Curiosidades

O que é sashimi? Conceito e diferenças na culinária japonesa

Para entender o que é sashimi precisa-se conhecer sobre a culinária japonesa e as tradições orientais envolvendo peixe cru e os alimentos.

Em primeiro lugar, para entender o que é sashimi precisa-se conhecer sobre a culinária japonesa. Nesse sentido, refere-se a uma iguaria nipônica feita com pequenos pedaços de peixe cru. Porém, também pode ser feito com frutos-do-mar em fatias. Ademais, é comum encontrar com o acompanhamento de shoyo, wasabi, gengibre e outros condimentos orientais.

Antes de mais nada, a etimologia da palavra sashimi parte do japonês sashi, que significa furado ou preso. Além disso, a palavra mi refere-se ao corpo ou carne. Portanto, sashimi significa, literalmente, carne perfurada ou corpo furado. Sobretudo, essa etimologia parte da técnica de pesca dos peixes que fazem parte da preparação dos sashimis.

Em resumo, os peixes são pescados individualmente, mas logo em seguida fura-se a cabeça com um espeto afiado para matá-lo imediatamente. Posteriormente, a conserva da carne acontece no gelo, e o processo inteiro chama-se ike jime na culinária japonesa. No geral, essa técnica surge porque o animal morto dessa forma apresenta menos concentração de ácido lático.

Em contrapartida, essa substância concentra-se mais em animais mortos de forma lenta, porque o aumento da tensão impacta diretamente na qualidade da carne. Sendo assim, o peixe que faz o sashimi fica mais fresco por um período prolongado.

Continua após a publicidade

O que é sashimi? Conceito e diferenças na culinária japonesa

Origem e o que é sashimi

Curiosamente, o termo sashimi na língua portuguesa e outros idiomas ocidentais refere-se ainda a outros alimentos cuja preparação não envolve cozimento. Ou seja, além de referir-se ao produto principal desse texto, costuma ser uma designação geral para outros alimentos da culinária japonesa.

Continua após a publicidade

Apesar disso, o sashimi é quase sempre o primeiro prato em uma refeição japonesa tradicional. Sobretudo, essa ordem parte da importância de apreciar o sabor do peixe antes que o paladar sofra alterações por conta dos outros alimentos. Porém, a história da origem do que é o sashimi hoje em dia começou na Antiguidade.

A princípio, as regiões de Quioto e Osaka, os famosos berços da culinária japonesa, trabalhavam com somente um tipo de peixe por vez. Desse modo, costumava-se servir o sashimi a fim de degustar a qualidade da carne, mas não para consumo direto. Entretanto, a prática entrou para o gosto popular e aos poucos surgiram misturas e outras formas de servir o produto.

Continua após a publicidade

No entanto, há ainda uma outra versão que afirma o surgimento do sushi há cerca de 8 mil anos. Basicamente, os primeiros habitantes do arquipélago que hoje forma o Japão, utilizavam as fontes energéticas como floresta e madeira para necessidades básicas, de modo que não sobrava para cozinhar.

Sendo assim, os peixes e outros frutos do mar passaram a fazer parte da dieta, mas eram crus e acompanham os condimentos mais populares. Antes de mais nada, o costume envolvia comer os peixes em formato de sashimi com acompanhamento de arroz. Eventualmente, desenvolveu-se o sushi a fim de evitar misturar as mãos com o alimento.

O que é sashimi? Conceito e diferenças na culinária japonesa

Qual a diferença com o sushi?

Comumente, existe essa dúvida entre os amantes da culinária japonesa. Em resumo, o sashimi consiste apenas no peixe, ou fruto do mar, fatiado e puro. Em contrapartida, o sushi envolve o arroz temperado com uma fatia de peixe, ou frutos do mar. Desse modo, pode servir esse prato tanto em sua versão enrolada quanto em outras configurações.

Continua após a publicidade

No entanto, existem nomes específicos para cada tipo de sushi. A princípio, o significado de sushi é arroz avinagrado, porque no século 15 os japoneses aprenderam a técnica de fermentação do vinagre. Portanto, puderam garantir a conservação de grandes quantidades de frutos do mar.

Contudo, diferente do sashimi, o sushi surgiu como um prato de fast-food cujo consumo acontecia em bancas de rua em Tóquio. Nesse sentido, costuma-se servir o sashimi como primeiro prato, mas também como prato principal. Sendo assim, pode acompanhar ainda arroz e sopa de missô em recipientes separados.

Acima de tudo, esse formato de peixe representa uma grande iguaria do Japão, de modo que represente a apreciação cultural dos japoneses pela sutileza. Além disso, os peixes e frutos do mar em fatias também participam de guarnições e outras receitas. Dessa forma, aproveita-se o sashimi e outros alimentos com maior qualidade.

E aí, aprendeu o que é sashimi? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você