Curiosidades

10 fatos curiosos sobre a história do ketchup

O ketchup é um dos molhos mais populares, mas nem sempre foi um produto à base de tomate, picante e levemente adocicado como é hoje.

Você sabia que o ketchup é de origem chinesa? As sociedades asiáticas e indonésias inventaram o molho que conhecemos como ketchup há milhares de anos.

Naquela época, no entanto, não era um produto à base de tomate. ‘Kachiap’, como os chineses o chamavam, era um molho saboroso feito com salmoura e decapagem de anchovas e vísceras de outros peixes.

Comerciantes e comerciantes britânicos trouxeram o molho para sua terra natal, onde o nome evoluiu para ketchup. O molho de peixe salgado seguiu os colonos para a América, onde os criativos da Nova Inglaterra mudaram a receita para incluir tomates no lugar das anchovas.

Vamos saber mais curiosidades sobre a história do ketchup, a seguir.

Continua após a publicidade

10 curiosidades sobre a história do ketchup

1. Origem chinesa

A história do ketchup remonta a China. Aliás, o nome ketchup é originado do termo chinês Hokkien ‘kê-tsiap’ ou Kachiap. Isso se refere a um molho de peixe fermentado. Assim, os primeiros tipos de ketchup eram finos e pretos e eram frequentemente usados ​​em sopas, molhos, carnes e peixes.

2. Primeira receita usando ketchup

O ketchup foi usado pela primeira vez como agente aromatizante para sopas, carnes, molhos e outros pratos. Aliás, James Mease escreveu a mais antiga receita de ketchup de tomate publicada em 1812.

Continua após a publicidade

Ele incluiu polpa de tomate, especiarias e conhaque em sua receita. O fato de o ketchup poder ser armazenado por até um ano contribuiu para sua popularidade.

3. O ketchup da Heinz

As primeiras garrafas de ketchup foram lançadas cerca de 25 anos após a descoberta de Mease. No entanto, os consumidores estavam receosos de adquirir ketchup de tomate devido à possibilidade de estragar.

Continua após a publicidade

Foi então que Henry Heinz teve uma ideia de como fazer o molho com segurança. Ele usou tomates maduros, pois tinham mais pectina natural. Isso ajudou na preservação e melhorou a qualidade. O vinagre destilado de Heinz, açúcar mascavo, sal e uma variedade de especiarias também foram incluídos na receita original do molho de tomate Heinz.

Além disso, as garrafas de vidro Heinz eram mais do que simplesmente uma declaração de moda. A escolha da Heinz de utilizar a garrafa de vidro de ketchup foi para ganhar a confiança dos clientes.

4. Terceiro condimento mais vendido nos EUA

A maior parte do ketchup do mundo é atualmente produzida pela Heinz, Hunt e Del Monte, sendo a Heinz a principal marca mundial. Assim, o molho é o terceiro condimento mais vendido nos EUA, superado apenas por maionese e salsa, talvez porque ajude a satisfazer nossos desejos por doces e salgados simultaneamente.

5. Popularização e tradição

O molho tornou-se principalmente um condimento em 1900, com o advento de cachorros-quentes, batatas fritas e hambúrgueres. Aliás, a famosa receita de Henry Heinz é a mesma hoje que era em 1876.

Continua após a publicidade

6. Usado como medicamento

O ketchup foi considerado um medicamento por volta de 1835 e foi vendido como pílulas de tomate. Em suma, a ideia veio do Dr. John Cook Bennett, presidente do departamento médico da Willoughby University, em Ohio.

Ele pensava que os tomates poderiam curar doenças como diarréia, icterícia e indigestão. Bennett tomou essas idéias diretamente do Dr. William Smith, um médico que morava em Michigan.

Contudo, muitas das pílulas de ketchup eram fraudulentas. Não só eles não usavam tomates, como eram na verdade laxantes. Isso fez com que o mercado de pílulas de tomate entrasse em colapso em 1840

7. Benefícios para a saúde

Apesar de usar ciência questionável, Bennett e Smith estavam certos: o ketchup realmente possui benefícios para a saúde. Portanto, ele é bom para o coração e ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Continua após a publicidade

Esses benefícios ocorrem porque o ketchup é uma excelente fonte do produto químico licopeno, que dá ao tomate sua cor vermelha. O licopeno é um antioxidante, inibindo a inflamação e os danos celulares causados ​​pelos radicais livres.

Produtos de tomate não cozidos, como sucos, não são tão úteis quanto o ketchup porque o corpo absorve melhor os produtos de tomate cozidos. Além disso, produtos cozidos também têm níveis mais elevados de licopeno.

8. Maior garrafa de ketchup do mundo

A WE Caldwell Company, uma empresa de Louisville em Kentucky, construiu a garrafa em 1949 para a fábrica de engarrafamento de ketchup GS Suppiger, com sede em Collinsville.

Na época, a GS Suppiger fazia o Brooks Catsup, na época conhecido como “o Catchup TANGY mais vendido da América”. O molho é imortalizado como um enorme tanque de aço de 21,4 metros em pernas de 30 metros de altura, tornando a altura total da torre de 52 metros.

Continua após a publicidade

9. Calorias ocultas

Uma colher de sopa de maionese tem 100 calorias e, embora o ketchup tenha apenas 15 calorias e não tenha gordura, é um alimento carregado de açúcar. É por isso que você precisa sempre ter certeza de que está levando em consideração os condimentos que usa para dar sabor à sua comida ao contar calorias.

10. Usado na limpeza

O ketchup é ácido por causa de seus tomates e vinagre. Com efeito, essa acidez o torna um limpador e polidor barato, especialmente para metais.

Fontes: Casa e jardim, Restaurante Frutos da Terra, Segs

Então, gostou de saber mais sobre a história do ketchup? Pois, leia também:

Continua após a publicidade

Tomate é fruta ou legume? Histórico, valor nutricional, tipos e benefícios

O que é sashimi? Conceito e diferenças na culinária japonesa

O que é Yakisoba? Origem, conceito e curiosidades

Como é feita a salsicha: ingredientes e etapas de produção

Continua após a publicidade

O que é wasabi e por que aquele do japa não é wasabi de verdade

Próxima página »

Escolhidas para você