primeiros do mundo, chama-se Steamboat Willie. Ademais, aparece logo no início de todas as produções relacionadas à empresa até os dias atuais, tamanho impacto que teve. Sobretudo, o sucesso desse curta foi imediato, em especial por ser o primeiro desenho animado com som sincronizado.
Além disso, quem dublou os sons foi o próprio Walt Disney, o que faz desse curta um símbolo cultural importante. Posteriormente, houve a produção da primeira animação de longa-metragem em 1934, com a estreia de Branca de Neve os Sete Anões estreando em dezembro de 1937. Por fim, tornou-se o filme de maior bilheteria em 1939.
Apesar disso, quando Branca de Neve ganhou um Oscar honorário, Walt Disney recebeu-o com sete estátuas menores para representar os anões. Sobretudo, estima-se que grande parte dos personagens que ele criou eram órfãos porque o criador perdeu sua mãe devido a um vazamento no forno que a empresa comprou para ela.
Portanto, seria uma forma de lidar com sua culpa e dor através da criação. Mais ainda, na abertura dos parques da Disney houveram mais de 10 mil visitantes, que pagaram menos que quatro dólares por entrada. Nesse sentido, o evento aconteceu no dia 17 de julho de 1955. Ou seja, três décadas após o primeiro empreendimento da Disney.
E aí, aprendeu sobre a história da Disney? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência